Expo Revestir 2019, as maiores tendências para sua casa!

Na coluna “Casa e Decoração” de hoje trazemos sobre o que há de mais moderno quando se fala em revestimentos. A arquiteta Camila Picolo foi até a maior feira de revestimentos da América Latina e nos conta sobre o que ela viu por lá. Acompanhe!

“Aconteceu de 12 a 15 de março a Exporevestir 2019, ao maior evento de soluções em acabamentos da América Latina. Foram  mais de 240 expositores nos 40 mil m² da Transamérica Expo Center em São Paulo.

A arquiteta Camila Picolo.

A feira é diretamente ligada às tendências, ao design e à inovação, os expositores apresentam suas coleções, apontam as novidades e os novos caminhos da tecnologia.

Percebemos um foco especial na NATUREZA , muitos dos materiais apresentados remetem a produtos naturais, como pedra, metal, areia piscina, além da madeira, que toma paredes e teto no lugar das cerâmicas frias. Destaque também para o granilite e o concreto.

Também marcou presença o couro, o contraste entre mármore e madeira. O mármore aliás, além de funcional, ganhou agora uma roupagem não apenas prática, mas francamente decorativa, ornamentando paredes iluminadas  mostrando sua translucidez.

Há uma atenção maior à composição de cores, especialmente o tom rosa milenar com tonalidades terrosas como bege e loiro, verde-floresta e cinzas de carvão. Também entram na paleta de cores do ano cores quentes que remetem à terra, ao deserto e à natureza.

LOUÇAS E METAIS também fazem bonito na cena contemporânea.
Cores, versatilidade e uma infinidade de funções trazem inovação para as bancadas de cozinhas e banheiros. A Deca trouxe uma novidade muito interessante para quem precisa de espaço de bancada ou preferem que a pia não seja vista: a torneira retrátil, que pode ser encaixada dentro da cuba de inox quando não estiver sendo usada, permitindo o fechamento do vão com tampa, ampliando assim o espaço!

As louças de banheiro deram novas alternativas além do tradicional  branco: elas podem ser coloridas ou com acabamentos em dois tons, bicolores: branca por dentro e colorida por fora ou em tons mais escuros, vemos muitas delas em cores metalizadas escovadas: prata, cobre, rosê, dourado e latão.

Cubas variadas.

As formas dessas louças podem ser orgânicas, arredondadas, ovais ou retangulares. Ou ainda podem apresentar padrões geométricos do lado de fora ou desenhos decorativos.

No caso dos acessórios, eles podem ser metálicos e em rose gold. A tendência dessas novas cores como latão e bronze escovado, o cobre pode ser vista também nos metais, inclusive esses trazem as cores pretas e brancas foscas.

EFEITO 3D: Os revestimentos com textura  ou relevo 3D, aliados com  a iluminação, revelam efeitos tridimensionais e são apresentados com nuances, relevos e em diversas cores. tridimensionais .

Entre as diversas tendências, a Impressão Full HD aponta como uma das estrelas da estação. A tecnologia permite a reprodução de texturas diversas, mas este ano, na EXPO REVESTIR, o cimento queimado foi a mais reproduzida, a madeira e o ladrilho hidráulico também fizeram sucesso.

O ano de 2019 traz, na verdade, um jogo visível de padrões, estampas e formas geométricas, assim como entre superfícies foscas e esmaltadas. As paredes se alinham com os padrões do piso. Há a combinação de formas geométricas e cores suaves, assim como os tons foscos com formas esculpidas.

Quanto às formas e padrões, a espinha de peixe, o mosaico e o hexágono estão em alta.

Assim, entre os revestimentos se destacam os azulejos em cores vivas, o tijolo (especialmente em estruturas vazadas), o granilite que evoca as décadas de 1940, 1950 e 1960, os subway tiles (azulejos de metrô, em tradução livre) e outras  cerâmicas retangulares em variadas cores da moda, e o concreto, principalmente por causa de sua textura. Mas os revestimentos apresentam também muitas formas interessantes: espinha de peixe, mosaico, hexágono. Os padrões gráficos e 3D, por sua vez, são mais leves e com contornos delicados, com as mesmas cores no corpo principal da peça.

AMBIENTES INSTAGRAMÁVEIS

Uma constatação subliminar e muito interessante é a forte tendência de montar ambientes cenários, “instagramáveis”, com proporções, enquadramento e iluminação adequada às postagens em redes sociais. Locais onde podem ser tiradas fotos de efeito, com elementos belos, de desejo coletivo.

Temos hoje isso como uma nova realidade, por exemplo: vemos uma foto de alguém que seguimos no Instagram (os digitais influencers) em uma casa maravilhosa e queremos aquela parede na nossa casa também. Compramos, instalamos, fotografamos e postamos com o #hashtag da marca daquele produto, assim novas pessoas verão, desejarão e comprarão!

Um exemplo disso é a piscina postada pelo apresentador Rodrigo Faro, onde o acabamento e design fugia do tradicional “buraco” e trazia formam paisagismo e acabamentos do mar, da praia. O fornecedor do revestimento em areia estava lá, justamente com essa referência como marketing de venda, e ainda comentou que Bruno Galiasso também está construindo uma piscina assim!

No item piscina, também vale trazer ao o conhecimento a Piscina em fibra revestida de pastilha cerâmica, onde inclusive é possível fazer uma lateral transparente em acrílico para ter visão externa da água. Essa vem de fábrica prontinha, com revestimento, instalações de tubulações e iluminação, é só deixar a posição preparada no terreno e encaixar, dispensando a mão de obra de pedreiros. Ela inclusive pode ficar sobreposta, sem enterrar.

E aí de qual tendência você mais gostou?”

Acompanhe a Camila nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/camilapicoloarquitetura

Instagram: http://www.instagram.com/camila

arquiteta

Site: http://www.picoloarquitetura.arq.br

 

Camila Picolo
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UEL
Pós Graduada em Linguagem e Composição do Projeto Arquitetônico pela USP
e Arquitetura Hospital pela UNICID

Uma resposta para “Expo Revestir 2019, as maiores tendências para sua casa!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.