Da Série: Fisioterapeutas/Mulheres Lindas/Cheias de Luz!

Ela é fisioterapeuta, nasceu em Xanxerê no dia 22/12/1988, é filha de Gilmar Pedro e Eleana Maria Resende. Eu já a conhecia há um tempo e foi através de um amor em comum pelos animais que nossas vidas se cruzaram… A algum tempo atrás eu estava precisando de ajuda para algum animal abandonado e divulguei nas redes sociais e ela foi uma das primeiras pessoas que me ajudou. Hoje nós fazemos parte de uma pequena ONG da cidade que trabalha pela causa animal e também procura ajudar pessoas…

Morgana Resende é o nome dela, uma mulher que traz serenidade e calma no olhar e ao conversar. Uma mulher linda e divertida que encontrou na sua profissão um dos caminhos para tratar a si mesma quando descobriu doenças graves.

Morgana com sua saudosa Mimosa.

Sempre gosto de perguntar às pessoas o por que trabalham com o que trabalham atualmente, muitas já sabem o que fazer desde pequenas, outras recebem do destino um caminho profissional, muitas vezes sem saber, mas lá frente podem compreender tudo… “Caí nesta profissão de paraquedas porque na hora de escolher o curso para fazer o vestibular eu tinha apenas 16 anos, e ainda nem fazia ideia do que era Fisioterapia. Algumas amigas minhas já tinham passado no vestibular em Guarapuava e eu também queria morar lá (rsrsrs) um dos cursos que a faculdade oferecia era Fisioterapia eu decidi fazer. Hoje eu tenho certeza que era pra ser assim! Amo minha profissão! Já trabalhei na parte da estética, com a fisioterapia convencional, e com a Ergonomia, que é a minha especialização.”

Mas, durante a sua vida Morgana enfrentou sérios problemas de saúde que a levaram para  outros caminhos dentro da Fisioterapia. “Acho que meu maior desafio foi superar o diagnóstico de Esclerose Múltipla, quando eu tinha 22 anos e perdi a visão do olho esquerdo. Foi um período complicado, pelo medo de perder os movimentos, não poder mais trabalhar, me exercitar, ser independente ou viver como eu queria. Um neurologista sugeriu que eu me aposentasse para reduzir meu estresse e evitar novos surtos. Foi um choque! Na época eu também tinha Fibromialgia, uma condição que causa dores intensas em várias partes do corpo, 24 horas por dia, fraqueza, dentre outros sintomas, que perduraram alguns anos também. Mas, a minha profissão me deu conhecimento para reverter todos esses sintomas, e com determinação e muitas mudanças, eu consegui mudar a minha vida totalmente. O exercício físico e as mudanças nos padrões de pensamentos e atitudes são a essência para ter uma vida saudável independente dos diagnósticos!”

Seus objetivos como pessoa? E como profissional?

Eu tenho muitos sonhos e objetivos na vida um deles é continuar ajudando mais os animais. Difundir os conhecimentos sobre a saúde física e emocional. Mudar a vida das pessoas para melhor com meu trabalho. Renovar as energias e dar ânimo para meus pacientes.

Hoje me distraio na vida pessoal com alguns hobbies: tocar violão, teclado e ukulelê. Ler. Fazer AcroYoga! E o meu maior sonho é poder conhecer o mundo!

E dentro de um pouco dessa história da Morgana também trazemos um pouco do seu trabalho desenvolvido em sua clínica aqui em Pato Branco. Morgana trabalha com várias técnicas para ajudar na cura de problemas físicos e emocionais. Além de ter um estúdio lindo onde desenvolve o AcroYoga e o NeoPilates.  Agora ela nos explica um pouco de cada especialidade.

 Microfisioterapia

É uma técnica de terapia manual, criada pelos fisioterapeutas franceses Daniel Grosjean e Patrice Bénini, que busca acessar informações, através de toques suaves na pele do paciente, para encontrar a causa e realizar a correção de traumas emocionais (perdas, separações, mudanças indesejadas, etc), traumas físicos (choques, quedas, acidentes) ou tóxicos (medicação, ondas eletromagnéticas, venenos, etc) que estão prejudicando o funcionamento e a vitalidade dos órgãos, glândulas e tecidos, gerando sintomas. Dentro de diversos sintomas, podemos encontrar: cansaço físico ou mental, falta de motivação, ansiedade, depressão, dores, alergias, medos, inseguranças, enxaquecas, insônia.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Microfisioterapia

A Microfisioterapia atua na eliminação das memórias traumáticas, estimulando organismo para a auto cura, e reestabelecendo o equilíbrio físico e emocional do paciente.

Microfisioterapia.

Barras de Access

Através de toques sutis em 32 pontos na cabeça, locais específicos que armazenam informações recebidas, aprendidas e vividas durante toda a  vida, cada qual correspondente a um aspecto do comportamento humano e de como a pessoa se relaciona com eles, tais como: dinheiro, controle, poder, criatividade, sexualidade, tristeza, alegria, paz, calma, entre outros, a técnica busca a harmonização e a livre circulação de energia destes pontos, trazendo mais consciência de cada área e desbloqueando as crenças limitantes.

Afinal, o que são as crenças limitantes? “Dinheiro não traz felicidade” “o Dinheiro é sujo”, “Você é um burro”, “Você não é capaz”, “Coma tudo o que tem no seu prato, pois tem gente passando fome”, dentre muitas outras frases que as pessoas ouvem durante sua infância, adolescência ou vida adulta, ficam armazenadas como uma “verdade” numa rede de memórias que pode limitar a pessoa, através de suas decisões, atitudes e ideias, a ter saúde e sucesso profissional ou pessoal.

Desbloqueando e estimulando esses pontos, corre um fluxo livre da energia vital, que possibilita a autocura e autorrealização pessoal. É como apertar a tecla “deletar” nas informações prejudiciais. O paciente vai começar a enxergar e usufruir novas possibilidades nunca percebidas antes.

É uma ferramenta de expansão da consciência, muito indicada em casos de: Medos, dificuldades profissionais, dificuldades com relacionamentos sociais ou amorosos, obesidade, dificuldades financeiras, dores, depressão, vícios, hábitos ou comportamentos indesejáveis, dentre muitos outros.

Barra de Access.

Reprogramação Biológica®

É uma abordagem terapêutica, teórico investigativa, baseada nos estudos da Nova Medicina Germânica, na Biologia Sistêmica, nos parâmetros quânticos e na Programação NeuroLinguística (PNL), criada pelo fisioterapeuta Dr. Maurício Mohalem Valente.

A técnica explica que a grande maioria das doenças vêm de traumas emocionais vividos pela pessoa ou recebidos durante sua vida fetal ou de suas gerações passadas. Cada órgão ou tecido tem uma relação direta com um tipo determinado de emoção (medo, raiva, tristeza) sentida pelo indivíduo, por exemplo: Um funcionário ganhou a conta injustamente, por culpa de um colega de trabalho. Se este funcionário sentiu raiva, com dificuldade de digerir este acontecimento, irá desenvolver um sintoma ou doença no intestino delgado.

A Reprogramação Biológica® consiste em buscar com exatidão o conflito ou evento traumático (perdas, separações, mudanças, etc) responsável pelo sintoma no paciente, e assim, tratar e ressignificar este acontecimento, mostrando novas possibilidades de percepções e ações, elevando sua consciência e assim estimulando seu corpo a auto cura. Quando necessário, são utilizadas técnicas manuais para acelerar este processo.

As indicações são inúmeras: insônia, fobias, ansiedade, depressão, dores, tendinites, alergias, intolerâncias alimentares, enxaquecas, obesidade, gastrites, tumores, problemas intestinais, problemas de pele, dentre muitos outros.

Hipnoterapia Clínica

A hipnoterapia nada mais é do que uma técnica em que o paciente entra num estado de consciência alterada, ou seja, um profundo relaxamento ou transe, induzido pelo hipnoterapeuta, em que o inconsciente fica mais acessível e o terapeuta consegue, através de sugestões,  ressignificar traumas, crenças ou eventos emocionais que desencadearam os sintomas deste paciente, estimulando a cura. Muito diferente da hipnose de palco, a hipnoterapia clínica não faz o paciente dormir ou ficar inconsciente. O paciente permanece o tempo todo consciente de tudo o que está acontecendo e a qualquer momento pode falar ou interromper o procedimento.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hipnoterapia

A hipnoterapia é indicada em casos de: obesidade, fobias, dores, vícios, insônia, hábitos indesejáveis, baixa autoestima, melhora no desempenho no trabalho ou na atividade física, dentre muitos outros.

AcroYoga

AcroYoga é um método que nasceu pela fusão de duas modalidades intensas e riquíssimas em disciplina: o Yoga, que trabalha a força, flexibilidade, concentração, entre outros, com o universo acrobático, antes praticado por artistas circenses, passou a ser adaptado e realizado com segurança pelo grande público, trabalhando força, flexibilidade, equilíbrio e movimentos totalmente diferentes do convencional, desafiando a todos que experimentam.

Acro Yoga.

A Acroyoga é executada com exercícios em duplas ou em grandes grupos. Realizando poses estáticas ou em transições (movimentos). Possui possibilidades infinitas de exercícios, que podem ser do básico ao avançado, onde praticamente todos podem realizar.

Acro Yoga ao livre.

Além da beleza e do entusiasmo que surge dos espectadores e dos praticantes, a AcroYoga fortalece, alonga, exercita a respiração e o equilíbrio, desenvolvendo também aspectos emocionais, como a confiança consigo mesmo e com seu parceiro, a auto superação e o autocontrole, a comunicação, a paciência, a concentração e foco.

Durante a execução da AcroYoga, todos conseguem esquecer de suas preocupações e problemas, se entregando de corpo e mente ao prazer que a técnica oferece.

NeoPilates

O NeoPilates pode ser considerado uma evolução ou modernização do método Pilates. A técnica une os princípios originais do Pilates, como a respiração, fluidez, controle, ativação do core, com movimentos circenses e treinamento funcional.

Criado em 2010 pela fisioterapeuta catarinense Amanda Braz, que sentiu a necessidade de inovar, trazer mais desafios e diversão para a atividade física, agregou muitos outros aparelhos nunca antes imaginados dentro de “estúdios”, como a lira e trapézio circense, o tecido acrobático, as argolas, o slackline, dentre muitos outros, e a técnica desde então não para de crescer e de se espalhar pelo mundo.

Muitos dos aparelhos são suspensos, obrigando o praticante a desenvolver força para sustentar o peso do próprio corpo, e todos os aparelhos tem bases instáveis, ou seja, exige equilíbrio para realizar o exercício. Na prática, o NeoPilates ativa um número muito maior de fibras musculares, exige maior trabalho de concentração e o gasto calórico é muito elevado, comparado ao Pilates original.

É indicado para definição muscular, ganho de flexibilidade, força, equilíbrio e concentração, diminuição de dores, e na reabilitação de lesões ou patologias osteomioarticulares. Todos podem praticar a técnica, pois o aluno ou paciente irá realizar os exercícios específicos prescritos pelo profissional, os quais serão voltados para os objetivos e necessidades de cada um, respeitando os limites e restrições de todos.

Morgana Resente – Crefito 8/130764 Rua Vicente Machado, 191 – Jardim Primavera

Facebook: https://www.facebook.com/microfisioterapiamorgana/

Facebook: https://www.facebook.com/pilateseneopilates

Instagram: http://www.instagram.com/acroyoga_morgana

Se você gostou dessa história, veja essa também:

http://luribeiro.com.br/da-serie-medicas-dermatologistas-cheias-de-luz/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.