Uma opção muito saborosa e sofitiscada para montar uma mesa de frios para festas, casamentos e eventos ou simplesmente para receber amigos em casa. Hoje o chef Fabiano Catusso, da Madame Clara Empório, nos fala sobre esse prato surpreendente: o Terrine.
“O terrine é um prato clássico da culinária francesa, geralmente servido como uma entrada fria. É uma preparação que consiste em camadas de carne, aves, peixes ou vegetais, geralmente misturados com temperos, ervas e outros ingredientes aromáticos. A mistura é então cozida lentamente em um recipiente retangular chamado de terrine, que é geralmente revestido com toucinho ou folhas de couve para manter os ingredientes unidos.
A origem do terrine remonta à França medieval, quando era comum preservar carnes e outras proteínas em recipientes de barro. Com o tempo, o terrine evoluiu para uma preparação mais refinada e passou a ser servido em ocasiões especiais, como festas e banquetes.
Os ingredientes utilizados na preparação do terrine podem variar de acordo com a criatividade do chef e as preferências regionais. No entanto, geralmente envolve uma combinação de carnes, como suína, bovina, pato, frango ou coelho. As combinações de vegetais, como cogumelos, espinafre, azeitona, tomate seco e pimentões.
Pode-se utilizar também frutas secas ou em caldas, como figo, damasco, tâmaras entre outras, podendo ser adicionado cream cheese e ricota fresca para fornecer textura e sabor. Além disso, especiarias e ervas frescas, como manjericão, tomilho, salsa ou estragão. O terrine é um prato versátil que pode ser servido em diferentes ocasiões.
Ele é frequentemente apreciado como uma entrada em jantares elegantes, festas e eventos especiais. Pode ser uma opção sofisticada em um buffet ou servido como parte de um menu degustação.
Dependendo dos ingredientes utilizados, o terrine pode ser acompanhado de pães, crostini, torradas, geleias, compotas ou molhos de ervas. É uma preparação que permite muita criatividade na apresentação além de ser uma ótima maneira de impressionar seus convidados como uma entrada requintada.”
Conheça mais pelas redes sociais:
Instagram: http://www.instagram.com/madameclaracestas