5 dicas para preparar um hambúrguer suculento em casa

Se tem algo que divide opiniões é a escolha do melhor tipo de hambúrguer. Isso porque hoje em dia existem inúmeras variedades, que nos hipnotizam com seus sabores, texturas e deliciosas apresentações.

Cá, entre nós, só de pensar nos diversos tipos de hambúrgueres já dá água na boca, agora imagina provar essas delícias! Assim fica difícil resistir e eleger qual é o melhor.

Do hambúrguer tradicional até o smashed burguer, tem opções para todos os gostos e modos de fazer, como por exemplo em uma frigideira de ferro na churrasqueira e acompanhado de bacon artesanal.

A técnica de preparar os hambúrgueres em uma frigideira na churrasqueira possibilita que qualquer tipo de hambúrguer seja cozido com o próprio suco da carne. Isso porque, ela confere à carne mais umidade e dá um toque básico de defumado ao sabor. O resultado final do prato fica incrível!

Ainda existem outras dicas que possibilitam que você cozinhe o melhor hambúrguer e interfiram em determinada escolha.

Então para quem quer dar uma de chef e testar essas receitas, resolvemos compartilhar com vocês cinco super dicas de como preparar um hambúrguer suculento. Confira!

5 dicas de como preparar um hambúrguer delicioso

1. Escolha a carne certa

Não restam dúvidas que os hambúrgueres mais suculentos são feitos a partir da carne moída fresca.

Então nosso primeiro conselho é que nunca compre carne moída a vácuo, muito menos embalada, pois corre-se o risco da carne estar exposta por muito tempo.

Além disso, pode se misturar a carne moída a outros diversos cortes bovinos. Resultado: um mix de carnes estranhas que no fim das contas você nem sabe o que está comendo.

Por isso, peça sempre ao seu açougueiro de confiança carne moída fresca.

No entanto, você pode misturar as carnes que sejam da sua preferência. Nossa dica é uma combinação de acém, peito e contrafilé. Humm! Fica uma delícia!

2. Misture à carne somente o necessário

Não sei vocês, mas alguns chefs adoram ficar horas e horas misturando a combinação da carne com os temperos, amassando a carne moída até criar uma consistência para formatar os hambúrgueres.

Esqueça isso, amasse a mistura da carne moída com o tempero somente o tempo necessário. Até porque não se trata de uma “massinha de modelar”.

Evitando sovar demais a carne você consegue alcançar um ponto de suculência do hambúrguer.

Os temperos podem ser colocados na parte externa, com isso não é preciso ficar mexendo nos discos de hambúrguer por muito tempo só para incorporar os temperos.

E mais uma dica: use sal e pimenta à vontade para temperar a carne e realçar o seu sabor.

3. Cuidado com o modo de cozimento

Não coloque imediatamente os discos de hambúrgueres direto na grelha da churrasqueira. Separe uma frigideira de ferro (de preferência velha) que não está sendo usada para começar o processo de cozimento do prato.

Insira a frigideira em cima das grelhas da churrasqueira. Isso facilita você controlar a temperatura e o tempo de cozimento.

Sem contar que o suco que a carne libera não se perde entre a grelha da churrasqueira. Usando a frigideira, o suco auxilia no processo de preparação do hambúrguer.

 

4. Não amasse os hambúrgueres

Se tem uma coisa que não dá para entender é os churrasqueiros de primeira viagem amassarem a carne com a espátula para tomar o formato do hambúrguer.

Apenas parem de fazer isso!

Cada vez que isso acontece, se perde mais suco da carne, ou seja, o resultado é um hambúrguer ressecado.

Essa técnica só vale quando estiver cozinhando um smashed burguer, aperte apenas uma vez e olhe lá.

Isso porque quanto mais apertar a carne, mais suco se perde durante o preparo.

5. Atenção aos complementos do hambúrguer

Servir o hambúrguer em um pão macio é o segundo detalhe mais importantes de um prato como este, depois da escolha de outros complementos.

E pra gente um bom hambúrguer precisa ter bacon! Bacon é vida!

E se for acompanhado da versão artesanal então, fica irresistível! Além de ser um ótimo acompanhamento para os hambúrgueres, é mais saudável, garante um sabor único, ainda mais se for defumado.

Já que você colocou a mão na massa, que tal aprender a fazer bacon artesanal? É mais fácil do que você imagina!

Depois de saborear o seu delicioso hambúrguer, conta pra gente aqui nos comentários se as dicas te ajudaram.

Valeu e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.