Tapioca: Do Bem ou do Mal?

Nesse domingo vamos falar sobre saúde e nutrição, e o tema da vez é a famosa Tapioca que virou febre entre as pessoas que querem levar uma vida saudável e equilibrada. Mas, afinal, a tapioca é do bem ou do mal? Para responder essa pergunta de uma maneira prática e objetiva convidei a Nutricionista Indiomara Baratto que traz essas informações:

“Eu diria que os dois!

Para aquelas pessoas que seguem um plano alimentar elaborado, apresentam gasto energético diário elevado, metabolismo acelerado, apresentam baixa resistência à insulina, apresentam um consumo maior de carboidrato, ela pode ser considerada do “bem”.

Por outro, lado para aquelas pessoas que buscam emagrecimento, mudança de composição corporal e apresentam resistência à insulina ela poder ser sim, do “mal”. Digo do “mal” porque existem outras fontes de carboidrato que apresentam mais nutrientes em sua composição.

A tapioca deve ser consumida de forma consciente e equilibrada para não trazer problemas a dieta.

Vale ressaltar que a tapioca é rica em carboidratos simples, ou seja, o açúcar é absorvido rapidamente pelo organismo. Então para deixar ela mais saudável e funcional basta adicionar alimentos ricos em fibras à sua massa, para isso podemos utilizar chia e linhaça trituradas.

E no recheio vale abusar de fontes proteicas como ovos e frango e para os vegetarianos vale a pena investir em cogumelos e brócolis e podemos assim reduzir o índice glicêmico da tapioca e melhorar seu valor nutricional.

Dependendo do seu objetivo e plano alimentar você pode sim consumi-la, mas é sempre ideal buscar a ajuda de um profissional Nutricionista. Nós sabemos qual a melhor dieta/plano alimentar para você, a individualidade nutricional é a forma mais inteligente de se obter sucesso.”

Indiomara Baratto
Nutricionista – CRN/8 3389
Docente do Curso de Nutrição – FADEP
Especialista em Nutrição Clínica – UFPR
Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Obstetrícia – EPM/UNIFESP
Integrante da Equipe de Pré Natal da Casa de Saúde da Mulher – Departamento de Obstetrícia da EPM/UNIFESP
Pós Graduanda em nível de Doutorado em Obstetrícia – EPM/UNIFESP

Uma resposta para “Tapioca: Do Bem ou do Mal?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.