Categorias:

Baby Pilates! Um momento especial entre a mãe e o bebê!

Hoje vamos falar sobre Pilates, mas não o Pilates convencional, uma versão especial desse exercício que é maravilhoso. A Fisioterapeuta Ercília, ou Luli, nos traz algumas informações de como funciona, sua prática e benefícios tanto para a mamãe quanto para o bebê. Ela mesma teve uma experiência muito positiva durante a sua gestação e, depois que se tornou mãe percebeu o quanto seria especial continuar com o vínculo mãe e filho mesmo durante os exercícios, dessa forma ela pode manter seu filho sempre por perto mesmo quando estava trabalhando ou se exercitando. Acompanhe:

Um método novo, que tem como proposta principal oferecer um exercício especializado para a puérpera, visando não só o tratamento das disfunções, mas também uma forma da promoção de saúde.

O exercício no período puerperal traz enormes benefícios para mãe, e quando ele pode ser realizado junto com o bebê esses benefícios estendem-se para toda a família.

Desta forma a mãe consegue retomar suas atividades físicas mais cedo. Com cerca de 45 dias após o parto, se cuidando e proporcionando ao seu corpo exercícios saudáveis.

Além disso ela começa a inserir seu bebê nas atividades dela, adaptando sua rotina a nossa realidade atual das mamães modernas.

De acordo com o American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), a prática de Pilates no pós-parto está associado a inúmeras vantagens como:

  • Melhora do Condicionamento Cardiovascular
  • Redução da Pressão Arterial
  • Controle e Redução do Peso
  • Controle dos Níveis de Insulina
  • Controle dos Níveis de Doenças Crônicas
  • Redução da Ansiedade e Depressão
  • Melhora do Humor
  • Entre outras.

Durante as aulas, principalmente nos primeiros meses, os exercícios são adaptados para que as mães os realizem com seus bebês no colo, utilizando carregadores ergonômicos, para favorecer e fortalecer o vínculo do binômio mãe-bebê, além de também favorecer a possibilidade de amamentação durante a prática do exercício.

O favorecimento do vínculo entre mãe e bebê, a possibilidade de amamentação e a interação social no puerpério são fatores que reduzem o risco de depressão pós-parto nas mulheres, condição que pode atingir de 10 a 15% das puérperas e pode gerar repercussões negativas no desenvolvimento cognitivo e social no primeiro ano de vida da criança.

O principal benefício do exercício integrado mãe-bebê é o estímulo ao vínculo e ao afeto, que promovem bases mais sólidas para um bom desenvolvimento do bebê.

As aulas são momentos de intensa troca entre o bebê e a mãe, troca de olhares, de gestos e de palavras… proporcionam momentos de grande riqueza emocional para o bebê, que será refletida em vários sistemas, como sensorial, cognitivo, motor e psíquico.” Finaliza.

Ercilia Gadenz Zanetti
Formada em Fisioterapia – FADEP
Formação em Pilates Clássico – Personale Pilates
Formação em Baby Pilates – Voll Pilates
Formação em Pilates Aplicado para Gestantes – Voll Pilates

Atendimento: Studio D Salão e Bem Estar – Baby Pilates & Gestante – Rua Procópio de Lima, 460 – Estacionamento Center Norte – 46 3225-7262

Facebook: https://www.facebook.com/studiodbelezabemestar/

Instagram: http://www.instagram.com/luligadenzzanetti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.