Categorias:

Carla Andreoni: Nutricionista, Empreendedora e Kombucheira.

As experiências de vida são as responsáveis que nos guiam para o nosso propósito. Muitas vezes algumas circunstâncias não tão boas acontecem para que a gente olhe para um outro lado, e nesse outro lado descobrimos nosso dom, aquele que iremos desenvolver e com ele ajudar outras pessoas. E ouvindo a história da Carla tive ainda mais certeza disso! Conhecer esses caminhos da vida de cada um que passa por aqui e transcrever para vocês também faz parte do meu propósito.

Carla Bernieri Andreoni nasceu na cidade de Coronel Vivida e ficou por lá até a época da faculdade, é filha de Plínio e Dela, comerciantes da cidade e que ainda vivem lá. A família tem 5 filhos: Vera, Marcos, Paula, Rodrigo e Carla. “Tive aquela infância bem típica de cidade pequena do interior, brincava muito de casinha e fazia muita comidinha, naquela época eu tinha um fogãozinho a lenha (muitas meninas dessa geração tiveram esse fogão, inclusive eu!) e eu colocava fogo praticamente todos os dias e tentava fazer comida de verdade! Além dos bolinhos de barro e grama! Carla é casada com Marco Andreoni, um namoro que começou na adolescência, aqueles namoros de final de semana na casa dos pais e que se transformou em casamento.

“Na minha pré adolescência eu desenvolvi anorexia nervosa, procurei ajuda em Pato Branco e tive um diagnóstico bem precoce, na época o Dr Pedro Bortot que nos ajudou muito! Fiz tratamento com psicóloga e nutricionista e em 6 meses eu já tinha dado a volta por cima e melhorado. Estava chegando a época do vestibular e eu escolhi a nutrição. Parte da escolha foi devido ao fato de que a nutrição me ajudou muito a superar a anorexia, outra, inspirada na minha mãe que sempre cozinhou muito bem e que conquistou muita gente através do seu amor pela cozinha!

Meu sonho sempre foi estudar Nutrição para poder criar, desenvolver algum produto, porém o curso em si não é voltado para isso, nesse caso eu teria que fazer um curso como Engenharia de Alimentos, até olhei a grade do curso mas era algo que não me agradava. Decidi continuar o curso de Nutrição que fazia na cidade de Guarapuava. Enquanto eu fazia a faculdade meu então marido estava se formando em Odontologia e voltando para nossa região, mas logo ele emendou uma especialização de 2 anos em Porto Alegre e depois desse tempo coincidiu com a minha formatura. Eu voltei a morar em Coronel Vivida, e em 2006 casamos.”

Amor pela Nutrição e pela cozinha.

Nessa época eu estava com um quadro de endometriose bem avançado, sofria com dores e que atrapalhava o meu dia a dia. Na consulta para investigar o grau dessa endometriose o médico me disse que seria muito difícil eu engravidar naturalmente. Nessa consulta o Marco, meu marido, estava junto comigo e o médico nos orientou a tentar a gravidez logo, porque se eu esperasse mais tempo, talvez nem com métodos de fertilização eu conseguiria. Decidi tirar o Mirena e em dois meses eu já estava grávida da Maria aos 24 anos. E eu só tive bênçãos! Entendi que tudo acontece quando tem que acontecer, pela vontade de Deus! Em julho de 2007, quando a Maria tinha aproximadamente 4 meses, viemos morar em Pato Branco porque o Marco começou a trabalhar no Hospital São Lucas e cumprir plantões. Cinco anos depois fui novamente abençoada com a chegada do Luis Otavio.

Com a família!

Sobre a minha vida profissional, comecei atuando em nutrição clínica em Coronel Vivida, abri meu consultório e posso dizer que foi muito bom. Com a mudança para Pato Branco, pouco tempo depois fechei meu consultório em Coronel, fui aprovada em um concurso da prefeitura onde atuei na saúde durante 2 anos, porém a rotina de estrada todos os dias me desgastou e eu pedi a demissão.

Quando você me pede sobre os desafios profissionais que enfrentei, posso dizer que dentro da área de atendimentos o maior desafio é saber que o resultado, na maioria das vezes, depende do empenho, investimento, paciência e dedicação do paciente, e chegou um momento que eu não me sentia mais feliz trabalhando com emagrecimento. Então eu decidi parar e continuar meus atendimentos apenas em conjunto com o meu marido no seu consultório (sua especialização é bucomaxilo) e como ele faz muitas cirurgias de boca e face, se o paciente não for bem orientado quanto a dieta nos pós operatório além de sofrer com a ingestão prejudicada pode ter complicações em função da má nutrição neste período.

Até que um dia eu estava no consultório, e uma paciente e amiga me apresentou o scoby, aquela “mudinha” que faz a Kombucha, ela me explicou como que produzia e pediu para que eu pesquisasse sobre o assunto que eu iria gostar, até então não conhecia sobre a Kombucha e achei meio estranho aquele cheiro de vinagre. Levei para casa e na primeira fermentação já obtive sucesso na produção.” Lembro que as crianças e o Marco ficaram surpresos com aquele “refri” de laranja do bem, uma bebida super gaseificada e deliciosa!”

Você acredita em presentes de Deus? Eu acredito! E também acredito que esse tenha sido um presente de Deus para a Carla não somente para a vida profissional, mas para sua vida pessoal. A Carla sempre conta que antes de conhecer a Kombucha sofria com o funcionamento intestinal e também infecções recorrentes, e o uso de antibióticos estava frequente. Até que ela conheceu o probiótico! Sim, a Kombucha é uma bebida rica em microorganismos com ação probiótica, que auxilia nosso organismo como um todo! A partir do momento que kombucha passou a ser uma das suas rotinas de saúde, a Carla se curou!

“Conheci a kombucha em 2018 e nesse mesmo período eu ministrava cursos de gastronomia saudável e funcional, além das oficinas onde eu ensinava as mulheres a fazer a kombucha em casa. Porém, veio a pandemia e mudou tudo! Não consegui mais fazer os meus cursos e minhas alunas começaram a pedir que eu fizesse as kombuchas para vender. Eu tive muitos relatos de quem começou a beber esse probiótico diariamente de uma mudança fantástica, principalmente relacionada a saúde intestinal. Inclusive de uma das minhas clientes que se curou de candidíase recorrente, que já não sabia mais o que fazer, já tinha tentado de tudo e nada… Expliquei para ela sobre essa bebida viva, sobre as bactérias do “bem”, a convidei para uma oficina e ela foi, sem muita expectativa, mas começou a tomar diariamente. Passou mais ou menos 15 dias depois ela me ligou falando que já estava muito melhor e reintroduzindo carboidratos na dieta. Esse relatou me emocionou muito porque ela me disse que eu estava disseminando a cura.”

E de nutricionista a Carla se tornou mestre kombucheira e empreendedora. A ideia inicial, além da Kombucha, era criar uma escola de gastronomia mas com a chegada da pandemia esse foi um passo que teve que ficar parado. Mas, aí novamente eu falo dos “sinais” de Deus. Antes da pandemia a Carla me contou que ficou mais de 1 ano procurando sala comercial para instalar sua escola e não encontrava, muita gente não queria alugar uma sala onde seriam feitas comidas etc, e ela não entendia o por quê, então esse sonho da escola foi por água abaixo.

“Mas, bem no período da pandemia a sala que eu queria desde o início para minha escola vagou, porém a primeira vez que entrei nela me visualizei fazendo kombucha lá dentro, e não dando aula… Aos poucos fui entendendo tudo. E kombucha virou meu carro chefe devido a tantos pedidos das minhas clientes. A kombucha é essa bebida viva e maravilhosa que já é consumida há muito tempo em vários países do mundo, posso dizer que no Brasil ela está ainda engatinhando, mas com um crescimento dia após dia. E dentre as coisas que já fiz, eu confesso que o maior apoio que tive do Marco foi esse, empreender com a kombucha, coisa de Deus mesmo!

A “Kombucha Daí” ganhando cada vez mais consumidores apaixonados.

E falando sobre os meus objetivos profissionais eu sei que não tenho como expandir muito no momento, pois se tratando de uma bebida viva, que para chegar mais longe precisa ser pasteurizada senão o transporte fica muito delicado e caro, eu entendo que o crescer precisará ser aos poucos, falando até mesmo geograficamente. Mas, a médio prazo eu quero que, pelo menos o Paraná todo, tenha acesso a “Kombucha Daí”. E sei que tenho que dar um passo de cada vez (apesar de ser uma pessoa muito ansiosa), mas um dos passos mais importantes para o meu crescimento já foi dado, que é o registro do estabelecimento no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), eu estudei tudo desde o começo de como criar um produto que seguisse todas as regulamentações, além de querer fazer a coisa certa, eu como profissional da saúde e alimentação, não entregaria menor que um produto muito bem elaborado, controlado, e padronizado.

Além de empreender, eu sei que a minha missão de vida é trazer leveza, saúde e alegria para as pessoas, e acreditem a Kombucha pode fazer isso, já que ela trabalha com a saúde do nosso intestino que é considerado nosso segundo cérebro. E um intestino saudável traz mais disposição, energia, saúde, bem estar e… alegria!!!

Falando um pouco sobre meus desafios pessoais, eu ainda tento lidar com minha ansiedade, desde nova eu sempre sofri demais, de me cobrar demais, tanto que uma das causas prováveis da minha endometriose pode ser a ansiedade excessiva. E desde o começo da minha vida profissional nada foi fácil, casei logo que formei, mudei de cidade, comecei do zero. Mas, acredito que os começos sejam difíceis para todo mundo.

E sobre os meus sonhos de vida… Acho que já conquistei tanta coisa… uma família maravilhosa, com filhos amados, uma profissão que eu amo… ter meus pais vivos, não perdi ninguém durante a pandemia, tenho amigos que me fazem tão bem. Acho que essas são as conquistas que eu sempre almejei! E acho que são maiores do que eu sonhava quando era pequena, tem coisa melhor?! Meus desejos…que tudo isso permaneça, que eu e minha família continuemos com saúde, unidos, que saibamos aproveitar os momentos de felicidade, e trabalhar, fazer com que meu produto chegue a mais pessoas e assim, proporcione o bem-estar a elas também… E pra finalizar, adoro uma frase de uma música do Victor & Léo: “Eu já sonhei com a vida, e hoje eu vivo um sonho!”

Crédito das fotos profissionais: Maya Dias.

Redes Sociais:

Instagram: http://www.instagram.com/kombuchadai

Facebook: https://www.facebook.com/kombuchadai/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.