Amo Pato Branco – Uma vitrine da nossa cidade!

Se você utiliza o Instagram e mora em Pato Branco ou região, ou é um patobranquense espalhado pelo mundo que gosta de ver belas fotos de nossa cidade e matar a saudade, certamente você conhece o perfil @amopatobranco. Ainda não conhece? Então corre lá seguir e acompanhar o perfil, pois hoje falaremos um pouquinho sobre como surgiu, quem está por trás, quais foram os desafios e como foi sua evolução até aqui.

Como a maioria sabe, o Instagram é um aplicativo que surgiu em 2010 e desde 2015, no Brasil, tem ocupado lugar de destaque nas estatísticas. Mais que uma rede social visual com fotos, vídeos e possibilidade de muita interação, tem se apresentado como uma ótima ferramenta para divulgação de marcas e produtos. Mas, então como surgiu o perfil de Instagram @amopatoranco? Já vamos saber, mas antes precisamos saber quem está por trás desse perfil que exalta as belezas e coisas boas de nossa cidade.

A idealizadora desse perfil é a patobranquense Ana Barba, nascida e criada na cidade, apaixonada por fotografia e usuária do Instagram desde 2014. Em seu perfil pessoal sempre gostou de compartilhar fotos de suas viagens, natureza e impressões do que considera belo. Foi em suas imersões pelo aplicativo que em 2016 achou que seria interessante criar um perfil para mostrar as belezas da sua cidade natal, compartilhar a história e um pouquinho de tudo que envolve Pato Branco. Assim, em fevereiro de 2016 nasceu o perfil @patobranco_pr.

A primeira postagem em 18/02/2016 em foto de Dan Jagger.

A intenção desde o começo sempre foi compartilhar fotos de forma colaborativa e sempre dando os devidos créditos, sejam fotos de moradores, visitantes e/ou de fotógrafos da cidade, formando assim um mosaico sob diferentes perspectivas, pois a fotografia permite isso. E claro, como vivemos em uma bela cidade, a Ana sabia que sempre haveriam belas fotos a serem mostradas, compartilhadas e belezas a serem homenageadas! E outra coisa – quem nasceu e mora na cidade vai concordar –  o patobranquense é super orgulhoso da sua terra e por onde vai, gosta de dizer: Sou de Pato Branco (daí).

Interior de Pato Branco em foto da seguidora @diancarlasordi

Com o passar do tempo a Ana foi cultivando a interação com os seguidores do perfil (ela responde com carinho todas as mensagens recebidas!) e comentou como é gostoso receber o retorno de quem acompanha seu trabalho: são patobranquenses de todo canto do país – e também de outros países – que relatam o quanto sentem falta de sua cidade natal!

A famosa Roda Gigante no Natal, foto do seguidor @cassioluizb

Mas nem só de rosas se faz uma história. A Ana também já recebeu muitas críticas, muitas mensagens desanimadoras e vivenciou coisas que infelizmente acontecem no ambiente da internet e na vida em geral. Aquela velha história que se repete com muita frequência: criticar ainda parece ser mais fácil para muitas pessoas. Mas você acha que a Ana desanimou? Que nada!! O perfil foi crescendo e a cada mensagem negativa recebida, vinham dezenas de mensagens de incentivo, recebimento de lindas fotos, parcerias sendo fortalecidas, pessoas boas apostando em suas ideias e com tudo isso ela notou que precisava dar um passo maior!

Nossa amada Matriz com os famosos Ipês da praça. Foto de @vilson.bonetti

E foi em meados de 2019 que a Ana sentiu que precisava evoluir e traduzir melhor seu objetivo, essência e o amor pela cidade: criando assim o AMO PATO BRANCO! Mas ainda, faltava traduzir estas três palavras em uma identidade marcante e foi aí que encontrou, nas coincidências da vida, o Jociandro Almeida da Camaleon Marketing, que de coração aberto acreditou e junto com sua equipe ajudou, e tem a ajudado a colocar em prática suas ideias, o que resultou na criação de uma linda logomarca.

Flagrantes da lua cheia. Foto @vilson_bonetti

Assim, em janeiro de 2020, houve a mudança de @patobranco_pr para @amopatobranco! Juntamente veio um slogan que diz muito – “Presente no seu coração” – e também, um propósito que ficou mais claro e traduzido em palavras: “Contribuir para o crescimento de sentimentos de gratidão pelos valores regionais, oferecendo produtos e serviços afetivos. Colaborar para que Pato Branco seja cada vez mais um lugar melhor para todos”. E não parou por aí! Vieram mais novidades: o lançamento de produtos lindos que transmitem o amor pela cidade, sua cultura e a afetividade! Se você acompanha o @amopatobranco já conhece os produtos lançados até então: são cuias de chimarrão, canecas esmaltadas, copos e vários outros. Ótimas opções para ter em casa, no escritório ou mesmo, presentear aquele amigo ou familiar.

A famosa Araucária da Tocantis. Foto @dan.jv

A Ana contou que tem muito patobranquense que não mora na cidade encomendando os produtos, pois é uma forma de ter a cidade em suas lembranças diárias. Tem interesse em adquirir? Você encontra os produtos falando diretamente com ela no Instagram.

A marca @amopatobranco virou produtos para presentes.

Se você ainda não conhece os produtos, entra no perfil, e logo na entrada clique na pasta de destaques “Lojinha”. Mas tem mais: a cada venda, parte é direcionada a projetos sociais de nossa cidade! Legal, não é mesmo? Você compra algo da cidade que ama e ao mesmo tempo a ajuda! E esse cunho social e humano é algo que ela sempre procurou deixar claro e evidente em seu perfil: é só você acompanhar e verá que o @amopatobranco sempre esteve envolvido em campanhas e projetos que beneficiem instituições sociais.

E o que tinha de bom antes de mudar para @amopatobranco? Ah, isso continua! Como exemplo, podemos citar o Projeto Patinho Verde (@projetopatinhoverde), criado em março de 2019 em parceria com a bióloga Marina Penso (@influenciasustentavel): um projeto socioambiental que incentiva e conscientiza ações mais sustentáveis relativas ao meio ambiente, além de recolher materiais recicláveis que se transformam em benefícios à nossa cidade! Inclusive, foi através do Projeto Patinho Verde que eu e a Ana começamos a conversar, nos conhecemos e começamos a fazer parcerias nesse mundo do Instagram! Então, sigam o @projetopatinhoverde e acompanhem também esse lindo trabalho!

A @amopatobranco também é parceiro do projeto @patinhoverde.

O que também continua são as parcerias com empresas locais, pois além de incentivar o comércio local, é um incentivo extra para que a Ana continue investindo seu tempo no @amopatobranco e nos presenteando com tudo que há de bom em nossa cidade!

Então, você já conhecia a história do @amopatobranco? Se sim, que legal! Tenho certeza que você tem curtido com carinho cada postagem e ao mesmo tempo, apoiado esse lindo trabalho! Se não conhece, te convido a seguir o @amopatobranco, curtir suas postagens, acompanhar seus stories, comentar, dar sugestões, compartilhar com amigos, enviar suas fotos, pois assim você estará apoiando esse projeto que, de forma resumida, objetiva tornar Pato Branco ainda mais conhecida, amada e um local melhor para se viver! Eu @amopatobranco, e você?

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.