O Universo do Yoga – Por Olinda Setti

Hoje 11/11 estamos vivendo um portal para o mundo espiritual que, segundo os estudiosos do assunto é um dia de introspecção e meditação.  O número 1111 está associado a novas perspectivas de Proteção Divina e a busca pela nossa Missão de Vida, é a conexão com o Alto que se comunica dizendo que você está indo pelo caminho correto e protegido pelos seres de luz. Muitas pessoas tem buscado técnicas de meditação nesse novo século, buscando o auto conhecimento e a auto cura. Dentre várias possibilidades para estabelecermos essa conexão com nosso interior, o Yoga se apresenta como uma técnica que todos podemos praticar. A professora Olinda Setti traz para nós algumas informações sobre essa filosofia milenar.

“O Yoga é muito amplo pois envolve posturas, respiração, concentração, mantras, relaxamento e meditação. Existem muitas linhas que se diferem, mas todas com técnicas específicas de elevação da consciência.

Do vocábulo sânscrito que significa “união” é um método integral de reequilíbrio físico, mental e espiritual.

Do arquivo pessoal da Olinda.

A prática nos oferece ferramentas poderosas que nos ajudam a superar os medos, ansiedade e depressão. Melhoramos nossa saúde física e mental, nos tranquilizamos, realinhamos nossa coluna e nossa vida, reaprendendo a respirar profunda e amplamente.

A medicina, psicologia, ortopedia, e psiquiatria estão recomendando a prática de yoga para seus pacientes onde se baseiam em estudos que mostram que essa filosofia milenar é um coadjuvante importante no tratamento de doenças psicossomáticas.

Turma de Yoga (foto antes da época da pandemia)

Benefícios:

  • O yoga busca e resgata a saúde perfeita. O corpo fica mais forte, flexibilizado, alongado.
  • Exerce um profundo efeito nos sistemas respiratório, circulatório, nervoso, glandular.
  • As tensões físicas armazenadas no corpo são removidas pela ação combinada dos movimentos e respiração.
  • A coluna vertebral é realinhada e quem pratica conhece os efeitos imediatos sobre as articulações. O cansaço físico, as dores e desconforto nas costas e pescoço desaparecem.
  • A mente se acalma, a memória, concentração e o controle emocional melhoram drasticamente pois reduz os níveis de estresse.
  • A auto-observação e o autoconhecimento são também alvos da prática, pois quando se começa a observar, trabalhar e gerenciar o corpo e a mente, passa-se a conhecê-lo melhor e a entendê-lo.
Imagem da internet.

Insônia/Pressão alta/Depressão/Ansiedade:

Técnicas respiratórias específicas que atuam no sistema nervoso central apresentam resultados bastante assertivos nos casos acima citados.

Caminho Espiritual:

O Yoga é uma filosofia o qual busca manifestar o espiritual de cada ser para que ele valorize a sua vida verdadeiramente. É praticada indistintamente por todos, é universal, não se detém nas diferenças religiosas. Os ensinamentos do Yoga fortalecem o aspecto espiritual de todas as pessoas.

Quem pode fazer Yoga?

Todas as pessoas podem praticar yoga, basta respeitar e ouvir os limites do corpo e suas necessidades. Muitos procuram para melhoria da saúde e bem-estar, outros por indicação médica ou por uma busca espiritual. Existem turmas especiais que se enquadram as necessidades individuais.

A linha de yoga desenvolvida no nosso espaço é Hatha Yoga- abordagem Terapêutica.

Namastê !”

Conheça a história de vida da Olinda:

http://luribeiro.com.br/olinda-setti-uma-vida-espiritualizada-e-cheia-de-positividade/

Olinda Setti
Educadora Física e
Professora de Yoga

2 respostas para “O Universo do Yoga – Por Olinda Setti”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.