Hoje comemoramos o aniversário de uma das pessoas mais importantes para a história da cidade de Pato Branco: Frei Policarpo. Ele é importante tanto para a fé do nosso povo, quanto para a cultura, para a comunicação, o desenvolvimento e o progresso da cidade e região. Trago um pouco de sua história como uma forma de homenagem a essa pessoa tão sabia, santa, inteligente e caridosa. Com a ajuda da Jornalista Marilena Chociai, que desenvolveu um blog para contar tudo sobre o Frei, compartilho um pouco da vida desse santo homem em texto e imagens. Como a vida dele é rica em histórias, informações, “causos” ficaria muito difícil tentar resumir por aqui. Então, para quem quiser saber fatos históricos e curiosos sobre a vida do Frei Policarpo, acesse o link abaixo:
https://freipolicarpoberri.blogspot.com/
“Em 1924, um domingo, 13 de julho, nascia em Rodeio, Santa Catarina, um menino. Na expressão de Dona Melânia, sua mãe: “Dio Mio, É um bambino! Che bello!”

Inácio Berri, hoje, Frei Policarpo, agraciado pela abundância da graça divina e genialidade intelectual no mundo da música. Anda pelas ruas da cidade irradiando amor e humildade, gosta dos animais, de pedir que as pragas deixem as plantações.

É um Francisco de Assis nas ruas de Pato Branco.
O órgão de tubos da Matriz, um dos poucos no Brasil, a Rádio Colméia, a TV Sudoeste, são frutos materiais desse servo de Deus que diz: “Não se pode ficar pensando, é preciso agir rápido, é preciso ir buscar.”

Idealizou um canal de televisão, numa cidade pequena e o concretizou, sendo a primeira da Igreja no interior do Brasil. Pato Branco deve a esse homem não só os caminhos da Fé, mas também os do Progresso. Benditas as mãos que sabem distribuir gratuitamente a Benção de Deus, que sabem acalmar e curar as feridas do corpo e da alma.

Abençoado o homem que se levanta de madrugada, caminha pelas ruas, distribuindo bondade, amor e fé, visitando os hospitais. Com certeza, os nossos médicos presenciaram curas que não conseguiram explicar. Como bem disse um obstetra de Pato Branco: “Isto é inexplicável!”
Frei Policarpo ,uma bênção para Pato Branco.(…)” Fonte: ALAP – Associação de Letras e Artes de Pato Branco.




Obrigado pela homenagem a esse são Francisco , da região. Esse é sto mesmo em vida . Por onde passa irradia amor humildade ama os animais. Eu fico emocionada com a história de vida dele. Pq na mha família presenciei milagres .Deus continue derramando bênçãos sobre esse.Sto e lhes dê mtos anos de vida pra continuar fazendo o bem pras pessoas que precisam. Obrigado pelo presente dessa matéria sobre o nosso frei.
Muito honrosa a homenagem para Frei Policarpo, uma pessoa santa, humilde de qualidades inexplicáveis, sempre abençoando a todas as pessoas que o procuram, e acontecem milagres mesmo tenho testemunho destes fatos, quem morou em Pato Branco jamais esquecerá de Frei Policarpo , fico emocionada com sua história .
Obrigada Irene querida por acompanhar o meu trabalho. Ele merece todo carinho, respeito e reconhecimento por tanto que já ajudou a nossa cidade e as pessoas.