Categorias:

Da série: Franciscanos/Pioneiros/Saudosos

Hoje estreamos o espaço para contar histórias sobre os homens de nossa cidade e região, e como estamos às vésperas do Natal, onde celebramos o nascimento de Jesus, vamos contar a história de vida de um homem que foi um exemplo de fé, de amor ao próximo, de solidariedade, de caridade… Além disso, foi um visionário e empresário do ramo da comunicação que trouxe muito progresso e informação à nossa cidade. Que essa história sirva para nos inspirar a sermos cada vez melhores como ser humano. Quem conta a história de hoje é a Jornalista e Apresentadora da TV Sudoeste Marilena Chociai Rizzi.

“Nelson Rabelo nasceu em Cordislândia, Minas Gerais, em 05 de dezembro de 1940. Ainda era um menino de 10 anos, quando aceitou o convite do frade franciscano Augusto Praiss, para seguir a vida religiosa. Nelson era o primeiro filho, entre nove irmãos. A decisão pelo sacerdócio foi uma alegria para os pais, Maria e Antônio Carlos Rabelo. 

Os estudos religiosos começaram aos 12 anos, no seminário franciscano Frei Galvão, de Guaratinguetá, São Paulo. Estudou ainda em Agudos – SP, e ingressou na Ordem Franciscana em Rodeio – Santa Catarina, onde recebeu o hábito franciscano e o nome de frei Aldo, que optou por não usar.
Frei Nelson formou-se em Filosofia, em Curitiba e em Teologia, em Petrópolis – RJ. Foi ordenado padre em 1969.

Antes disso, em 1965, já tinha conhecido a cidade que escolheria pra viver.
Depois de ordenado, foi designado a Pato Branco, onde teria como missão, a evangelização através dos veículos de comunicação. Começou como estagiário de Frei Policarpo e frei Eugênio. Estudou Jornalismo na PUC do RS nos anos 1970 e especializou-se em Rádio e Televisão, em Londres – Inglaterra.

Frei Nelson, com parte da equipe de jornalismo da TV Sudoeste.

Em Pato Branco, ajudou a organizar a administração da rádio Celinauta, a programação e a parte comercial. Também foi responsável por descobrir e criar uma equipe de profissionais para as emissoras da Rede. Ajudou a fundar a Movimento FM e a TV Sudoeste. Mais tarde, aceitou o convite para dirigir a Rádio Vaticano para língua portuguesa, em Roma, onde permaneceu por dois anos.

Na Fundação Cultural Celinauta, frei Nelson era o atual vice-presidente e diretor de Programação das Rádios Celinauta Am, Movimento FM e TV Sudoeste.  Na vida religiosa, frei Nelson trabalhou nas pastorais da Igreja, incentivou os movimento de jovens e uniu voluntários da comunidade em torno de objetivos. Uma das primeiras ações com a comunidade, foi trabalho com o movimento de jovens, onde incentivou a evangelização, o voluntariado, a cultura… Foi no movimento leigo jovem que muitas lideranças da comunidade se formaram. Na pastoral familiar, foram muitos casamentos, batizados… Não sabia ao certo quantos, mas tinha consciência do valor dos sacramentos.

Na pastoral da sobriedade, vendo o sofrimento de famílias de viciados, idealizou a criação da Missão Sos Vida Nova, entidade que acolhe dependentes químicos.

Igreja construída na Missão SOS Vida.

Frei Nelson jornalista, foi professor universitário, escritor, poeta, cantor, amante das artes. Membro da Academia de Letras e Artes de Pato Branco.
Por sua atuação em diversas áreas, sempre em prol do bem comum, recebeu o título de Cidadão honorário do município.

Frei Nelson com o amigo Frei Policarpo.

Assim era frei Nelson. Um franciscano na mais pura essência. Amigo dos amigos, mineiro criativo, sorridente, sempre cheio de ideias e iniciativas. Em tudo o que fez, frei Nelson deixou o legado de Paz e Bem. Do jeito  verdadeiramente franciscano de ser. Frei Nelson Rabelo faleceu dia 17 de outubro de 2017, por consequência de um tumor na cabeça. Deixou no coração de todos os patobranquenses muitas saudades.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.