Categorias:

Da série: Empreendedoras, Esteticistas, Mãezonas.

Hoje eu tenho a satisfação de trazer para vocês a história de vida dessa mulher iluminada, batalhadora e competente. Conheço a Edna há muitos anos, desde os tempos da organização dos concursos de Miss Pato Branco onde a Edna sempre abriu as portas da sua clínica para atender e preparar as candidatas e depois cuidava pessoalmente da Miss eleita com muito carinho e profissionalismo. E esse é o tipo de parceria e apoio que a gente jamais esquece.

Atualmente a Edna tem uma das maiores clínicas de estética de Pato Branco e já atua nesse ramo há mais de 25 anos. Tenho certeza que ela que, foi uma das pioneiras da estética em Pato Branco, abriu muitas portas e inspirou muitas profissionais que vieram depois dela. E hoje o seu centro de estética lindo e completo imaginamos que ela conseguiu tudo num piscar de olhos, mas não! Teve muita luta, muito esforço, muito estudo para chegar onde ela chegou! E agora você pode acompanhar um pouco dessa história.

Recebendo prêmio Destaque Empresarial como a clínica de estética mais lembrada.

A Edna Vieira Mendes nasceu em 13/08/1957 na cidade de Jaguapitã – PR. Filha de Ivo e Tereza Vieira da Silva teve uma infância simples, mas cheia de muito amor dos seu pais que souberam orienta-la muito bem para a vida, com muita responsabilidade, educação e moral e sempre adorou brincar com bonecas.

Casada com Reinaldo Ferreira Mendes tem 3 filhos: Kleber casado com Graziela, Everton casado com Cristiane e Ivelise casada com Mateus e já é vovó de 2 netos: Guilherme e Yasmin. É graduada na área de contabilidade, mas foi na estética onde a Edna teve sua grande oportunidade… e essa história eu deixo que ela mesma conte:

“Morávamos em Cruzeiro do Oeste (PR) e eu tinha um Atelier de pintura em tecido, onde dava aula para mulheres e crianças e também vendia os trabalhos que eu fazia através de encomendas. Mas nessa época meu esposo recebeu transferência do Banco do Brasil para Capitão Leônidas Marques em 1988. Conversando com uma amiga que vendia os cosméticos da Piérre Alexander sobre a nossa transferência, ela então me disse: Você podia vender esses produtos lá, e ela acabou me convencendo. Aí então comecei a estudar uma apostila onde falava sobre tipos de pele e suas camadas, princípios ativos, enfim, tudo que é necessário para um entendimento para poder vender os cosméticos de maneira correta para resultados com qualidade. E foi incrível, pois nessa cidade não existiam esses cosméticos. Aí fiz amizades com algumas mulheres que me indicaram suas amigas, aí por contato telefônico eu marcava visitas para apresentar a linha de produtos e assim conquistei muitas clientes.

Mas, com o decorrer do tempo essas pessoas começaram a querer algo mais, então comecei a trabalhar com a Natura cosméticos também, no entanto as pessoas queriam comprar maquiagens também, mas não sabiam como fazer. Aí então me lembrei que em um dos cursos da Piérre que fiz em Maringá havia conhecido uma palestrante que dava curso de maquiagem, entrei em contato com ela e consegui que ela viesse a Capitão dar um curso que lotou a associação comercial dessa cidade. Mas essa professora analisando as peles, disse: “Vocês estão com as peles impuras, precisam fazer limpeza de pele para fazer uma boa maquiagem ou até mesmo para usar cosméticos para tratar a pele. ” Mas não tinha ninguém que fizesse a limpeza de pele. E ela então falou: “Ah, mas a Edna pode fazer um curso! ” Aí que tudo começou !!! Mas, naquele momento eu nem me preocupei, pois nunca havia pensado nisso.

Terminado o curso eu e a professora fomos para casa, e eu disse a ela: você está louca em falar que eu vou fazer curso de estética! Eu havia observado que ela tinha alguns produtos de demonstração para fazer limpeza de pele e aí me preocupei e pensei como vou saber usar tudo isso e ainda mexer nessas peles? Estava até assustada! Mas, continuei vendendo os produtos e as clientes perguntavam: já fez o curso? E eu respondia que não iria fazer porque não tinha jeito para isso. Aí elas diziam: “Mas então não podemos comprar porque ela disse que não adianta usar nada com a pele impura, nem maquiagem e nem cosméticos para tratar a pele! ” E elas gravaram fielmente o que a professora havia dito. Então vi que tinha que tomar providência para procurar um curso, senão não venderia mais os produtos.

Com o esposo e netos.

Aí fiquei sabendo de um curso de estética facial em Maringá, e lá fui eu fazer o meu primeiro curso! Como minha mãe e irmãs moram em Maringá levei elas para serem minhas modelos de aprendizagem. Voltei de lá fazendo limpeza de pele e alguns tipos de revitalizações e já trouxe comigo os produtos necessários, uma maca e uma máscara térmica, porque naquele tempo não se falava em vapor de ozônio. Chegando em casa no lugar do Atelier montei a estética, onde fiz muitos atendimentos e venda dos cosméticos. Fiquei em Capitão mais um ano, e quando tudo estava indo tão bem, com muitos clientes, veio novamente a transferência do meu esposo para o Banco do Brasil de Pato Branco em 1991. Quando comuniquei isso aos meus clientes eles ficaram muito tristes e eu no momento também, porque pensei: Imagina, vou para uma cidade maior onde não conheço muitas pessoas e ainda estava grávida da minha filha Ivelise. Achei que eu não iria conseguir continuar o meu trabalho.

Pois bem, mudamos para cá na rua Argentina no Edifício Vila Veneza, longe do centro da cidade e ali num quarto do apartamento montei novamente a estética, muito simples também, mas já estava mais completa, pois já havia adquirido um vapor de ozônio e um aparelho de alta frequência, ionização e desincruste, o que é muito necessário para a realização de uma boa limpeza de pele. Mas, não foi muito difícil conhecer pessoas, porque frequentávamos a AABB nos almoços de domingo e ali fiz muitas amizades. E surgiram as perguntas: “O que você fazia em Capitão? ” E eu respondia: sou esteticista e revendo produtos da Piérre e Natura. Foi uma alegria para elas! E já me disseram: “você vai fazer limpeza de pele para nós, pois queríamos muito e não sabemos de ninguém! ” Imagina o quanto fiquei feliz!

Trabalhei até o oitavo mês de gravidez, mas aí surgiu um curso em Chapecó (SC) e logo em seguida outro curso bem maior que englobava estética facial, corporal e capilar em Pelotas (RS). Mesmo já estando no nono mês de gravidez, me arrisquei e junto com o meu esposo fomos para lá para eu fazer o curso que tinha duração de 15 dias (manhã, tarde e noite). Mas, com medo de ter o bebê lá, levei até os pertences dele, procurei por um médico e aí fiquei mais tranquila. Aí quando a Ivelise já estava com 5 meses, voltei a trabalhar e já num ritmo bem intenso, pois o meu trabalho já era bem conhecido.

E em 1993 mudamos para o bairro La Salle, construímos a casa já com espaço para a estética, o qual tinha apenas 70 metros, mas na época já era bem grande. E assim nasceu o Centro Edna Estética, pois até então eu não tinha nome comercial. Me senti muito feliz por ter tido pessoas que me incentivaram para que eu me tornasse esteticista, pois hoje sou muito realizada em minha profissão, é magnífico poder cuidar e realçar a beleza das pessoas através de resultados de qualidade, isso é muito gratificante!

Mas para chegar até aqui, com um centro de estética que agora passado por uma reforma tem 200 metros, tive uma longa trajetória de vida: a realização de inúmeros cursos e Congressos de estética de âmbito Nacional e Internacional em todas as áreas da estética e também formação em Terapia Ortomolecular. Adquiri aparelhos de última geração e produtos de altíssima qualidade para que os tratamentos e resultados fossem sempre satisfatórios, alcançando os objetivos propostos a cada tipo de pele. Agradeço muito às pessoas que acreditaram em mim e não poderia deixar de citar aqui que, uma das minhas maiores realizações é ter hoje minha filha Ivelise trabalhando comigo. Ela optou por se especializar em fisioterapeuta dermato funcional e isso ajudou a acrescentar outras atividades que complementam as necessidades de nossos clientes realçando ainda mais sua beleza. ”

Os maiores desafios enfrentados na sua vida foram os momentos em que ela teve que se privar do convívio com a família, principalmente nos finais de semana, quando viajava para participar de cursos e Congressos de Estética. O seu principal objetivo profissional é ser referência na sua atividade e manter sempre os melhores resultados para suas clientes. Seu maior sonho é ver a realização pessoal e profissional dos filhos. E tem como projeto de vida o de não se afastar da área da beleza, ajudar as pessoas ficarem mais bonitas e sempre se parecerem mais jovens do que a sua idade biológica representa. Em seus momentos de descanso ela gosta da leitura de livros relacionados à sua profissão.

https://www.facebook.com/esteticaedna/

Rua Araribóia esquina com Rua Santo Antônio, 840

Contato: 46 3224-2863

 

Um comentário em “Da série: Empreendedoras, Esteticistas, Mãezonas.

  1. Que matéria maravilhosa, pessoas que eram simples e que derepente ,como vendedora de produtos de beleza a uma profissional em estética e beleza.isso prova de que tudo é possível. Eu sou sua fã pq admiro esse site seu pq eu aprendo mta coisa . Obrigado . Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.