Categorias:

Aromaterapia: Seus Benefícios e Propriedades!

Quando chegamos em um ambiente, seja uma casa ou até uma empresa, uma das primeiras coisas que notamos é o cheiro do lugar. Nosso corpo interage com um cheiro antes mesmo de se tornar consciente dele. E essa interação direta com o sistema nervoso e o cérebro é o que confere aos aromas boa parte do seu poder terapêutico. Por isso, para as pessoas que buscam sentimentos de bem-estar, relaxamento ou concentração dentro de casa a solução é simples: a utilização de aromas.

Hoje trazemos uma matéria especial na coluna sobre casa e decoração falando sobre a aromaterapia. E quem traz todas essas informações e dicas de produtos é a Kitanda do Aroma, uma loja em Pato Branco especializada em cheiros, sabonetes, acessórios e decoração para deixar o ambiente mais gostoso e leve.

Os efeitos curativos da aromaterapia eram conhecidos já no antigo Egito ou na China, onde se usavam óleos essenciais em muitas cerimônias e rituais. Acreditava-se que os aromas conseguiam ativar a consciência superior do homem. Atualmente, os efeitos antibacterianos dos óleos essenciais naturais já estão comprovados. Com a sua ajuda conseguimos acalmar-nos ou ganhar mais energia.

Está cada vez mais comum aromatizar os ambientes, principalmente hoje, quando o mercado oferece vários produtos além do popular incenso: difusores a vela ou elétricos, velas, varetas, pot-pourri, esferas ou anéis de cerâmica, bolas de madeira, sachês e águas perfumadas.

 

E hoje nós vamos falar especialmente sobre os aromas para usar em casa. Para encontrar os aromas mais adequados, deve-se entender que cada cômodo têm propósitos diferentes uns dos outros, portanto cada um precisa de um tipo de cheiro particular. Confira as dicas abaixo!

Quais aromas utilizar em cada ambiente

SALA

Geralmente a sala é um local de reuniões com amigos e familiares. Então é ideal que o local favoreça o bem-estar, o aconchego e a concentração. Para auxiliar nos estudos, indica-se o alecrim. Se a intenção é favorecer a concentração e diminuir a tensão, deve-se usar o eucalipto. Já a laranja traz bem-estar e alegria, enquanto a canela aquece o ambiente e promove interação entre as pessoas.

O olíbano ajuda a purificar o ambiente e trazer boas energias e vibrações. O cedro, com um aroma mais amadeirado, traz concentração.

Essências recomendadas para a sala

Tangerina: relaxante

Gerânio: calmante, sedativo e antidepressivo

Lemongrass: calmante

Lima: energizante e revitalizante

Grapefruit: restaurador

COZINHA

A cozinha é um ambiente onde muitos cheiros se misturam, devido aos temperos, ervas e especiarias utilizados nas preparações dos pratos. Neste cômodo, os aromas recomendados são aqueles que não anulam o aroma das preparações, mas sim potencializam o que já está no ar: como por exemplo aromas cítricos, como laranja, limão e tangerina.

Outros aromas, como os que remetem às especiarias, tais como anis, canela, tomilho, manjericão e erva doce, também são indicados uma vez que neutralizam cheiros fortes como os de frituras e ressaltam aromas de outras preparações.

Essências recomendadas para a cozinha:

Alecrim: energizante

Lemongrass: calmante e sedativo

Laranja: calmante

Hortelã: estimulante e revigorante

BANHEIRO

O banheiro é o local onde todas as impurezas são mandadas embora. O banheiro funciona como um escoador de energias e é importante deixar a tampa do vaso sanitário sempre abaixada, para que os maus fluidos eliminados não voltem. Este é o local da casa que deve ser muito bem limpo e pede aromas frescos e higienizadores, como como lavanda, gerânio e palmarosa, mas, acima de tudo, precisa ter um aroma característico de limpeza.

Essências recomendadas para o banheiro:

Hortelã: estimulante e revigorante

Eucalipto: estimulante e refrescante

Pinho: estimulante

Pitanga: calmante infantil

Maracujá: calmante

 QUARTO

Os quartos são locais sagrados, onde as pessoas relaxam e buscam dormir bem ou ter prazer. Nos quartos das crianças os melhores aromas são os que relaxam, acalmam, e induzem ao sono tranquilo, como o de lavanda, camomila, melissa, manjerona e mandarina. Se o propósito é seduzir e criar um clima mais romântico ou exótico, procure os aromas de rosa, jasmim, néroli, cardamomo, patchouli, sândalo, ylang ylang e ambrette.

Essências recomendadas para o quarto:

Lavanda: analgésico, relaxante, antidepressivo e sedativo

Patchuli: afrodisíaco

Gerânio: calmante, sedativo e antidepressivo

Sândalo: afrodisíaco

Cedro: relaxante e sedativo

Ilangue-ilangue: afrodisíaco e antidepressivo

Kitanda do Aroma
Rua Tapajós, 250 – Centro
46 3025-2952

Facebook: https://www.facebook.com/kitandadoaroma

Instagram: http://www.instagram.com/kitandadoaroma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.