Categorias:

Renata Barduco, a nossa Triatleta!

Conheci a Renata e sua história através de uma amiga em comum: a Helen Ilha e então decidi ir até sua casa para conhece-la pessoalmente e saber um pouco mais de sua vida e sua história. A Renata é uma mulher linda, simpática, focada, mas que meu passou uma calma e uma serenidade sem igual, talvez seja isso que faça ela ir tão longe, literalmente, nos seus objetivos de triatleta. A rotina dela é bem intensa, se divide entre trabalho, casa (filhas, marido e tarefas domésticas) e os super treinos para o Triatlon. Conheça um pouco mais sobre essa mulher que com certeza já é uma vencedora!

“Meu nome é Renata Barduco de Oliveira, tenho 40 anos, sou casada com Raphael Adalberto Soares com quem tenho duas filhas (Isabela de Oliveira Soares – 16 anos e Carolina de Oliveira Soares – 11 anos). Sinto-me abençoada pela linda família que tenho: um companheiro para todos os momentos e filhas amadas e encantadoras. Sou servidora pública federal, sou analista judiciária na Justiça Federal do Paraná há 14 anos e, atualmente, trabalho na Vara Federal de Pato Branco.

Renata com seu marido Raphael.

 

Durante toda minha vida gostei muito de praticar esportes. Quando criança fazia natação, balé, jogava basquete, patinava. Sempre fui muito ativa. Porém, acabei me afastando dos esportes. Primeiro, os estudos para o vestibular, a faculdade de Direito e então os estudos para ingressar na carreira jurídica. Junto com isso, o casamento, as filhas pequenas, o trabalho e os cuidados com a casa.

As filhas Carolina e Isabela.

Até que senti a necessidade de ter um momento só pra mim. Isso aconteceu alguns anos depois que me mudei para a Pato Branco, em 2010. Não tinha amigos, estava longe dos familiares e estava cansada da rotina. Então, o esporte voltou com tudo para a minha vida. Primeiro, a corrida, depois, o Triathlon. Assim, a partir 2013 comecei a participar de diversas provas de corrida de rua, inicialmente apenas para terminar as provas. Depois, tinha por objetivo, alcançar as distâncias cada vez maiores, 5km, 10 km, 21km e, enfim, os 42km da maratona, sonho que realizei em junho de 2015, na Maratona de Porto Alegre.

Então, comecei a querer melhorar os tempos nas provas, e assim, busquei um profissional de educação física que tivesse conhecimento técnico e experiência profissional no assunto. Foi então que um grande amigo me apresentou o técnico Pedro Umbelino, de Campo Mourão, já que aqui em Pato Branco, na época não havia uma assessoria esportiva voltada à corrida e esportes de Endurance.

Treinando com ele, consegui melhorar meus tempos na corrida e percebi como era possível me superar em cada treino. Foi então que me encorajei a partir para o Triathlon, esporte que sempre admirei. Com o apoio do meu treinador, que também é técnico em Triathlon com registro na CBTRI – Confederação Brasileira de Triathlon, comecei os treinos específicos para essa modalidade esportiva em fevereiro de 2016 e a participar de campeonatos estaduais, nacionais e internacionais. Dentre eles, o Campeonato Brasileiro de Duathlon que me garantiu a classificação para o Campeonato Mundial de Duathlon em agosto de 2017 em Penticton, no Canadá. Apesar da classificação para representar o Brasil no referido campeonato, não participei da prova, ainda não era o momento. Meu objetivo era o Triathlon e eu estava só começando.

Então foquei nas provas de triathlon, primeiro pelas provas mais curtas. Participei do Circuito Renault de Triathlon de Caiobá na modalidade Sprint (750m de natação, 20km de ciclismo, 5km de corrida), realizado em junho de 2016, classificando-me para a Copa do Brasil de Triathlon, que aconteceu em outubro/2016, em Vila Velha, no Espírito Santo. Em razão da pontuação obtida nestas provas, acabei sendo classificada para integrar a delegação brasileira de Triathlon para o Mundial de Triathlon – Categoria Sprint na cidade de Rotterdam, na Holanda, em setembro de 2017. Representei o Brasil na faixa etária dos 35 aos 39 anos de idade. Apesar da pouca experiência, encarei o desafio e obtive 43º lugar na prova, dentre as 70 participantes.

Ao voltar do Mundial, participei da Copa do Brasil de Sprint Triathlon – Manaus/AM em outubro/2017, conseguindo o 4º lugar na minha faixa etária. Os resultados obtidos garantiram minha classificação para o Mundial de Triathlon – Categorias Sprint e Standard que acontecerá na cidade de Gold Coast, na Austrália, nos dias 12 a 16 de setembro de 2018.

Venho diariamente realizando meus treinos (corrida, ciclismo e natação), objetivando assim representar meu país da melhor forma possível e almejando obter um melhor resultado este ano. Antes do Mundial, tenho um grande desafio pela frente. Fui desafiada pelo técnico Pedro Umbelino a participar do IronMan Florianópolis, prova de Triathlon que acontece nas distâncias de 3.900m de natação, 190 km de ciclismo e 42 km de corrida. Como adoro desafios, não podia deixar de aceitar a proposta. E então, desde novembro de 2017, venho treinando para essa prova de respeito.

Como parte dessa preparação, participei do IronMan 70.3 Punta Del Leste – Uruguai realizado em novembro/2017 (prova nas distâncias de 1.900m de natação, 80 km de ciclismo, 21 km de corrida), conseguindo concluir a prova com um ótimo tempo: 5 horas e 27 minutos.

Além disso, participei da SESC Triathlon Caiobá na distância olímpica (1.500m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida) e do Desafio Fuga das Marinas (distâncias 2000m de natação, 78 km ciclismo e 14,5 km de corrida), prova duríssima que é realizada em Cascavel, apenas para atletas convidados, que foi concluída apenas por metade dos participantes, sendo que fui um deles, alcançando o 5º lugar geral feminino.

Com a equipe.

Realizadas estas provas preparatórias, agora os treinos continuam e estão na reta final para o grande dia, o IronMan Florianópolis. Ainda bem que conto com o apoio incondicional do meu marido, dos meus companheiros da equipe PRÓUMB e de alguns parceiros que me dão condições mínimas para realizar meus treinos, especialmente, os de natação. Hoje conto com o apoio da FADEP e da Planta Garden para realizar esses treinos fundamentais para minha preparação.

Os treinos não são fáceis, são bem intensos e muitas vezes são realizados dois treinos por dia, além de musculação. Também são necessários tratamentos complementares como fisioterapia e acompanhado nutricional pra suportar uma prova tão dura com previsão de duração de 10 a 11 horas de atividade física intensa ininterrupta.

Manter uma rotina de treinos, família, trabalho e afazeres domésticos não é nada fácil. Mas isso é o que me motiva. Saber que sou capaz, que tenho perseverança, disciplina e garra pra atingir os meus objetivos. E é isso que me define. O Triathlon me motiva a ser uma pessoa melhor, uso ele não apenas para me exercitar, mas pra levar toda essa minha determinação para o âmbito familiar e para o trabalho.

Mas isso não é só. O esporte me faz tão bem que achei que seria egoísmo não dividir essa minha história com outras pessoas, especialmente, as mulheres. Cada treino que faço mostro para mim mesma o quanto sou forte, não só fisicamente, mas emocionalmente. Horas de treino, sob sol forte, sob chuva, cansada não é pra qualquer um. Foi aí que me dei conta da importância do que tenho feito e resolvi contar um pouco do que faço para poder incentivar as mulheres e mostrar o quanto somos fortes!!!!

Abaixo faço um relato das minhas principais conquistas no triathlon/duathlon e meus próximos objetivos/desafios:

  • – 4º Desafio Fuga das Marinas Triathlon– Cascavel/PR (2018) – 5º lugar geral
  • – SESC Triathlon Caiobá 30ª Edição (2018) – 10º lugar na Distância Olímpica Amadora;
  • – Duathlon Jardim Botânico de Curitiba (2018) – 1º lugar na faixa etária;
  • – IronMan 70.3 Punta Del Leste – Uruguai (11/2017) – 9º lugar na faixa etária e 35º lugar geral;
  • – Copa do Brasil de Sprint Triathlon – Manaus/AM (10/2017) – 4º lugar na faixa etária 35/39;
  • – Campeonato Mundial de Triathlon – Holanda (09/2017) – 42º lugar na categoria 35/39 anos;
  • – Circuito Renault de Triathlon Olímpico de Caiobá – Inverno (07/2017) – 2º lugar na categoria sprint 35/39 anos;
  • – Circuito Heróis do Triathlon de Guaratuba – Verão e Outono (02/2017 e 04/2017) – 1º lugar na categoria olímpica 35/39 anos;
  • – Duathlon Jardim Botânico de Curitiba – (01/2017) – 3º lugar geral;
  • – Copa do Brasil de Sprint Triathlon – Vila Velha/ES (10/2016) – 7º lugar na categoria 35/39 anos;
  • – Circuito Renault de Triathlon Olímpico de Caiobá – Inverno (07/2016) – 2º lugar categoria 35/39 anos;
  • – Campeonato Brasileiro de Duathlon – Porto Alegre/RS (04/2016) – 3º lugar categoria 35/39 anos.

– Objetivos para o ano de 2018:

  • – Ironman Brasil Florianópolis – Que acontecerá em 27/05/2018;
  • – Copa Triathlon Brasil – Etapa Sul – Caiobá – Sprint (classificatória para a Copa do Brasil de Triathlon), em 30/07/2018;
  • – Mundial de Triathlon – Categorias Sprint e Standard que acontecerá na cidade de Gold Coast, na Austrália, nos dias 12 a 16 de setembro de 2018. Representarei o Brasil na faixa etária dos 35 aos 39 anos de idade (http://www.cbtri.org.br/convocacao_sprint2018.pdf; http://www.cbtri.org.br/convocacao_standard2018.pdf);
  • – Mundial Multisport World Championships Festival – Categoria Duathlon 35-39 anos, que acontecerá na cidade Fyn, na Dinamarca, nos dias 06 a 14 de julho de 2018 (http://www.cbtri.org.br/MundialdeDuathlon2018.pdf);
  • – Copa Triathlon Brasil – Grande Final – Brasília Sprint – (classificatória para o Mundial de 2019 na distância sprint), em 03/11/2018;
  • – Campeonato Brasileiro de Triathlon – Rio de Janeiro – Distância Olímpica (classificatória para o Mundial de 2019 na distância olímpica), em 18/11/2018.”

 

Renata Barduco de Oliveira

renatabarduco@hotmail.com

3 comentários em “Renata Barduco, a nossa Triatleta!

  1. Mto boa essa matéria lu, relatando a história dessa tri atleta Renato. Que maravilha . Isso tudo nos mulheres podemos conquistar mta coisa basta querer e ter força de vontade, independente do que for ne? Mesmo sendo mãe,dna de casa.qualquer idade a gente consegue. Parabéns por esse site mha linda.adorei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.