Janeiro Branco: É hora de cuidar da Saúde Mental!

Mês de Janeiro traz consigo uma lista de metas, de sonhos, de desejos, de desafios… Muita gente dá atenção a si mesmo no primeiro mês do ano e pensa no que pode melhorar… Pensando nisso profissionais da área da saúde mental elegeram “Janeiro” como sendo um mês para levantar um campanha de conscientização e atenção para saúde mental individual e/ou da família. E para dar inícios às matérias de 2020 no meu site, nada melhor do que esse assunto tão importante: “Ter uma saúde mental em dia!” A psicóloga Glauce Hellen Albertoni explica um pouco mais sobre a campanha e sobre a importância de nos cuidarmos como um todo.

“O ano de 2020 começou agora e por que não começar a pensar mais nas suas relações, na sua saúde mental, na construção de uma relação saudável ao seu redor? Janeiro está aí e com ele começou a campanha ‘Janeiro Branco’ que visa a reflexão acerca da saúde mental e emocional de cada um.

As promessas e desejos para o ano que se inicia, habitualmente tem como foco o cuidado com o corpo, com as finanças, com os relacionamentos, com a construção de famílias… Por isso que a campanha vem dar uma atenção especial também com o cuidado da saúde da mente.

O mês de janeiro foi escolhido pela simbologia do recomeço, desta forma também podemos (re)começar o ano cuidando da saúde mental e emocional. Nesse sentido a campanha nada mais é de que um pedido de reflexão acerca da conscientização sobre a saúde da mente.

Muito se ouve falar em saúde mental, mas você sabe o que é? O que significa?

Significa voltar a sua atenção a si mesmo, refletir sobre seus sentimentos, suas atitudes, como entende o mundo a sua volta, como reage a situações e circunstâncias do dia a dia. É ter a capacidade de utilizar suas habilidades sociais para resolver conflitos normais, rotineiros, sem deixar que estes o afetem de maneira patológica e também saber pedir ajuda quando necessário!!

A qualidade de vida não está somente ligada à saúde do corpo, boa alimentação, prática de exercício físico, mas sim, também, à saúde mental, ao bem-estar do indivíduo para consigo e com a sociedade na qual ele está inserido”.

A falta de cuidados com a saúde mental é responsável pelo crescimento de problemas como a ansiedade a depressão, o não entendimento das situações rotineiras vivenciadas pelos indivíduos, transtornos de humor dentre outros.

 

Em decorrência disso, no mundo todo crescem cada vez mais os índices de pessoas com estes problemas e com pensamentos e atitudes suicidas. Estes diagnósticos, bem como uma série de outros, atingem as pessoas de todas as idades e muitas vezes os sintomas passam despercebidos, ou porque as pessoas querem esconder, ou porque não sabem lidar com eles, ou ainda por não saberem como pedir ajuda.

A reflexão sobre a saúde mental faz com que a pessoa identifique seus principais conflitos e sintomas, e assim possa procurar um profissional adequado para o ajudar. “Se faz assim necessário na vida deste indivíduo a busca por psicólogos, psiquiatras, e também observar não só o cuidado consigo, mas com as pessoas que convivemos diariamente. A identificação de problemas nos seus próximos ou na sociedade em que estamos inseridos pode ajudar a evitar diagnósticos como citados anteriormente. Esse olhar para o outro também é uma forma de cuidar da saúde mental, um ambiente tóxico pode causar um prejuízo emocional em todas as pessoas que o frequentam!

Por isso, neste mês de janeiro, mês de recomeçar, de planejar, de refletir, reflita sobre a sua saúde mental, o que você está fazendo para o bem dela e de que forma, procure ajuda especializada, dê uma atenção a você e a quem você ama, assim, seja/esteja mais presente, busque conhecer a si mesmo, respeite a sua opinião bem como a dos outros, dê sentido as suas escolhas, invista no seu bem-estar, pratique exercícios físicos e mentais, leia mais, converse mais, tire mais tempo pra você. E você, já colocou na sua lista de metas ‘Fazer Terapia?’ Faça uma visita, agende seu horário, venha cuidar da sua saúde mental!! QUEM CUIDA DA SAÚDE CUIDA DA VIDA!!”

Glauce é formada em Psicologia pela Faculdade Guairacá. Atende na Clínica Evolutiva na Rua Iguaçu, 211. Atendimento de adolescentes e adultos. Contato: (46) 3225-0442.

Redes Sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/evolutivaci/

 

 

 

 

2 respostas para “Janeiro Branco: É hora de cuidar da Saúde Mental!”

  1. Parabéns, pela matéria a psicóloga Glauce Albertoni. Muito saudável e interessante, isso só faz nos rever o nosso dia a dia. Obrigado pela lembrança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.