Patinho Verde: Um Projeto para Ajudar o Meio Ambiente e Pessoas!

Hoje o site abre espaço para falar sobre um assunto muito sério e importante ao meio ambiente: a reciclagem! Quantos produtos são descartados diariamente no lixo comum em nossas casas e empresas e que poderiam ser encaminhados para reciclagem, diminuindo assim o impacto de lixos tóxicos aos animais e ao ecossistema? E além disso, esse lixo reciclável ainda pode ser revertido em dinheiro para ajudar instituições beneficentes e ONGs. Foi pensando nisso que, um perfil de Instagram e uma bióloga de nossa cidade, se uniram para conscientizar e esclarecer dúvidas sobre reciclagem num projeto muito bonito chamado “Patinho Verde”. Abaixo estão todas as informações de como funciona, que tipo de material podemos separar no nosso dia a dia, onde podemos levar esse lixo e quem se beneficiará com essa arrecadação.

“O Projeto “Patinho Verde” surgiu do desejo mútuo dos responsáveis da conta de Instagram @patobranco_pr e da Bióloga Marina Penso – @bioconscientepr – em incentivar a reciclagem de produtos que ainda possuem serventia na indústria, diminuindo assim o descarte no meio ambiente, e objetivando reverter para ONGs e/ou instituições com vínculo social, que ajudem pessoas e/ou animais.

Acesse as redes sociais:

http://www.instagram.com/patobranco_pr

http://www.instagram.com/bioconscientepr

Dessa forma, procuramos conscientizar a população a recolher materiais usualmente utilizados em nossas casas e empresas – tampas plástica, buchas sintéticas e materiais de escrita/ escolares – mas que usualmente por desconhecimento, descartamos erroneamente no lixo comum.

No caso das buchas sintéticas (feita de poliuretano: um plástico da família dos termorrígidos, que tem como característica a rigidez), após sua vida útil ainda possui valor para algumas empresas. O mesmo ocorre com as tampas plásticas.

Já os instrumentos de escrita como canetas, lapiseiras, lápis, apontador, borracha e marca texto são feitos, normalmente, de plásticos, borracha, madeira e metal. Como se nota, um único objeto pode ser feito de materiais de origens diferentes, dificultando a reciclagem e separação de cada um deles, já que cada um possuem processos diferentes de reciclagem.

Mas agora temos uma boa notícia: Tudo isso pode ser reciclado! E ajudar ONGs e Instituições! Precisamos então reunir e dar os direcionamentos corretos.

Onde deixo os produtos? Todas as pessoas interessadas devem deixar os produtos em um dos nossos parceiros, que disponibilizarão uma caixa em local visível com Informativo do Projeto.

Parceiros:

– Veterinários com Amor: @vetcomamor: recolhimento de tampas plásticas, buchas sintéticas e materiais de escrita/escolar;

http://www.instagram.com/vetcomamor

– Papelaria Stampa – @papelariastampa: recolhimento de materiais de escrita/escolar;

http://www.instagram.com/papelariastampa

– Manfroi Supermercados – @manfroipb (Pato Branco, Realeza e Nova Prata do Iguaçu): recolhimento de tampas plásticas, buchas sintéticas e materiais de escrita/escolar;

http://www.instagram.com/manfroipb

– Associação de Corredores de Rua de Pato Branco – @acorpato: recolhimento de tampas plásticas.

http://www.instagram.com/acorpato

Responsável pelo recolhimento:

Em Pato Branco e Realeza (até agosto/2019): Marina – Mínimo 1 vez ao mês.

Direcionamento:

– Buchas sintéticas e materiais de escrita/escolar: enviado a TerraCycle e valores recebido enviado a ONG Viralize Sorrisos (@viralizesorrisosong);

http://www.instagram.com/viralizesorrisosong

– Tampas plásticas: APAE Pato Branco.

* Alterações ou adições sempre serão informadas.

Prestação de contas: Realizado pela Marina, em sua conta de Instagram @bioconscientepb – 1 vez por mês.

Objetivos a médio e longo prazo:

– Ampliar os tipos de produtos recolhidos,

– Ampliar o número de parceiros;

– Ampliar o número de ONGs e/ou Instituições beneficiadas.

O Projeto “Patinho Verde” recolhe especificamente quais produtos?

– Tampas plásticas: água, refrigerantes, leite, sucos, produtos de higiene e limpeza em geral, entre outros. Independente de tamanho ou cor;

– Buchas sintéticas: louça, banho, de rodos e as usadas para lavar carros. Independentemente de cor, tamanho e marca;

– Materiais de escrita/escolar: lápis (grafite), lápis colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, marca-texto, marcadores permanentes, marcadores de quadro-branco, borrachas e apontadores. Independentemente de cor, tamanho e marca.

Mas como os produtos vão ajudar ONGs e Instituições?

No caso das buchas sintéticas e materiais de escrita/escolar, serão direcionadas a empresa TerraCycle que é especializada em manufatura de materiais de difícil reciclagem. A empresa emite uma etiqueta pré-paga e o único trabalho que teremos é embalar (em caixas de papelão, separados por tipo) e realizar o envio. Após o recebimento na empresa, em até 5 semanas, o dinheiro arrecadado (R$ 0,02 por unidade) poderá ser destinado às ONGs e/ou Instituições.

http://www.terracycle.com.br

No caso das tampas plásticas, o Projeto “Patinho Verde” vai direcionar a APAE Pato Branco, que se responsabilizará em fazer todo o processo de venda e investimento dos valores arrecadados.

Como podemos ajudar?

Entregando esses materiais em um de nossos queridos PARCEIROS!!

Os PARCEIROS disponibilizarão caixas em suas unidades (identificadas com informativo do Projeto). Posteriormente será recolhido pela Marina que direcionará os produtos (buchas sintéticas e materiais de escrita/escolar) à empresa TerraCycle e finalmente, direcionará o valor arrecadado a ONG Viralize Sorrisos. No caso das tampas plásticas, a Marina entregará a APAE Pato Branco.

Então, gostou da ideia? Junte-se nós! Somos todos voluntários nessa causa. É simples, é fácil, e MELHOR: ajuda o Planeta, ajuda muitas vidas! Vamos lá? Foi dada a largada: CONTAMOS COM VOCÊ!!”

 

 REFERÊNCIAS

CANGENI, J. M., SANTOS, A. M., & NETO, S. C. (2009). Poliuretano: de Travesseiros a Preservativos, um Polimero Versátil. Química na Escola, 159-164.

ECycle. (23 de março de 2019). Fonte: ECycle:

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/57-plastico/200-o-que-fazer-com-a-esponja-de-cozinha.html

FELIX, R. A. (2007). Coleta Seletiva em Ambiente Escolar. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, 56-70.

GAVIÃO, L. O., & LIMA., G. B. (2015). Indicadores de Sustentabilidade para a Educação básica por modelagem Fuzzy. Revista Eletrônica em Gestão, E\ducação e Tecnolgia Ambiental., 274-297.

Poliuretano Clipping. (23 de março de 2019). Fonte: Poliuretano Clipping:

https://poliuretano.wordpress.com/historia-do-poliuretano/

SILVA, et all. (Maio 2015). Impactos Ambientais Referentes à não Coleta de Lixo e Reciclagem. Ciências Exatas e Tecnológicas, 63-76.

Terracycle. (23 de março de 2019) Fonte: Terracyle: https://www.terracycle.com/pt-BR.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.