Adalberto Branco: 80 anos de vida, dedicação e amor ao ramo farmacêutico!

Hoje, 27/06/19, é uma data especial para Pato Branco porque um cidadão muito importante para a nossa história completa 80 anos de vida! O Sr. Adalberto Fernando Branco, proprietário da Farmácia Santo Antônio, uma empresa que no ano passado completou 70 anos de existência e que, com certeza, foi fundamental no desenvolvimento da nossa cidade e nos cuidados com a população. A história dos dois se funde… em muitos momentos parecem ser uma coisa só, e hoje resgataremos um pouco da trajetória da pessoa e da empresa… O Sr. Adalberto nasceu em Pato Branco, filho de pioneiros de nossa cidade, o seu nascimento foi através de uma parteira e a casa da família era onde hoje é a Loja MM, bem no centro próximo à praça Getúlio Vargas. Adaberto é casado com a Sra. Rosa Maria Mello da Silva. E tem 4 filhos Fernando, Álvaro, Manoel e Ricardo.

Sr Adalberto em entrevista na década de 80.

Em 1948 a farmácia abria suas portas sob a responsabilidade do então proprietário Antônio Pilar Cardoso, conhecido como “Tota” e com o nome de Farmácia Santa Leocádia, nessa época o Sr Adalberto já era funcionário da empresa com apenas 11 anos de idade. Logo após, a farmácia passou a ser propriedade de Douglas Cardoso (Dudu) onde eram comercializados medicamentos industrializados e também os manipulados, porém durante muitos anos a farmácia trabalhou somente com medicamentos alopáticos retomando os manipulados na década de 90.

Em 1971, o Sr Adalberto assume como proprietário e muda o nome para Farmácia Santo Antônio, uma das mais conceituadas farmácias da cidade, recomendada pelos médicos da cidade e região pela confiança dos medicamentos e pelo atendimento zeloso com os clientes.

Com a esposa, Dona Rosa.

Naquela época muito eram os desafios enfrentados para manter o negócio funcionando como me contou o Sr Adalberto. “Passamos por fases de escassez de remédios, algumas vezes devido à economia e à política, outras vezes porque alguns dos principais laboratórios fecharam suas fábricas no Brasil. Além disso, nesse tempo não existiam compras on-line como existe hoje e que no outro dia o pedido já está nas prateleiras para vender. Era preciso esperar a visita do “viajante” que vinha uma vez por mês da capital, ficava durante 1 semana na nossa região e somente quando chegava novamente em Curitiba, por exemplo, é que “tirava” o pedido, gerando uma demora de uns 30 dias para receber o produto. Então para poder ter um estoque que atendesse a demanda dos clientes nesse período, era preciso fazer um investimento maior para garantir também um estoque maior.

Os filhos: Fernando, Ricardo, Manoel e Alvaro.

O atendimento também era algo bem diferenciado do que vemos hoje, isso porque as farmácias trabalhavam em horário comercial normal, mas se revezavam no chamado plantão. Durante 1 semana uma das farmácias (que eram poucas) ficava de sobre aviso para atender clientes fora do horário de funcionamento normal, era de sábado a sábado. Como eu tinha muita preocupação e cuidado com o cliente/paciente e queria que o medicamento realmente fosse eficaz, muitas vezes até dormi na casa do paciente para administrar melhor os remédios, principalmente quando o mesmo precisava de antibiótico injetável, de 3 em 3 horas… era preciso me manter acordado praticamente a noite toda para que os resultados fossem efetivos. Além disso, não tínhamos material descartável de seringa e agulhas com temos hoje. Nós tínhamos um “kit” de injetável e que era preciso esterilizar toda vez que usasse.” Relembra o Sr. Adalberto.

Feliz com parte dos netos.

Hoje os desafios são outros, pois conforme a cidade foi crescendo a concorrência também aumentou e as opções de horários foram ficando diferentes. Atualmente a grande maioria das farmácias tem atendimento estendido, trabalhando até mais tarde e nos finais de semana. Mas, para o Sr. Adalberto isso não foi problema, mesmo sendo mais cansativo ele consegue manter sua loja aberta até mais tarde, e também trabalha nos fins de semana, priorizando sempre um atendimento mais próximo com o cliente, não apenas entregando o que está na receita. Existe um carinho por trás de cada atendimento: como usar, quais são os melhores horários, se existem interações medicamentosas com outros remédios, além de parar para ouvir o cliente.

A loja matriz, esquina da Avenida Tupi com a Ibiporã.

E foi com muito trabalho que a farmácia Santo Antônio foi crescendo e expandindo sua gama de produtos e serviços. Em um dos pontos comerciais mais conhecidos da cidade continua ali firme e forte, mas novas lojas foram inaugurando devido ao trabalho honesto e intenso. Nos anos 90 o Sr Adalberto contou com o apoio do filho Alvaro e da nora Cristiane, recém formados em Farmácia voltaram para Pato Branco para ajudar no trabalho da família e assim ampliaram os produtos e serviços da farmácia que agora também contava com a opção de medicamentos manipulados.

A loja da Rua Pedro Ramires de Mello, que já está com a nova logo.

Em 2003 foi inaugurada a primeira loja exclusiva de manipulados: Santo Antônio Farmácia e Manipulação, localizada próxima ao hospital Policlínica. Em 2013 mais uma loja da família Branco abre suas portas, dessa vez no Centro Médico Silvio Vidal, próximo ao Hospital São Lucas. As farmácias magistrais no Brasil são consideradas referências no mundo todo e hoje em dia elas tem uma participação de + ou – 10% no mercado farmacêutico em geral. Atualmente as empresas da família são administradas pelo Sr. Adalberto e pelo filho Alvaro e conta com uma equipe de excelentes profissionais que unem tradição e tecnologia, tudo para garantir a qualidade dos produtos e também no atendimento que tem clientes fiéis há 70 anos!

A loja da Rua Silvio Vidal.

E nas lojas da família Branco existe uma atenção especial para os medicamentos manipulados, pois as farmácias de manipulação desempenham atualmente um papel fundamental na saúde da população, isso porque os medicamentos previnem, melhoram ou curam os sintomas de inúmeras doenças quando são prescritos, aviados e utilizados de maneira correta. Esses medicamentos possuem vários benefícios:

 

Um Tratamento sob medida

Uma das maiores vantagens é que o medicamento manipulado permite um tratamento de acordo com as necessidades e o organismo de cada pessoa. O médico pode prescrever uma receita personalizada, com os ativos e as concentrações mais adequadas à situação.

Além disso, há a possibilidade de produção em diferentes formas, como cápsulas, shakes, cremes, pomadas, sachês, gotas, entre outros. Isso facilita a vida do paciente que tem alguma preferência ou até mesmo dificuldade na hora do consumo.

Manipulados são, no geral, indicados para todos tipos de pacientes, mas podem ser especialmente benéficos para bebês, idosos e animais, pois se adequam às limitações de cada um quanto à administração do medicamento.

Eficácia

O medicamento manipulado é tão eficaz quanto o industrializado, pois é produzido com os mesmos princípios ativos que a indústria utiliza. A diferença entre eles é a de que os medicamentos industrializados são produzidos em larga escala, utilizando-se dosagem e concentração padrão; já os medicamentos manipulados são produzidos sob demanda, para apenas um paciente e têm sua dosagem ou concentração preparadas de acordo com a prescrição.

Vantagens de manipular medicamentos

  • Baixo custo: o preço do medicamento manipulado pode ser mais baixo do que o industrializado. Faça orçamentos.
  • Fórmulas seguras: As matérias-primas usadas nas farmácias de manipulação sempre são entregues acompanhadas por um laudo de análise do fabricante e são testadas nos laboratórios de controle de qualidade das próprias farmácias. Isso ajuda a garantir fórmulas seguras.
  • Adaptação da forma farmacêutica: o manipulado pode vir em diversas formas. Se o paciente tem dificuldade para engolir um medicamento industrializado que só existe na forma de comprimido, na farmácia de manipulação ele poderá ser desenvolvido em líquido, por exemplo.
  • Rótulo: o manipulado tem rótulos personalizados, com dados do paciente e do medicamento. Isso evita o risco de ser trocado ou de ser tomado por outra pessoa.

E com toda a experiência na vida pessoal e profissional o Sr. Adalberto nos deixou uma mensagem no alto dos seus 80 anos: “Para se chegar longe é preciso trabalhar muito, uma vida toda se for preciso. Ter um atendimento cordial e compromisso com o cliente. Ter dedicação, perseverança e, principalmente, honestidade.”

Acompanhe o trabalho das Farmácias Santo Antônio nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/stoantoniomanipulacao

Instagram: http://www.instagram.com/santoantonio.manipulacoes

 

 

 

Uma resposta para “Adalberto Branco: 80 anos de vida, dedicação e amor ao ramo farmacêutico!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.