Projeto Patinho Verde 2020: Reciclar é preciso!

No ano passado apresentamos para vocês um projeto muito bacana que nasceu em nossa cidade. Um trabalho que tem como objetivo recolher materiais para reciclagem e ainda usar isso para gerar retorno financeiro para instituições beneficentes. E como quase tudo nesse mundo pode ser reciclado, o assunto também sofreu um “refresh” e atualizamos algumas informações para vocês.  A Ana e a Marina fizeram questão de trazer tudinho para nós. Acompanhe!!!!!

A Logo do Projeto.

“Nesse ano de 2020 voltamos a falar sobre um assunto muito sério e importante ao meio ambiente: a reciclagem! Quantos produtos são descartados diariamente no lixo comum em nossas casas e empresas e que poderiam ser encaminhados para reciclagem, diminuindo assim o impacto de lixos aos animais e ao ecossistema? E, além disso, esse lixo reciclável ainda pode ser revertido em dinheiro para ajudar instituições beneficentes e ONGs. Em 2019 já falamos sobre esse projeto e voltamos agora para atualizar o que evoluiu e informar quem ainda não sabe: O Projeto Socioambiental Patinho Verde surgiu da união entre a Ana Barba, do Instagram @amopatobranco, e a bióloga Marina Penso, do Instagram @influenciasustentavel, objetivando esclarecer dúvidas sobre reciclagem e procurar conscientizar as pessoas através de consumo consciente e sustentável. Hoje, além de suas contas no aplicativo, administram também o perfil @projetopatinhoverde. Acesse as redes sociais com muito conteúdo legal:

http://www.instagram.com/amopatobranco http://www.instagram.com/influenciasustentavel http://www.instagram.com/projetinhopatinhoverde

O Projeto procura conscientizar a população a recolher materiais usualmente utilizados em nossas casas e empresas – tampas plástica, buchas sintéticas e materiais de escrita/ escolares e mais recentemente, cápsulas de café – mas que usualmente por desconhecimento, descartamos erroneamente no lixo comum. Se os materiais são reciclados, menor é o impacto no meio ambiente e ecossistema. E tudo isso através de atitudes simples e constante. No caso das tampas plásticas, que são feitas de polietileno tereftalato (resina da família de poliéster) material considerado nobre, e que devido as cores ainda poderá ser usando para confeccionar uma gama de produtos coloridos. Ou seja, elas ainda possuem valor na reciclagem!

Já as buchas sintéticas, as cápsulas de café (independente de marca, cor ou material) e os instrumentos de escrita (canetas, lapiseiras, lápis, apontador, borracha e marca texto) são feitos normalmente com mistura de materiais, o que dificulta a reciclagem: poliuretano, outros plásticos, borracha, madeira e metal. Pela dificuldade de reciclagem estes materiais não são reciclados em nossa cidade, então são enviados para uma recicladora em São Paulo, a TerraCycle. Então, vamos nos unir, reunir estes materiais e dar os direcionamentos corretos e ainda poder ajudar ONGs e Instituições beneficentes? Como posso ajudar e onde deixo os produtos? Todas as pessoas interessadas devem deixar os produtos em um dos parceiros do projeto. Só chegar e entregar, fácil assim! Lembrando que as cápsulas de café devem sempre estar higienizadas.

Parceiros: Abrace Grupos de Voluntárias (Bairro Bortot), Sessão da Tarde Brechó, Carolina Dal Ross Confeitaria e Café, Capitania Agência de Viagens, Marcelo Academia, Centro de Ensino Mundo Encantado,  Ponto Alto Handmade, Eco-Ar, Clínica Veterinários com Amor, Papelaria Stampa, Manfroi Supermercados (Av. Tupi), Paraná Plásticos, UTFPR, Influx (Inglês e Espanhol) e Colégios Estaduais Castro Alves, Cristo Rei, João Bosco e Premen. Veja o link dos locais:

https://www.instagram.com/p/B6HDbu-jut0/

Direcionamento: Até o momento o valor recolhido pelas buchas sintéticas, cápsulas de café e materiais de escrita/escolar está sendo direcionado à ONG Viralize Sorrisos (@viralizesorrisosong), mas o Projeto tem a intenção de trocar periodicamente as Instituições beneficiadas. No caso das tampas plásticas, tudo é destinado à APAE Pato Branco. As prestações de contas são realizadas nos perfis @amopatobranco, @influenciasustentavel e @projetoatinhoverde. Acompanhe estes perfis e fique por dentro!

O Projeto “Patinho Verde” recolhe especificamente quais produtos? – Cápsulas de café: independente de cor, marca, tamanho ou material. Mas atenção: elas precisam estar higienizadas!!; – Buchas sintéticas: louça, banho, de rodos e as usadas para lavar carros. Independentemente de cor, tamanho e marca; – Materiais de escrita/escolar: lápis (grafite), lápis colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, marca-texto, marcadores permanentes, marcadores de quadro-branco, borrachas e apontadores. Independentemente de cor, tamanho e marca; – Tampas plásticas: água, refrigerantes, leite, sucos, produtos de higiene e limpeza em geral, entre outros. Independente de tamanho ou cor.

Mas como os produtos vão ajudar ONGs e Instituições? No caso das buchas sintéticas, cápsulas de café e materiais de escrita/escolar, serão direcionadas a empresa TerraCycle que é especializada em manufatura de materiais de difícil reciclagem. A empresa paga o envio e o trabalho dos voluntários é embalar (caixas de papelão, separados por tipo) e realizar o envio. Após o recebimento na empresa, em até 5 semanas, o dinheiro arrecadado (valor simbólico) é destinado a Ongs e Instituições pré cadastradas. No caso das tampas plásticas, o Projeto Patinho Verde está direcionando a APAE Pato Branco, que se responsabiliza em fazer todo o processo de venda e investimento dos valores arrecadados.

E tem mais!! O Projeto está procurando conscientizar as pessoas a diminuírem o consumo de sacolas plásticas e substituí-las por bolsas retornáveis, as ECOBAGS. Com esse intuito o Projeto fechou parceria com o Shopping Pato Branco e lançaram “ecobags” de 100% algodão e linda estampa, sendo que todo o lucro da vendas das mesmas será destinado a ações em nosso município. Iniciativa legal não é?! Você pode carregar sua bolsa para todos locais: feira, supermercado, passeios, compras em geral, viagens e ir desapegando das ultrapassadas sacolas plásticas. É com pequenas ações e atitudes que podemos mudar o mundo!! Elas estão à venda na Clínica Veterinários com Amor, LabOne Laboratório e Stampa Papelaria. E vêm mais novidades por aí: logo terão ecobags para vender também no Patão Supermercado! Outra parceria que o Projeto está fechando.

Mas como nada se faz sozinho, o projeto conta com a ajuda também de várias empresas que recolhem os materiais de seu consumo interno, como é o caso de muitas lanchonetes, bares e restaurantes da nossa cidade. E claro, precisa da sua ajuda em recolher os materiais na sua casa e trabalho, além de avisar os amigos, pai, mãe, avós, vizinhos e quem mais puder! Em abril o Projeto está de aniversário: fará 1 ano que foi implantando e é legal ver sua evolução e como as pessoas estão aderindo e participando. Mas o projeto tem muito planos para o futuro: ampliar os tipos de produtos recolhidos, ampliar o número de parceiros, ampliar o número de ONGs e/ou Instituições beneficiadas e ainda, ampliar os projetos para que atinjam mais pessoas.

Então, gostou da ideia? Junte-se nós! Somos todos voluntários nessa causa. É simples, é fácil, e MELHOR: ajuda o Planeta, ajuda muitas vidas! Vamos lá? Foi dada a largada: CONTAMOS COM VOCÊ!!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.