Mês Dourado e a Importância da Amamentação!

 

 “Este mês é conhecido como Agosto Dourado. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno e simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, já que não existe nada melhor em termos de alimentos para os nossos bebês.

O leite humano é o alimento que contém todos os nutrientes e vitaminas com inúmeras vantagens imunológicas e psicológicas para a criança. Além de nutrição, ele proporciona vínculo, afeto e proteção. Comprovadamente é o único alimento que oferece anticorpos e estimulam o desenvolvimento do sistema imune do bebê. Em tempos de pandemia, esta informação se torna ainda mais importante!

Mas os benefícios não são apenas para os bebês. Para as mulheres a amamentação pode ajudar a acelerar a recuperação do parto, a perda de peso após a gravidez, prevenir doenças como câncer, osteoporose, doenças do coração e diabetes. Traz benefícios também para sociedade, uma vez que, a amamentação é uma das formas mais econômicas e eficazes de redução da mortalidade infantil. A amamentação também colabora com o planeta, já que o leite materno é sustentável, ambientalmente seguro, não causa poluição e não necessita de embalagens.

Apesar da sua importância para todos e para o mundo, no Brasil, apenas 38,6% dos bebês com até seis meses são alimentados exclusivamente com leite materno. Se todas as crianças fossem amamentadas, desde o nascimento até os dois anos de idade, pelo menos 800 mil mortes por ano poderiam ser evitadas no mundo. Os índices de amamentação são considerados baixos no Brasil. Por isso, campanhas como o Agosto Dourado devem ser promovidas para orientar sobre os benefícios e a importância do aleitamento materno.

Ao amamentar você também pode colaborar com a saúde de outros bebês, que por motivos diversos, não podem ser beneficiados com o leite das suas mães. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado. No Brasil, cerca de 330 mil crianças nascidas a cada ano são prematuras ou têm baixo peso e precisam da doação de leite materno para sobreviver. Assim, uma pequena quantidade de leite materno pode salvar vidas.

Em Pato Branco, nós contamos com um Banco de Leite Humano. A doação é segura e toda mulher que amamenta é considerada uma possível doadora de leite humano – basta estar saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira no processo. Falaremos mais sobre este lindo trabalho do Banco de leites….

Patrícia de Oliveira Furukawa Enfermeira Consultora em Amamentação, sono e cuidados com o bebê

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.