O Universo das Constelações!

Hoje na coluna sobre Saúde/Bem Estar temos a colaboração da excelente profissional Graziela Romani Todorovski que nos traz um pouco de informação sobre o que é e para que serve a Constelação Familiar.

Parte I- Constelação Familiar Sistêmica.

Muito se fala sobre Constelação Familiar mas ainda muitas pessoas não tem a menor ideia do que seja. Dizem entre si: “ É astrologia!! ou “uma prática espiritual”…’ teatro”… Não é fácil conceituar! Trata-se de um método terapêutico. Pode ser vista de diversas formas: uma técnica terapêutica eficiente e poderosa; um trabalho de autoconhecimento profundo; uma dinâmica de grupo; uma prática onde ocorrem liberações emocionais e energéticas; um ritual místico ou espiritual que facilita a percepção do sutil, das conexões, da mente intuitiva…Com o teor da cientificidade fenomenológica, do campo morfogenético ( informações no DNA, memória afetiva dos ancestrais), da Física Quântica …NÃO DO ALÉM!!

De onde surgiu: “Bert Hellinger, nascido em 1925, estudou Filosofia, Teologia e Pedagogia. Ele trabalhou 16 anos como membro de uma ordem de missionários católicos com os Zulus na África. Depois ele se tornou psicanalista e desenvolveu a sua própria abordagem de Constelação Familiar à partir das experiências com dinâmica de grupos, terapia primal, análise transacional e vários processos de hipnose terapêutica.

Hoje em dia seu trabalho é reconhecido no mundo inteiro em vários setores, na psicoterapia, no trabalho de consultoria de organizações e empresas, na educação e na orientação de vida, da alma e no sentido da vida.”

Bert Hellinger.

Fonte: Página Oficial de Bert Hellinger no Brasil – www2.hellinger.com/br

Como Atuo Profissionalmente: Optamos ( o cliente e eu) pela Constelação em grupo ou individual, conforme a situação a ser olhada: uma questão ( algo que incomoda muito) a nível emocional, empresarial, financeira, de saúde ou relacionamento, e então, são colocados representantes ( figuras, bonecos ou pessoas) que “ captam” e demonstram as sensações e emoções que têm a ver com o problema.“. A forma como o cliente estrutura ( desenha) a Constelação orienta  para o que está sendo excluído dentro do sistema familiar do cliente, apontando para o que está bloqueado, provocando ou agravando o problema em questão (alguém ou um fato: segredos de família, perdas… que não está sendo visto em nosso sistema interno). ESTE É O MOMENTO SAGRADO:  abrirmos o coração para acolher esta exclusão e… amar. Não podemos forçar a cura, muito menos forçar o amor. Mas podemos nos abrir para que ela ocorra, permitindo-nos humildemente aprender aquilo que deve ser aprendido. Seja mental, emocional ou fisicamente. Por isso, mesmo que você não tenha claro o que deseja trabalhar, mas tem intenção de se abrir para o amor, e sente que tem algo lhe bloqueando – seja pensamentos repetitivos, medos, problemas físicos, perda de energia ou dificuldade de ação, você tem uma questão.

Quem pode Constelar: todos, em qualquer idade ou fase do ciclo vital ( bebês, crianças, adolescentes, adultos, melhor idade, gestante)

Este método é utilizado não somente em terapia, mas também em consultoria empresarial, financeira, pedagógica e jurídica,  facilita  a resolução de conflitos e a liberação de bloqueios energéticos que influenciam todos os tipos de relações e atividades humanas.

A base de todo trabalho são as Ordens do Amor, conceito teórico e prático de Bert Hellinger que rege a harmonia de qualquer sistema. As principais Ordens são:

1 – Pertencimento: todo membro do grupo tem o mesmo direito de pertencimento que todos os outros. Quem pertence a família:

  1. Todos os filhos, também os abortados, doados ou esquecidos. Aqui contam tanto os meio-irmãos como os irmãos inteiros.
  2. Os pais e os seus irmãos de sangue, também os abortados, doados e esquecidos.
  3. Parceiros antigos dos pais. Eles se manifestam através dos filhos da próxima relação, se eles não forem vistos como pertencentes a família e reconhecidos como tal.
  4. Os avôs. Porém sem os irmãos, havendo algumas exceções neste aspecto. Aqui contam também os antigos parceiros dos avôs.
  5. Adicionalmente – e isto é uma novidade, que só veio à tona através da Constelação Familiar – também pertencem à família todos que, através da sua morte ou da sua perda, trouxeram alguma vantagem aos membros da família. Eles assim contribuíram para a sobrevivência da família atual e os seus descendentes.
  6. Quando membros da família são culpados pela morte de alguém, as suas vítimas pertencem à família e precisam ser reconhecidas como tal.
  7. Isto também vale ao contrário.  Se, na família, há vítimas de assassinos que não pertencem à família, estes também acabam pertencendo a ela. Isso se demonstra quando membros posteriores da família os representam, se esses não forem reconhecidos. Isto significa: os membros sentem a energia assassina daqueles dentro de si, mesmo se não sabem nada deles. Na verdade todos que nós rejeitamos ou ficamos culpados em relação a eles, serão mais tarde representados por outros membros da família, pelo menos no sentimento, mas muitas vezes também no comportamento.

2 – Hierarquia temporal: o membro que veio antes tem precedência ao que veio depois ( …bisavós, avós, pais, filho mais velho, segundo filho…)

3 – Equilíbrio: existe uma necessidade do equilíbrio das trocas, do dar e receber

Qualquer movimento de não respeito a estas Ordens, gera um sentimento que Hellinger define como “peso” na consciência coletiva, e algum membro do grupo se sentirá levado, inconscientemente, a se vincular com o desajuste, até que ele seja visto, incluído. Na prática, as pessoas começam a repetir nas próprias vidas, padrões de relacionamentos difíceis, dificuldades financeiras, doenças ou acidentes recorrentes, entre diversas outras situações que se mostram cíclicas: vão e vem, por mais esforços que a pessoa faça para evitar a repetição dos mesmos problemas. Isso ocorre porque, dentro do nosso sistema, somos somente mais um elemento, e não temos poder para lutar contra uma tendência sistêmica. Porém, quando entramos em contato com a emoção, a energia negada do sistema, internamente nos harmonizamos e nos libertamos do padrão de sofrimento.

As Constelações podem ajudar as pessoas :

  •   em relacionamentos problemáticos
  •   que desejam ter um relacionamento
  • que querem se libertar dos emaranhamentos familiares
  • que estão diante de grande decisões
  •   que querem superar conflitos internos e externos
  •   que buscam o êxito profissional

ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA:

  • conflitos e golpes de destino em relacionamentos e na família
  • quando pais que se separam querem encontrar o lugar certo para os seus filhos
  • quando pessoas têm a experiência como estranhos em grupos e na família
  • quando pessoas não “podem” se permitir de serem felizes e bem-sucedidos
  • quando acontecimentos históricos colocaram um peso sobre a família
  • no caso de bullying, doenças frequentes, perda de motivação dos empregados ou
  •   quando se precisam processar relações ou acontecimentos perturbadores dentro de uma equipe antes ou depois de uma mudança estrutural dentro da empresa.

O que acontece após a Constelação? A vida segue! A constelação aponta a solução. Como o cliente deseja direcionar a situação é de acordo com a sua estrutura. Requer mudanças e inclusões. Humildade e aceitação. Amor e leveza. Franqueza e coragem. Gratidão e entrega!! …Dói, às vezes. Mas quem já constelou sabe o quanto liberta! …bem, esse é um tema interessante para o próximo encontro!

…Com o coração aberto e a Mente Organizada!!

Graziela Romani Todorovski- COREN PR 66475
Sócia Proprietária da Grazi & Cleder Terapias- Clínica de Fisioterapia e Terapias Integradas.
Enfermeira, Graduada na Universidade Estadual do Oeste do Parana- Cascavel
Formada e Atuante como Consteladora a 5 anos, no âmbito individual, familiar, sistêmica. Empresarial, Escolas e Assessoria Jurídica e Estrutural.
Espec. em Acupuntura- aperfeiçoamento em Beijing- CHINA
Terapeuta Floral
Reprogramação Biológica
PSYCH-K PRO
Thetahealing
Espec. Enfermagem do Trabalho
Espec. Docente Educação a Distância
Av Tupi 2235
46 3224-1279
WhatsApp 99105-4429- graziromani@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.