Categorias:

Xeque-Mate: Aposte no Xadrez!

Uma das tendências para o Outono/Inverno 2023 é uma estampa que já foi muito usada, já foi deixada de lado por algum tempo, mas o fato é que ela é atemporal, já fez história, já participou de muitas cenas da moda, da música, do cinema e agora ela volta com tudo: o XADREZ! E o melhor é que o xadrez volta em várias versões. Houve um tempo que somente um estilo de xadrez era moda daquela estação, mas agora ele pode tudo: desde composições em conjuntos “full xadrez”, assim com peças compondo looks, em variações de cores e padronagens. Vem comigo! Vou mostrar para vocês os estilos de “Xadrez” e suas propostas para o Outono e Inverno.

Príncipe de Gales

O Xadrez Príncipe de Gales, foi inventado pela condessa de Seafield, na Escócia, durante o século 19 e na época foi revolucionário para o vestuário masculino. O grande responsável pela volta dessa padronagem foi o estilista russo Demma Gvasalia, quando assumiu a direção criativa da Balenciaga no início de 2016. A sua estreia foi marcada por blazeres, casacos oversized e alfaiataria, numa coleção cool e moderna.

O mais bacana desse xadrez é que você pode combiná-lo com outras estampas, criando um mix bem interessante. Aproveite a época das peças oversized para abusar nas peças desse estilo de xadrez. Se você ainda não é tão ousada em misturas de estampas ou modelagem, experimenta uma peça em xadrez com um jeans bem básico, vai dar aquele ar vintage e super comfy!

Pied de Poule

Acredita-se que essa padronagem também é de origem escocesa, nas terras baixas por volta de 1880 e que inicialmente foi utilizada por pastores. Na Escócia, cada estampa de xadrez (utilizada no kilt masculino) representava um específico clã.

O padrão ganhou notoriedade por volta dos anos 1920 ao entrar no mundo da alta costura pelas mãos de Coco Chanel, que o imortalizou em seus tailleurs de tweed e introduziu o pied de poule no vestuário feminino.

Em francês, pied de coq é ‘pé de galo’ e pied de poule é ‘pé de galinha’. Pode-se perceber que o desenho da padronagem é exatamente isso”.

“A diferença é que, no pied de coq, os desenhos são grandes e, no pied de poule, são os desenhos pequenos.

Vichy

O tecido de estampa vichy nada mais é que um xadrez com espaçamentos definidos e simétricos. Essas lacunas podem variar em tamanho e, além disso, a padronagem normalmente é trabalhada em duas cores, sendo uma delas o branco.

Tartã

Tartã (do inglês tartan) é um padrão quadriculado de estampas, composto de linhas diferentes e cores variadas. A título de exemplo, podemos mencionar o uso frequente desta estampa em kilts, indumentária típica escocesa.

A palavra Tartan significa, originalmente, tecido de lã leve, sendo muito associada à indumentária escocesa, embora a origem das estampas xadrezes datem de antes de Cristo, ligado à culturas celtas, mais precisamente nas regiões da atual Alemanha e Dinamarca.

Xadrez Argyle

O famoso xadrez Argyle é uma padronagem chave para o estilo esporte chic. Ele leva uma longa história de tradicionalidade que com o passar dos séculos conquistou a casualidade, sendo usado hoje não somente no vestuário, mas também no segmento decorativo.

Seu padrão é formado a partir de losangos, transpassado por listras, usualmente, em cores contrastantes, com o formato de base xadrez. Possui um ar tridimensional e, por isso, é considerado a primeira tentativa de criação de uma “estampa” tridimensional da história. Tradicionalmente, é tricotado pela complexa técnica intársia, mas hoje pode ser produzido por máquinas tecnológicas e até ser estampado pela técnica de silk-screen.

Imagens: Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.