Cartagena/Colômbia: Que cidade! Que país! Que povo! Que praias!

Confesso que antes de decidir ir à Cartagena da Índias, na Colômbia, eu hesitei várias vezes. Não tinha certeza se esse seria o meu destino sonhado para as minhas férias de 2017. Mas, depois que eu e o meu marido olhamos vários destinos, tempo de viagem, valores optamos por conhecer essa cidade histórica da Colômbia.

Hoje trago para vocês algumas dicas práticas e importantes sobre essa viagem e espero que a matéria inspire você, que também está indeciso por um destino, a escolher Cartagena!

Ponto turístico: El Reloj!

Primeiro vamos ao ponto mais importante da viagem: a documentação! Para poder entrar na Colômbia precisamos ter, obrigatoriamente, a vacina da febre amarela que pode ser feita em qualquer posto de saúde, porém na hora do embarque a companhia aérea exige o “Certificado Internacional de Vacina” e é somente nos postos da Anvisa que esse certificado é emitido. Alguns aeroportos tem esse posto, porém o horário de atendimento, na maioria, é de segunda à sexta-feira até às 17:30. Nós temos a vantagem de ter um posto da Anvisa na Aduana de Dionísio Cerqueira, mas o atendimento para esse serviço é somente na parte da manhã e precisa ser agendado. A outra documentação exigida para entrar no país é o passaporte ou a carteira de identidade, porém o passaporte precisa ter prazo de pelo menos 6 meses antes do vencimento e a carteira de identidade precisa ter data de emissão de até 10 anos.

Chegando na Colômbia podemos perceber um povo hospitaleiro, de bem com a vida, prestativo e que ama o Brasil e os brasileiros! Vamos falar um pouco sobre Cartagena:

“Cartagena das Índias ou Cartagena é a capital do departamento de Bolívar, na Colômbia. É a quinta maior cidade do país, e a segunda maior da região, depois de Barranquilha; e sua região metropolitana é a quinta maior concentração urbana da Colômbia. Suas mais significantes atividades econômicas são os complexos marítimos, pesqueiros, petroquímicos e o turístico.

A cidade foi fundada em 1 de junho de 1533, e foi batizada em homenagem a Cartagena, na Espanha. No entanto, o assentamento de vários povos indígenas na região da Baía de Cartagena data de 4000 a.C. Durante o período colonial, a cidade teve um papel fundamental na administração e na expansão do Império Espanhol nas Américas, sendo sede de governo e moradia dos vice-reis espanhóis. O centro histórico de Cartagena, conhecido como a cidade fortificada, foi declarado Patrimônio Nacional da Colômbia, em 1959, e posteriormente Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1984. Em 2007, suas fortificações e planejamento arquitetônico militar foram declarados como a quarta maravilha da Colômbia.” Fonte Wikipedia.

A moeda é o Peso Colombiano. R$ 1,00 = 700,00 pesos. O câmbio pode ser feito tanto em Reais ou em Dólares. Nós levamos os dois tipos de moeda, mas o dólar compensa mais.

Nós amamos conhecer Cartagena porque ela é uma cidade completa: tem história, cultura, culinária, mas também é moderna. A cidade hoje tem em média 1,4 milhões de habitantes e é dividida entre o centro histórico (Cidade Muralhada) e a parte nova onde tem o arranha-céus, shoppings e grandes redes de hotéis. Além de ter gente de todo o lugar do mundo e também gente de vários lugares do Brasil, fizemos muitas amizades por lá e também encontramos um casal de amigos que estava de passagem por Cartagena!!! Coisas do acaso.

A parte mais atraente da cidade com certeza é a Cidade Murada, suas ruas estreitas, com casas coloridas, portas gigantes, sacadas floridas… Lugar ideal para fazer fotos, tanto de dia quanto a noite.

Para se hospedar existem hotéis tanto na Cidade Murada, onde podemos encontrar hotéis exóticos, ou pitorescos, ou românticos… além dos hostel. Já na parte moderna da cidade existem hotéis das grandes redes mundiais como o Hyatt, hotel que nós escolhemos e aprovamos!

Por do sol da piscina do hotel.

A praia urbana de Cartagena não chama muito a atenção, a areia é escura e geralmente o mar está agitado e não tem muito da cor do mar caribenho o que pode decepcionar um pouco já que estamos acostumados com o Brasil e seu litoral exuberante. Para matar a sede de mar cristalino, o ideal é ir até o arquipélago de Rosário.

Composto por 27 ilhas na baía sul de Cartagena, o arquipélago está totalmente cercado pelo mar do Caribe. Fica a uma hora de distância de barco do centro de Cartagena, do Muelle de la Bodeguita, perto da Torre del Reloj. A paisagem não podia ser melhor: água azul, areia branca e muitas árvores. Embaixo d´água, muitos peixes e corais, onde é necessário levar um snorkel.

Playa Blanca!

Os passeios, geralmente, combinam a ida ao arquipélago com passeio até a Playa Blanca, de Baru, que fica em uma península, apesar de ser chamada muitas vezes de Isla Baru. Playa Blanca é aquele tipo de lugar bem caribenho, mas, às vezes, está muito lotada e com muitos vendedores ambulantes que passam a ser inconvenientes. De qualquer maneira, no quesito beleza, é imperdível.

Nós optamos por passeios de barco em dois dias alternados e a nossa escolha foi Bendita Beach num dia e Isla Encanto em outro dia. Bendita Beach é uma ilha praticamente deserta apenas com uma estrutura de banheiros e cozinha bem rústica está a uns 45 minutos de lancha de Cartagena. A quantidade de pessoas nessa ilha é controlada e limitada. Lá podemos encontrar pequenos pergolados com sofás para ficar embaixo da sombra. Tem um barzinho onde servem drinks (diga-se de passagem bem servidos) no almoço o prato mais tradicional de Cartagena: pescado, arroz de côco e plátano (que é um tipo de banana frita e deliciosa). A areia é branquinha e o mar de um verde transparente lindíssimo. É um lugar para fugir do barulho e do agito de Cartagena e simplesmente relaxar!

Bendita Beach.

No outro dia fomos conhecer a Isla Encanto, saímos em um barco com capacidade para 40 passageiros (a segurança nos passeios é prioridade) e a ilha fica a quase uma hora de Cartagena. Essa ilha tem uma estrutura muito legal de hotel, piscina, restaurantes… No passeio estava incluso o transporte, o almoço e o uso de algumas piscinas (os outros ambientes são restritos aos hóspedes do hotel). A ilha também tem um serviço de bar na areia muito bom! Garçons super atenciosos e drinks fantásticos! A curiosidade sobre essa ilha é que a maioria do pessoal que trabalha lá faz parte de uma mesma família de nativos (a avó matriarca tem mais de 120 netos!)  e que mora em outra ilha próxima e que tem mais de 2 mil habitantes.

Sobre o clima de Cartagena faz calor o ano todo e esse não é um problema para programar a viagem, pelo contrário. Independentemente de viajar no inverno ou no verão, prepare-se para enfrentar um calorão. A média anual de temperatura está em torno dos 27ºC, mas a sensação térmica vai além disso, devido à umidade. O calor é tanto que sugerimos até evitar alguns passeios por volta do meio-dia. No dia que saímos visitar a Cidade Muralhada à tarde sentimos esse calorão de Cartagena.

As chuvas e os dias nublados aparecem mais frequentemente entre os meses de maio e novembro; o resto do ano é considerado seco. A cidade com chuva não fica muito legal porque, além de os passeios ao ar livre serem prejudicados, as ruas podem ficar cheias de água. Felizmente, sabemos que o tempo é inconstante e, mesmo viajando no período de chuvas, você poderá aproveitar belos dias de sol e com muito calor.

Cartagena é um destino muito turístico, com diversos eventos, que recebe visitantes durante todo o ano. Os viajantes vem de diferentes países, mas principalmente de outras regiões da Colômbia.

Períodos de férias, como final de dezembro, janeiro e meados de julho e de agosto, costumam ser movimentados na cidade e ter preços de hospedagem mais altos. Mesmo na baixa temporada, que compreende meses alternativos como abril, setembro e outubro, é possível encontrar bastante gente nas ruas, especialmente nos finais de semana.

Os principais pontos turísticos são:

  • Castillo San Felipe de Barajas
  • Las Bóvedas (Artesanato e Compras)
  • Palacio de La Inquisicion
  • Plaza Santo Domingo
  • Convento de Santa Cruz de La Popa
  • Cidade Amuralhada
  • Plaza de Los Coches
  • Muelle de La Bodeguita
  • Los Zapatos Viejos
  • Cartagena Cathedral
  • La India Catalina
  • Torre do Relógio
Castillo San Felipe

Sobre a culinária de Cartagena posso dizer que ela é muito variada e os restaurantes da cidade oferecem pratos de vários lugares do mundo. Porém, o prato mais oferecido nos restaurantes é o famoso: pescado, com arroz de côco e plátano frito (que é uma espécie de banana). Mas, a culinária também é muito regada a ceviches, caldos, comidas apimentadas e etc. Existem restaurantes que servem comida mediterrânea, frutos do mar, francesa, italiana, indiana.

Os restaurantes mais famosos ficam na Cidade Murada, mas também encontramos bons restaurantes no Bairro Getsami que fica próximo à Cidade Murada. Os restaurantes que mais gostamos:

El Arsenal

Cuzco – Cocina Peruana

Ganesha Comida Indiana

El Arsenal!

 

A noite de Cartagena também é muito movimentada, e o destaque vai para os lugares onde se toca e dança Salsa. Estivemos no Havana Café, a casa de salsa mais famosa de Cartagena, outra casa famosa se chama Donde Fidel, um lugar super animado!!!!! Sem contar que a Cidade Murada tem várias praças com mesas e cadeiras onde as pessoas sentam, comem e se divertem com a música ao vivo.

Acho que contei um pouquinho de tudo que Cartagena oferece, mas se você quiser saber um pouco mais, pode me chamar!

Até a próxima!

Por Luciane Ribeiro. Idealizadora do Projeto Lu Ribeiro Histórias e do site www.luribeiro.com.br

4 respostas para “Cartagena/Colômbia: Que cidade! Que país! Que povo! Que praias!”

  1. Olá Licisna, viajarei para Cartagena em Novembro, sobre as Ilhas que visitou achou que vale a pena? Qual você gostou mais a do Ecanto ou BenditaBeach? Inclusive em relação a praia da Ilha! Lembra se dos valores?
    E o câmbio, vale a pena levar real e trocar lá?

    Abraços!

    Júnia

    1. Olá Junia, td bem? Eu gostei bastante da Isla Bendita que é bem deserta, bem rústica, mas servem um almoço e drinks maravilhosos. Lugar pra se desligar do mundo. Aproveite muito, Cartagena é maravilhosa!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.