Da Série: Fonoaudiólogas/Empreendedoras/Guerreiras!

Foi em uma manhã despretensiosa de sábado, no ano passado, que encontrei a Lu em uma loja da cidade e escutei ela comentar com algumas pessoas que em 2019 a sua clínica de fonoaudiologia completaria 20 anos sendo que ela é formada em Fonoaudiologia há 24 anos… e nesse momento já coloquei na minha cabeça que gostaria de contar a sua história, falei com ela e deixamos algo “meio” agendado para voltarmos a conversar em março desse ano. Eu acho incrível essa conexão com histórias maravilhosas que o meu trabalho coloca no “meu colo” porque o dia que sentei para conversar com a Lu percebi nela uma mulher comprometida com a sua profissão, com sua família, com Deus… e cada vez que conheço melhor uma pessoa, também acabo descobrindo algo novo em mim…

No dia da entrevista, expliquei melhor para ela sobre o meu trabalho, como funcionava para a gente montar a história, as fotos, etc. Foi aí que ela me falou que há muito tempo se programava para fazer um ensaio fotográfico dos 30, depois dos 40, mas que sempre acabava adiando e que contar a sua história de vida também seria um motivo muito especial para separar um dia na sua agenda e fazer suas fotos para posteridade. (Então tenho um ensaio feito especialmente para essa matéria!!!!) Deixo agora com vocês a história da Luciana Navarini Dutra.

Foto: Kleber de Abreu!

“Meu nome é Luciana Navarini, nasci no dia 05/02/1973 na cidade de Sananduva – RS. Meus pais são de origem italiana, Luiz Carlos Navarini e Nelci Marquezim Navarini. Minha infância foi tranquila, brinquei muito, apanhei (aprontei) muito rsrsrs e fui feliz com meus amigos. Morei na minha cidade natal até os 13 anos, quando mudei com minha família para Pato Branco. Aos 19 anos voltei para o Rio Grande, na cidade de Santa Maria, onde cursei Fonoaudiologia na UFSM… foi um tempo de muita necessidade financeira e dificuldades, pois estava longe de casa pela primeira vez.

Voltei para Pato Branco em 1999 para casar e abrir minha própria clínica de fonoaudiologia. Sou casada com o Paulo Dutra e mãe do João Pedro e da Maria Paula e proprietária da Cliof- Clínica do Ouvido e da Fala.

Com o marido Paulo.
Os filhos João Pedro e Maria Paula.

Em 29/03/1999 iniciava-se um sonho: ter minha própria clínica e torná-la uma referência na área de fonoaudiologia! De lá pra cá foram muitos recomeços, muitos desafios e muitas superações. Iniciamos quando a profissão ainda não era conhecida nem valorizada, abrimos um caminho e ajudamos a conquistar o valor e espaço da Fonoaudiologia.

Agradeço aos meus pacientes, aos meus amigos, as empresas e convênios parceiros que apostaram, acreditaram e confiaram no nosso trabalho. Em especial sou grata a Deus meu sustento, meu alento e minha força, pois até aqui Sua mão me sustentou. Quem conhece minha caminhada sabe o quanto isso é verdadeiro!! E daqui mais um tempinho estaremos reinaugurando nossa sala nova na Cliof Avenida Brasil que já está sendo planejada e executada com muito carinho, nos mínimos detalhes pois vocês, nossos pacientes, merecem o melhor! Cliof Clínica do Ouvido e da Fala 20 anos!!!

Foto: Kleber de Abreu.

E em meio a tanto trabalho e dedicação o destino meu surpreendeu… e em 2008,  quem me conhece sabe que passei por sérios problemas de saúde, fiquei um bom tempo sem poder dirigir, levar nem sequer meu notebook nos braços, nem descer as escadas da minha casa. Perdi parcialmente a coordenação e a força motora do lado direito e depois perdi a visão…. Enfim, as coisas foram piorando… Diariamente cantava o salmo 121 “Elevo meus olhos para os montes de onde virá o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra…”

Foto: Kleber de Abreu.

Comecei a clamar e orar a Deus pedindo que Ele prolongasse meus dias de vida para que eu pudesse ver meus filhos crescerem. Neste tempo em nenhum momento parei de trabalhar e nunca nos faltou nada. A graça de Deus nos sustentou e cuidou. Tive amigas, as quais agradeço imensamente, que estavam ao meu lado me ajudando e sustentando em oração. Posso testemunhar que nesse tempo difícil conheci a Deus verdadeiramente, entreguei minha vida a Cristo, e hoje eu e minha casa servimos ao Senhor. Deus restaurou minha saúde e meu lar, prolongou meus dias de vida, devolveu a esperança, realmente transformou nossas vidas. Meu sonho era ter minha clínica, (meu espaço próprio) e minha casa.

Foto: Kleber de Abreu.

Hoje, tenho minha casa muito além do que eu sonhava ou esperava poder ter um dia e daqui uns meses reinauguro a nova Cliof em sede própria, que aos meus olhos era impossível um dia ter condições de adquirir. Também, com todas minhas dificuldades achei que não chegaria aos 40 e hoje estou com 46 e a clínica completou 20 anos nesse mês de março.

Quero dizer a vocês mulheres, mães, esposas, profissionais que muitas vezes nos sentimos sobrecarregadas, cansadas, com nossa autoestima baixa….olhem para o alto, olhem para cima, sempre haverá vida e esperança em Jesus. Há um tempo determinado para cada coisa, um tempo determinado para cada propósito.

Foto: Kleber de Abreu.

Gostaria de concluir dizendo para você que está passando por momentos difíceis não importa em que área da sua vida: não se desespere, não desanime, tudo passa, tudo se transforma e Deus vai além do que pedimos e imaginamos. O sol vai brilhar, a alegria vai voltar, seus sonhos vão se realizar. Obrigada Lu pelo convite me senti lisonjeada e ao mesmo tempo preocupada, o que vou contar diante de tantas histórias lindas de mulheres tão especiais que escreveram para essa página? Mas, a Lu com seu jeito doce me disse: ‘cada uma de nós tem sua própria história’…”

Foto: Kleber de Abreu.

 

 

10 respostas para “Da Série: Fonoaudiólogas/Empreendedoras/Guerreiras!”

  1. Estudamos juntas há muito tempo. A Luciana era quietinha e estudiosa!
    Linda a entrevista, mostra uma mulher batalhadora, amorosa e profissional! Já anotei o Salmo 121 e percebi que a maioria de nós passa por um momento muito difícil na vida e renasce mais forte quando tem fé! Parabéns Luciana e Luciane! A cada lição, passamos a ver o mundo com outros olhos!

  2. Parabéns Lu Ribeiro pelo seu lindo trabalho! Quanto a Luciana , realmente na referência pra gente. Admiro muito em tudo que faz. Que o Se hoje à abençoe cada vez mais. !!!

  3. Parabéns Lu Ribeiro pelo seu lindo trabalho! Quanto a Luciana , realmente na referência pra gente. Admiro muito em tudo que faz. Que o Se hoje à abençoe cada vez mais. !!!

    1. Olá Cladis! Primeiro, agradeço de coração por acompanhar o meu trabalho. Sim a Lu é uma pessoa maravilhosa que eu adorei conhecer melhor!

  4. Que linda historia, conheci faz pouco a Dra. porque meu pai e paciente dela, día Argentina nos fomos atendidos por uma profesional de primer nivel… Ela e uma pesoa que trasmite muita luz e iso e de Deus! … Agora leí a linda e maravilhosa historia dela e uma fortaleza que ela trasmite… Deus bencoe a Lu e toda sus familia siempre!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.