Calorimetria e Bioimpedância, Saiba Mais!

Semana passada estive no consultório da Dra Thais Mussi, endocrinologista, para uma consulta e também para alguns exames de rotina e outros exames que são importantes para analisar nosso metabolismo e composição corporal. Fiz um exame chamado Calorimetria e o de Bioimpedância, esse último eu já havia feito no passado, porém esse equipamento da clínica da Dra Thais é diferente dos que eu já conhecia. Hoje vamos falar um pouco sobre esse dois exames que auxiliam os profissionais da saúde no momento de analisar o perfil de cada paciente e são importantes para ajudar num processo de emagrecimento, por exemplo. A Dra Thais preparou algumas informações básicas sobre esses dois exames para explicar para vocês na coluna de hoje sobre Saúde.

“Você sabe o que é o Exame de Calorimetria? O exame de Calorimetria Indireta em Repouso avalia o gasto calórico basal, ou seja, a quantidade mínima de calorias que o organismo necessita para manter suas funções básicas. Trata-se de um exame rápido (duração de 20 minutos) e indolor, em que o indivíduo permanece em repouso (sentado ou deitado), com o nariz tampado e respira – naturalmente – através de um bocal. Este bocal, fica conectado ao aparelho, que mensura a quantidade de oxigênio inspirado e expirado.

Calorimetria através do aparelho da Metacheck.

Pelo fato de existir uma constante entre consumo de oxigênio e produção de gás carbônico, torna-se possível avaliar com precisão quantas calorias o corpo gasta. ​ É necessário que o paciente esteja em repouso, em ambiente calmo e completamente relaxado. Nas horas que antecedem o exame, sugerimos que evite o consumo de grandes refeições, atividade física intensa e uso de estimulantes (cafeína, por exemplo), uma vez que situações como essa podem gerar alterações no resultado.

A Bioimpedância InBody é um exame não invasivo, rápido, indolor de avaliação de composição corporal. A InBody utiliza a mais avançada tecnologia de bioimpedância, capaz de aliar precisão, simplicidade e rapidez, fornecendo uma informação completa sobre a nossa condição atual e uma orientação sobre a composição corporal ideal. Seu diferencial é fazer essa análise de forma segmentada, dando resultados de membros e tronco separados. A Avaliação da Composição Corporal por Exame de Bioimpedância é fundamental para realmente sabermos o que o nosso peso representa.

Está indicado no acompanhamento de programas de emagrecimento, no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica, na avaliação do condicionamento físico, na análise do nível de hidratação do paciente, na prescrição de exercícios físicos, na prevenção e no tratamento de doenças metabólicas. Veja os resultados calculados: – Água corporal total – Proteína – Minerais – Massa de gordura corporal – Massa muscular esquelética – IMC – Índice de Massa Corporal – Porcentual de gordura corporal – Massa magra de cada segmento corporal – Estimativa de gordura de cada segmento corporal – Taxa metabólica basal – Relação cintura-quadril – Nível de gordura visceral – Grau de obesidade – Histórico de composição corporal – Peso ideal baseado na composição corporal – Controle de gordura – Controle de músculo – Impedância de cada segmento corporal. É um exame indicado para ambos os sexos e todas as idades, exceto gestantes e portadores de marca-passo.

Para realizar o Exame de Bioimpedância, o paciente tem duas opções: Agendar uma consulta ou agendar somente o Exame. Preparo para o exame: – Jejum de, no mínimo, 2 horas – Evitar ingerir café, chás e energéticos no dia do exame; – Caso sejam realizados exercícios físicos no dia do exame, devem ser leves; – Não utilizar cremes e loções nas mãos e nos pés no dia do exame; – Estar com a bexiga vazia na hora do exame. Dúvidas estamos à disposição!”

Site: http://thaismussi.com.br/

Instagram: http://www.instagram.com/drathaismussi

Facebook: https://www.facebook.com/clinicathaismussi/

Whatsapp: 46 99129-7087

Endereço: Avenida Brasil, 450 – 7º Andar

Endocrinologia e Metabologia CRM PR 27542
Dra. Thais Mussi
A Dra. Thais é formada em medicina, com formação em endocrinologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Possui também pós graduação em nutrologia pela ABRAN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.