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Sala Altas Habilidades/Superdotação

Você sabia que na cidade de Pato Branco, no Colégio La Salle, tem uma sala especial para desenvolver e acompanhar alunos superdotados? Na matéria de hoje a professora Eliane Rozin explica como funcionam essas atividades, como identificar crianças com superdotação e também mostra um pouco dessas atividades através das fotos dos alunos. (todas as fotos foram autorizadas pelos pais).

O que é Altas Habilidades/Superdotação – AHSD

Alunos com Altas Habilidades/ Superdotação, são aqueles que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes e capacidade psicomotora. (SEESP/MEC, 1994).

Alunos do desenho.

Altas Habilidades/Superdotação caracteriza-se pela elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciadas pelo alto desempenho nas diversas áreas de atividade. Contudo, é preciso que haja constância de tais aptidões ao longo do tempo, além de expressivo nível de desempenho. Registram-se, em muitos casos, a precocidade no aparecimento das habilidades e a resistência dos indivíduos aos obstáculos e frustrações, existentes em seu desenvolvimento. (MEC, Superdotação e Talento – p. 35).

Nem todos os indivíduos superdotados, com altas habilidades ou talentosos possuem as mesmas características e habilidades. Cada um tem seu perfil próprio, com potenciais diferentes e uma trajetória singular de realização.

Tipos de Superdotação:

Intelectual: apresenta flexibilidade, independência e fluência de pensamento, produção intelectual, julgamento crítico e habilidade para resolver problemas.

Social: revela capacidade de liderança, sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, poder de persuasão e influência no grupo.

Acadêmico: capacidade de atenção, concentração, memória, interesse e motivação pelas tarefas acadêmicas e capacidade de produção.

Psicocinestésico: se destaca por sua habilidade e interesse por atividades físicas e psicomotoras, agilidade, força e resistência, controle e coordenação motora.

Talentos Especiais: pode se destacar nas artes plásticas, musicais, literárias e dramáticas, revelando capacidade especial e alto desempenho em tais atividades.

Criativo: capacidade de encontrar soluções diferentes e inovadoras, facilidade de autoexpressão, fluência, originalidade e flexibilidade.

Aulas de música em parceira com Instituto Prosdócimo Guerra.

Os primeiros indícios da SUPERDOTAÇÃO caracterizam-se por:

  1. Presença de precocidade nos primeiros anos de vida;
  2. Indícios de estilo pessoal de aprendizagem;
  3. Desempenho acima da média;
  4. Diferenças em processos rotineiros e comuns;
  5. Velocidade e ritmo de aprendizagem própria;
  6. Alto grau de concentração, de interesse e de envolvimento com a tarefa.
Campeão 2017 e 2018 do Festival de Poesias do Colégio La Salle.

Esses alunos são de fato superdotados? Como chegar a este diagnóstico?

Segundo a OMS-Organização Mundial de Saúde, estudos estatísticos indicam que aproximadamente 3 a 5% da população apresentam potencial acima da média estimada, em diversos contextos sociais.

A identificação do aluno requer a realização de uma sequência de procedimentos, incluindo etapas bem definidas e instrumentos apropriados, formando uma combinação entre avaliação formal e observação estruturada. É importante que a identificação seja um processo contínuo que envolve diversas fontes de informações como professores, colegas e familiares e, que seja realizada por profissionais competentes e por especialistas no assunto.

O professor desempenha um papel significativo nesse processo, pois ele observa o aluno em sua sala de aula e, através dessa observação, faz a indicação dos mesmos se apresentarem características de AHSD para compor a avaliação mais global.

Aulas de construção de jogos e raciocínio lógico.

O professor em sala de aula pode identificar algumas características, que são peculiares aos alunos com AHSD, sendo evidenciadas ou não ao mesmo tempo, tais como:

  • Intensidade, profundidade e frequência na execução de atividades;
  • Seletividade quanto às atividades de seu interesse;
  • Habilidades específicas com alto desempenho em uma ou várias áreas, como artes plásticas, musicais, cênicas e psicomotoras;
  • Forma original em resolver e lidar com problemas ou na formulação de respostas;
  • Desenvolvimento qualitativamente elevado nas atividades escolares;
  • Curiosidade intelectual e atitude inquisitiva, com investigação de como e o porquê das coisas;
  • Resistência em aceitar perdas e em seguir regras;
  • Maturidade e rigidez na autoavaliação;
  • Expressão clara e coerente do pensamento;
  • Uso erudito ao verbalizar;
  • Senso de humor perspicaz;
  • Facilidade na aprendizagem, caracterizada por apropriação rápida de conceitos e conteúdos;
  • Impaciência com atividades rotineiras e repetitivas;
  • Negligência o que considera superficial;
  • Uso de persuasão ao expor suas ideias e pontos de vista;
  • Perfeccionista nas atividades por ele selecionados.
Aulas de robótica.

O aluno é indicado para avaliação e participação em programas especiais existentes quando são observados, em sala de aula, suas habilidades, talentos, envolvimento com a tarefa e criatividade. Quando chega às mãos do professor que coordena a sala, é preciso encontrar formas de adaptar os materiais às habilidades que o aluno possui. Para isso, são usadas diversas ferramentas que variam desde jogos até projetos acadêmicos, em parceria com outras instituições de ensino e com a comunidade.

Por que da iniciativa de uma Sala de Recursos para AHSD?

A sala de recursos AHSD caracteriza-se como um serviço de atendimento, de natureza pedagógica, conduzido por professor especializado, que suplementa o atendimento educacional realizado em classes comuns da rede regular de ensino. A proposta para este atendimento visa enriquecimento curricular através do desenvolvimento de projetos ou atividades que propiciem ao aluno superdotado ampliar seus conhecimentos, aprimorar suas habilidades e, quando possível, especializar-se nas áreas em que apresenta maior habilidade e interesse.

O Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional, cumprindo a política pública, oferta aos alunos com AHSD os seguintes atendimentos educacionais especializados, no ensino regular:

  • Além do currículo previsto para série do aluno, poderá ser realizado enriquecimento e/ou aprofundamento curricular e, quando necessário, a aceleração para conclusão de escolaridade em menor tempo;
  • Sala de Recursos AHSD é um serviço de apoio especializado de natureza pedagógica, que suplementa o atendimento educacional realizado nas classes comuns do ensino fundamental, em contra turno.
Aulas de teatro.

 Quando iniciou a sala AHSD no colégio La Salle?

Na cidade Pato Branco é a única, atende no período da manhã e da tarde. O Núcleo Regional de Educação de Pato Branco abrange 15 municípios do Sudoeste do Paraná, e existem cinco salas em funcionamento: duas no La Salle, uma em Itapejara d´Oeste, uma em Palmas e uma em Coronel Vivida.

A data de autorização de funcionamento da sala de AHSD em Pato Branco foi no ano de 2012 (Manhã: 27/09/2012 e tarde: 19/11/2012).

Aula de canto e voz.

Que tipo de atividades são feitas nessa sala?

A sala comandada pela professora Eliane Maria Rozin (manhã) no Colégio Estadual La Salle, atualmente atende todo o público da rede estadual de ensino de Pato Branco, recebendo alunos das escolas estaduais do município, tanto do ensino fundamental como do ensino médio.

Na sala, os alunos desenvolvem vários projetos que tentam se adaptar às necessidades e às curiosidades de conhecimento que os alunos possuem: a oficina de teatro e dança que trabalha as habilidades artísticas e a comunicação social, a oficina de raciocínio lógico e robótica buscando trabalhar inovações e a criatividade aliadas à tecnologia, a oficina de artes visuais que contempla pintura em tela e desenho com aprimoramento de técnicas, a oficina de música com estilos musicais e instrumentos, entre outras.

As iniciativas são incentivadas pela escola e sempre buscando parcerias com empresas e órgãos públicos. No espaço da escola, nos adaptamos às necessidades de cada aluno e a metodologia contempla as altas habilidades pelas áreas de conhecimento.

Quais são os benefícios para esses alunos?

A construção do vinculo efetivo com a família e o aluno é o primeiro passo para o sucesso da sala, pois o aluno com altas habilidades precisam confiar no professor, conhecer, depositar uma intimidade no processo de aproximação e confiança.

Em contrapartida o professor tem que se dispor a trabalhar com esse público, respeitar e reconhecer o potencial e capacidade na construção de um desenvolvimento voltado para o aprendizado que às vezes pode ser ambíguo, alguns desenvolvidos exageradamente em uma área e subdesenvolvidos em outras com problemas de adaptação ao meio e relações sociais e interpessoais.

Para ser professor de sala AHSD é necessário possuir formação específica, exercer o papel como alguém potencialmente necessário na trajetória do desenvolvimento do aluno no contexto escolar e na vida social. Para tanto é preciso superar a falta de informação e de mitos presentes na sociedade, reconhecer e incentivar o potencial deste aluno e permitir que desenvolva da melhor maneira suas capacidades.

Eliane Maria Rozin

Professora SEED/PR

Bacharel e licenciatura em Geografia/UNIOESTE

Licenciatura em Pedagogia/UNINTER

Especialista no ensino de Geografia/UNINTER

Especialista em Sociologia e Filosofia/Faculdade EFICAZ

Especialista em Educação Especial; Atendimento às necessidades especiais      (ESAP)

Mestranda em Educação 2017/2018 (UNIOESTE)

 

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