Categorias:

Da série: Artistas/Empreendedoras/Promoters

Ao lado de um quadro de sua autoria!

Falar sobre a minha xará, Luciane, é um prazer! A Lu é uma mulher versátil, elegante, à frente do seu tempo, camaleoa como ela mesma se define…
Casada com Osmar Pretto, mãe de Marina e Gustavo Luis, já é avó de 4 netos. Hoje ela se divide entre seu trabalho de artista plástica, empresária: proprietária da Casa Pretto,e promoter de festas e eventos. Vamos conhecer um pouco da história dessa mulher linda, chique a amante da cultura.
Luciane Nunes Pretto, ou apenas Luciane Pretto é gaúcha de Pelotas. Formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pelotas, chegou a cursar paralelamente Arquitetura na Universidade, quando abandonou esse último curso para se casar e vir morar no Paraná. Iniciou sua carreira como professora de Educação Artística em Chopinzinho, cidade onde residiu por alguns anos.

Com o esposo Osmar Pretto.

Quando chegou a Pato Branco continuou lecionando Educação Artística, porém isso não a realizava. Foi nessa época que resolveu largar tudo e abrir um atelier de artes que levava seu nome. A Lu acabou introduzindo na nossa região a arte contemporânea que até então não tinha nenhum artista de expressão em arte abstrata. Mas, antes de se lançar como artista plástica se aperfeiçoou em técnica de acrílico com artistas de Pelotas e Punta Del Est, no Uruguai. Quando retornou a Pato Branco foi convidada por Lupércio de Souza para fazer seu primeiro vernissage e para sua surpresa vendeu todos os seus quadros, a partir daí não parou mais de pintar.

Com a filha e sócia Marina Pretto Galvan.

E o reconhecimento não parou por aí, seus trabalhos foram selecionados para vários salões de arte, alguns recebendo premiações e, além disso, seu nome passa a aparecer no Dicionário de Artes Julio Louzada: uma de suas obras foi escolhida para o acervo de um livro que comemora os 500 Anos de Descobrimento do Brasil. Possui vários trabalhos também no exterior.
E a vida da camaleoa não parou por aí… em uma determinada época a Luciane começa a fazer decoração de festas de 15 anos para filhas de amigas, como um hobby, porém o hobby criou corpo e ela foi convidada para fazer o projeto do baile de debutantes dos 25 anos do Clube Pinheiros juntamente com a arquiteta Ádia Figueiredo.

Detalhes da sua loja Casa Pretto.

Durante sua carreira, aceitou vários desafios: fechou seu atelier, mas continuou pintando, e fez uma parceria com a amiga Marize Hecke, depois que a assessorou no casamento de sua filha. Nessa época criaram a Arnenata Décor Studio onde fizeram festas e eventos inesquecíveis em Pato Branco e toda a região.
E como a vida segue, a Lu continuou criando… saiu da empresa Artenata e abriu uma nova empresa, agora em parceria com sua filha e arquiteta Marina Pretto. Marina é formada em Arquitetura na renomada Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Em recente viagem pela Europa.

Juntas, mãe e filha administram a Casa Pretto, um loja de objetos finos, de decoração de interiores e dos quadros da Luciane Pretto. A casa ainda abre suas portas para divulgação de eventos culturais como vernissages de artistas, tendo para isso uma curadoria, além de eventos de outros segmentos.
E a Lu continua criando… as festas mais lindas: casamentos, aniversários e eventos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.