Frei Policarpo: 94 anos de uma Vida Santa!

Hoje comemoramos o aniversário de uma das pessoas mais importantes para a história da cidade de Pato Branco: Frei Policarpo. Ele é importante tanto para a fé do nosso povo, quanto para a cultura, para a comunicação, o desenvolvimento e o progresso da cidade e região. Trago um pouco de sua história como uma forma de homenagem a essa pessoa tão sabia, santa, inteligente e caridosa. Com a ajuda da Jornalista Marilena Chociai, que desenvolveu um blog para contar tudo sobre o Frei, compartilho um pouco da vida desse santo homem em texto e imagens. Como a vida dele é rica em histórias, informações, “causos” ficaria muito difícil tentar resumir por aqui. Então, para quem quiser saber fatos históricos e curiosos sobre a vida do Frei Policarpo, acesse o link abaixo:

https://freipolicarpoberri.blogspot.com/

“Em 1924, um domingo, 13 de julho, nascia em Rodeio, Santa Catarina, um menino. Na expressão de Dona Melânia, sua mãe: “Dio Mio, É um bambino! Che bello!”

Frei Policarpo com seus pais.

Inácio Berri, hoje, Frei Policarpo, agraciado pela abundância da graça divina e genialidade intelectual no mundo da música. Anda pelas ruas da cidade irradiando amor e humildade, gosta dos animais, de pedir que as pragas deixem as plantações.

Frei Policarpo no dia de sua ordenação. (Arquivo pessoal)

É um Francisco de Assis nas ruas de Pato Branco.
O órgão de tubos da Matriz, um dos poucos no Brasil, a Rádio Colméia, a TV Sudoeste, são frutos materiais desse servo de Deus que diz: “Não se pode ficar pensando, é preciso agir rápido, é preciso ir buscar.”

Na casa onde nasceu em Santa Catarina. (Foto Marilena Chociai)

Idealizou um canal de televisão, numa cidade pequena e o concretizou, sendo a primeira da Igreja no interior do Brasil. Pato Branco deve a esse homem não só os caminhos da Fé, mas também os do Progresso. Benditas as mãos que sabem distribuir gratuitamente a Benção de Deus, que sabem acalmar e curar as feridas do corpo e da alma.

Fotos em Curitiba, no dia em que ele recebeu a Comenda Ordem do Pinheiro do Governador Beto Richa. (Foto Marilena Chociai)

Abençoado o homem que se levanta de madrugada, caminha pelas ruas, distribuindo bondade, amor e fé, visitando os hospitais. Com certeza, os nossos médicos presenciaram curas que não conseguiram explicar. Como bem disse um obstetra de Pato Branco: “Isto é inexplicável!”
Frei Policarpo ,uma bênção para Pato Branco.(…)” Fonte: ALAP – Associação de Letras e Artes de Pato Branco.

Foto do Seminário onde ele estou em Rodeio – SC. (Foto Marilena Chociai)
Este é o seminário onde ele foi estudar com 11 anos, em Rio Negro – SC. Hoje o lugar foi transformado em um museu. Depois disso, ele nunca mais voltou para casa. (Foto Marilena Chociai)
No Museu do Rádio. (Foto Marilena Chociai)
Essa fotografia foi encontrada pela jornalista Marilena nos arquivos do Frei Nelson, logo após sua morte. Frei Policarpo em 1979.

3 respostas para “Frei Policarpo: 94 anos de uma Vida Santa!”

  1. Obrigado pela homenagem a esse são Francisco , da região. Esse é sto mesmo em vida . Por onde passa irradia amor humildade ama os animais. Eu fico emocionada com a história de vida dele. Pq na mha família presenciei milagres .Deus continue derramando bênçãos sobre esse.Sto e lhes dê mtos anos de vida pra continuar fazendo o bem pras pessoas que precisam. Obrigado pelo presente dessa matéria sobre o nosso frei.

    1. Muito honrosa a homenagem para Frei Policarpo, uma pessoa santa, humilde de qualidades inexplicáveis, sempre abençoando a todas as pessoas que o procuram, e acontecem milagres mesmo tenho testemunho destes fatos, quem morou em Pato Branco jamais esquecerá de Frei Policarpo , fico emocionada com sua história .

      1. Obrigada Irene querida por acompanhar o meu trabalho. Ele merece todo carinho, respeito e reconhecimento por tanto que já ajudou a nossa cidade e as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.