KOMBUCHA- A bebida viva, probiótica, um verdadeiro elixir da vida!

Na coluna sobre Saúde, hoje trazemos uma matéria que fala de uma bebida que tem conquistado muita gente pela quantidade de benefícios que ela pode trazer para a saúde e bem estar, além de ser deliciosa. A Nutricionista Carla Andreoni traz muitas informações sobre esse “elixir”, sobre sua origem e benefícios. E para quem quiser aprender a fazer essa bebida para ter em casa e assim incluir essa rotina saudável no seu cardápio, eventualmente a Carla promove “Oficinas de Kombucha” para ensinar sobre o preparo e cuidados.

Conheci a bebida através de uma paciente, no início pensei que não iria dar conta de produzir, e não dei tanta importância, na realidade eu só sentia um cheiro de vinagre toda vez que entrava em minha cozinha! Aos poucos, fui começando a cultivar, explorando sabores, criando minhas próprias combinações de frutas, ervas e especiarias, uma verdadeira alquimia! Mas o que mais me encantou foi a melhora da função intestinal, que tive em poucos dias de consumo. Após algumas produções, percebi meu esposo tomando, e cada vez pedindo mais! Meu filho, que só falava que a bebida tinha cheiro de vinagre, hoje pede sempre pela Kombucha de framboesa, e faz referência a ela como: refri saudável! Costumo afirmar para as alunas de minhas oficinas: – Estejam certas que querem aprender, pois este é um caminho sem volta!”

Olha só que interessante!

Em diferentes culturas há relatos de consumo do Kombucha, ainda no período antes de Cristo.

Mas afinal, o que é?

É uma bebida probiótica que auxilia na regeneração da flora intestinal, rica em ácidos orgânicos poderosos e diversas vitaminas.

Como ela surge?

A bebida é produzida pela fermentação de um chá com açúcar por uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras, que transformam o chá doce em uma bebida levemente adocicada, ácida e com uma fragrância frugal muito saborosa, podendo ser gaseificada naturalmente através de uma segunda fermentação que pode ser feita com frutas, especiarias, ervas e flores dentro de uma garrafa fechada.

Estudos que analisaram a composição química da Kombucha demonstram a presença de diversos ácidos orgânicos, tais como os ácidos acético, ácido lático e ácido glucônico, além de açúcares, etanol, vitaminas, antibióticos naturais, minerais, fenóis e compostos fenólicos como ácido gálico, catequina, epicatequina, rutina, ácido cumárico, dentre outros.

Caso a fermentação da bebida seja completa, é formado o vinagre, que é rico em ácido acético, produto da degradação do álcool pelas bactérias acéticas.

Principais Benefícios da Kombucha:

Desintoxicação: A bebida tem uma grande quantidade de ácido glucorônico, que atua como um desintoxicante.

 Antioxidantes: Contém vitaminas B, C, betacaroteno e carotenoides. Como o chá preto, o kombucha também contém polifenóis e outros compostos com poderes antioxidantes. Mas como é fermentado, o Kombucha é muito mais poderoso que o chá simples. Sua atividade antioxidante é 100 vezes maior que a da vitamina C e 25 vezes maior que a vitamina E! Por essa razão, a bebida pode ajudar a curar doenças crônicas causadas pelo estresse oxidativo.

Energia: Ajuda a aumentar os níveis de hemoglobina no sangue e isso melhora o fluxo de oxigênio para os tecidos. Também melhora a absorção de ferro.

00

 Imunidade: Os níveis de vitamina C auxiliam na imunidade. Seu poder antioxidante também protege contra danos celulares, doenças inflamatórias e tumores.

Problemas nas articulações: O ácido glucurônico produzido no Kombucha pode ser convertido, pelo nosso organismo, em glicosamina, sulfato de condroitina e outros polissacarídeos e glicoproteínas associados à cartilagem, ao colágeno e ao fluido que lubrifica as articulações.

 Câncer: Pode prevenir a proliferação do câncer nas fases iniciais do crescimento do tumor, devido ao seu conteúdo glicurônico, láctico e ácido acético, bem como seus compostos antibióticos. Agem com mais eficácia no caso de tumores dependentes de hormônios.

E para quem quiser fazer uma oficina de Kombucha, entre em contato com a Carla através da suas redes sociais ou pelo Whats.

Facebook: https://www.facebook.com/carla.bernieriandreoni

Instagram: http://www.instagram.com/carlaandreoninutri

Whats: 46 99971-4672

Carla Andreoni- Nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Metabolismo. Chef Funcional, ministra oficinas de gastronomia saudável e de produção e cultivo da Kombucha.

 

 

Uma resposta para “KOMBUCHA- A bebida viva, probiótica, um verdadeiro elixir da vida!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.