Categorias:

A História do Colégio Estadual La Salle de Pato Branco

É com muita felicidade que hoje faço a estreia da coluna de histórias de empresas/instituições no meu site. E para mim é uma honra poder contar a história desse colégio que em 2017 completa 50 anos em Pato Branco. O Colégio La Salle sempre foi referência na qualidade de ensino e marcou pessoas e gerações. Eu estudei lá na década de 90 quando fiz o então 2º Grau, e tenho lembranças lindas de amigos e professores. Acompanhe um pouquinho dessa história contada pela direção do colégio:

Foto do Colégio na década de 80.

“Em março de 1965, o então vigário da Paróquia São Pedro Apóstolo de Pato Branco, Frei Sérgio Hillesheim, preocupado com a formação humana e cultural dos jovens desta cidade, enviou missiva à Associação dos Educadores Lassalistas, para auxiliarem a Paróquia na árdua missão de construir o Reino de Deus através da educação. Após vários contatos, em 1966 começa a construção de um estabelecimento, que, a princípio, atenderia apenas rapazes, já que havia em Pato Branco uma congregação de irmãs para atender as moças.

Em 1967, começavam as aulas no Ginásio La Salle, sob a égide de São João Batista de La Salle, fundador dos Irmãos Lassalistas, funcionando como escola particular até 1970. Nesse mesmo ano, em atendimento às inúmeras solicitações dos pais, o Governo do Estado do Paraná aceitou fazer o convênio, transformando o Gínásio La Salle em Ginásio Estadual La Salle, concretizando assim  o desejo dos pais, em ter  um ensino gratuito e de qualidade, que funcionou a partir de 1971.

O ensino noturno iniciou em 1972 e a liberação das séries do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) aconteceu em 1988, sendo municipalizado em 2000. O almejado 2º Grau, hoje Ensino Médio, foi implantado em 1991.

Em 1999, aventou-se a possibilidade de fechamento do Colégio Estadual La Salle, porém uma grande mobilização de pais, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral, fez com que isso não acontecesse, dando a chance do colégio comemorar 50 anos em plena atividade.

Atualmente o Colégio Estadual La Salle é mantido pela Secretaria  Estadual de Educação do   Paraná, conta com 800 alunos, 89 professores e funcionários e oferta  Ensino Fundamental e Médio.

Como diferencial educativo, propicia projetos como PAJULA (Pastoral da Juventude Lassalista), Sala de Apoio, Sala de Recurso Multifuncional, Sala de Recurso/Altas Habilidades, CELEM/Espanhol (Centro de Línguas Estrangeiras Modermas), PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e voleibol, atividades  que contribuem para o ensino-aprendizagem e desenvolvimento integral do educando.

 

Outro aspecto que chama atenção são os ótimos resultados que os alunos têm obtido no Enem além do visível acréscimo no Ideb do colégio, resultado de um trabalho constante e diferenciado de todos os envolvidos no processo.

Não menos importante, é desenvolver nos estudantes  o espírito esportivo e coletivo e a valorização da nossa cultura. Para tanto, o colégio oferece, anualmente  as Lassalíadas, o Concurso de Poesias, a Festa Julina e o Show de Talentos, atividades  que proporcionam conhecimento e integração entre alunos, professores e funcionários.

Finalmente, os educadores primam pela construção do conhecimento com competência  e desenvolvem seu trabalho nos princípios da educação lassalista:

“Educar com firmeza de pai e ternura de mãe.”

E para fechar com chave de ouro as comemorações dos 50 anos do colégio, no dia 07 de outubro acontecerá um grande evento no Clube Pinheiros a partir das 20h. Será um festa linda e toda a comunidade está convidada a participar. Terá um bolo em cada mesa (conforme a foto), banda com alunos e ex alunos, poesias, homenagens e muito mais! Os ingressos estão sendo vendidos na escola, na Panificadora Itália e na Letra Café.

4 comentários em “A História do Colégio Estadual La Salle de Pato Branco

  1. Nossa que lindo. Até fiquei emocionada com a homenagem do colégio LÁ SALLE eu fiz o ginásio lá. Era mto bom na época era o irmão Ulbano o diretor,era bom demais.tudo diferente nos interagirmos em tudo nos estudos nas brincadeiras não tinha celular tudo coisas sadias e o aprendizado mto bom. Fui mto feliz. Agradeço a essa.homengem, bom demais voltar no tempo

  2. Que orgulho saber que faço parte dessa história! Do fundamental ao médio, conheci muitas pessoas e vivi experiências maravilhosas. Essa escola morará sempre em meu coração. Parabéns La Salle!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.