Categorias:

Da série: Voluntárias/Protetoras de Animais/Mãezonas

Hoje eu trago para vocês a história de uma mulher de fibra, bondosa, alegre e uma defensora incansável de animais indefesos e de pessoas carentes. Falar sobre a Isa me faz repensar o quão pouco fazemos de caridade pelo próximo… Porque ela se desdobra entre a família, a empresa, entre os mais de 20 animais acolhidos em sua casa e as famílias em bairros carentes que eventualmente ela atende levando comida e carinho.

Ela faz um trabalho voluntário de acolher cachorros vítimas de maus tratos, uma boa parte deles são casos especiais, com doenças e problemas avançados, com histórias muito tristes… Como é o caso da Pandora (entre outros tantos)… Mas, esse me chamou muito a atenção porque ela foi encontrada abandonada em um bairro distante, sem se mexer, sem levantar… Um cachorra de um grande porte que Isa resgatou e levou para sua casa. Foram muitas sessões de acupuntura, fisioterapia, medicamentos e etc. Um caso que parecia irreversível e sem solução e que aos poucos com muita dedicação, amor e paciência se transformou em um milagre e hoje ela caminha, corre e brinca. Porém, que ainda exige muitos cuidados.

Pandora!

Conheça um pouco da vida dessa mulher exemplar! Que além de cuidar de animais indefesos, tem um olhar doce e preocupado para aquelas pessoas tanto sofrem.

Isamara Fortes Fantinel, nasceu em 31 de maio de 1968 na cidade de Chapecó-SC. Filha de Avelino Forte e Maria Fortes. Teve uma infância pobre como tantas outras crianças naquela época, seu pai faleceu quando ela tinha apenas 6 anos e sua mãe foi a guerreira que assumiu a casa e a família. “Gratidão a ela sempre!”

Isamara é casada com Julio Fantinel, mãe de Bruna e Mariana e avó do Lorenzo. Antigamente Isa já trabalhou no Hospital São Lucas e na antiga Farmácia Minerva, depois desse período ela abriu mão da vida profissional para se dedicar à criação das duas filhas atendendo assim um pedido do marido. Depois de algum tempo em casa ela começou a trabalhar na empresa da família (Fantinel Informática) durante meio expediente.

Foto antiga,mas com a família completa!

E como a Isa começou a sua vida de resgates e cuidados com os animais? Ela me contou que foi há mais ou menos 14 anos. Seu primeiro resgate foi a Juma, uma cachorra que ela tem até hoje. O caso da Juma é uma história triste: sua mãe e seus irmãos foram incendiados vivos, a mãezinha não resistiu e faleceu e os filhotes que sobreviveram foram resgatados. Isa me contou que encontrou a Juma na associação do Seu Lima quando ainda era próximo ao Trevo do Patinho no dia que ela e sua família foram lá para ajudar. Ela estava escondida, encolhida num canto, não se misturava com os outros cachorros porque tinha muito medo e os outros animais batiam nela. Isamara se comoveu tanto que resolveu leva-la consigo e assim fazer companhia para sua cachorra Nina. Até hoje, Juma é assustada e medrosa, só confia mesmo nos membros da família.

Juma!

O segundo caso foi o Ted, um cachorro que foi resgatado no Bairro Industrial… durante um passeio com suas cachorras Isa o encontrou: parado esperando para morrer! Ele estava literalmente podre, ela a resgatou, tratou e deu todo amor para o Ted.

Hoje ela tem mais de 20 cachorros em casa que foram chegando e ficando… alguns casos bem especiais que requerem cuidados diários e intensivos da Isa como o Fox, a Fofa, o Faísca e a Pandora. Porém, a casa da Isa está sempre impecável, limpa e organizada. A organização é até por “tribo” cada um separado na sua conforme tamanho e afinidade.

Amigas protetoras participando das ações de brechó beneficente.

Perguntei para a Isa quais são seus maiores desafios enfrentados? “A vida nos coloca desafios diários: ser mãe, esposa, avó, protetora de animais…todos os dias são dias de superação!”

O “antes” de um dos anjos resgatados.
O “depois”!

E quais são seus objetivos? “Sou plena e grata por tudo o que já alcancei na vida: sabedoria, ter uma família abençoada… Mas, meu grande objetivo hoje, é deixar um exemplo de amor ao próximo, principalmente aos animais que são o meu foco e de minha família! Proteger e dar vida digna aos anjos de 4 patas.”

Seu maior sonho? “Que todos os seres da criação não sofram! Animais abrigados em lares, crianças sem passar fome, vida sem sofrimento. ”

O estado em que Zeus foi encontrado.
Como ele está atualmente.

Você tem algum projeto pessoal? “Conscientizar cada vez mais pessoas a respeitarem a vida, e principalmente a VIDA ANIMAL. Sonho com o dia em que não precisarei mais pedir ajuda e clamar pelos que sofrem como nós humanos, mas demonstram sua dor apenas com um olhar silencioso. Meu projeto atual já está dentro da minha casa, que são os constantes resgates que faço, e o tempo e amor que dedico a cães paralíticos, cegos, ou com algum outro tipo de sequela seja física ou emocional. A reabilitação deles, é nosso grande projeto, assim como estabelecer os mesmos em lares de amor. ”

“Meu hobby: curtir meu lar, minha família e nossos animais. Tomar chimarrão rodeada por eles. ” Finaliza a querida Isamara.

2 comentários em “Da série: Voluntárias/Protetoras de Animais/Mãezonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.