
Sua fama começou em 1498 quando Vasco da Gama descobriu a rota marítima da Europa à Índia. Na época as especiarias indianas eram extremamente valorizadas na Europa, principalmente porque devido às más condições de armazenamento dos alimentos, estes tinham odores e sabores desagradáveis, então as especiarias mascaravam o sabor ruim dos alimentos.
As especiarias nada mais são do que temperos usados rotineiramente na cozinha da Índia, como açafrão, pimenta, gengibre, coentro, cominho, ervas, entre outros.
Temperos que fazem da cozinha indiana muito colorida, aromática e saborosa.
Um termo muito usado é “Massala” que nada mais é do que uma mistura de temperos. Cada família ou região tem o seu. Garan Massala é o mais famoso. Você pode fazer o seu Massala de acordo com o que você gosta mais.
Outra característica é a ausência da carne bovina, já que na Índia este animal é sagrado e pelo mesmo motivo encontramos nessa cozinha muitos derivados do leite.
O arroz Basmati é acompanhamento para quase tudo assim como o pão Naan.
Para quem quiser se aventurar nesse mundo de aromas e sabores, existem alguns restaurantes típicos no Brasil, destaco o Swadish em Curitiba e o Indian Lounge em Foz do Iguaçu. Fazer em casa também é possível, existem muitas receitas na internet, mas se prepare para deixar sua casa extremamente perfumada, quase uma viagem.

Abaixo segue uma receita muito fácil para fazer em casa: Panner Tikka!
Panner Tikka
Ingredientes:
500 g ricota em cubos
1 Pimentão Vermelho em pedaços grandes
1 Cebola Roxa em pedaços grandes
2 copos de iogurte natural
1 colher sopa chili em pó
1 colher sopa açafrão
1 colher sopa erva doce
1 colher sopa de alho amassado
1 colher sopa gengibre amassado
Suco de 1 limão
Sal
Preparo
Misture todos os ingredientes e deixe marinando por uma hora. Faça espetinhos alternando cebola, pimentão e ricota. Remova o excesso de iogurte. Grelhe na manteiga Ghee de todos os lados.

Deu água na boca