Rotary Club Guarani: Mulheres Trabalhando pela Comunidade.

Sabemos que as mulheres tem papel fundamental na nossa sociedade, nas famílias, na comunidade. E quando mulheres se unem para trabalhar juntas com o objetivo de tornar o mundo melhor com certeza o resultado se torna fantástico. Foi numa tarde agradável que reencontrei uma amiga dos tempos de colégio, a Graciela e conheci a Lindacir, elas trabalham no mesmo Club do Rotary da nossa cidade. A Graciela hoje é presidente da gestão 2019/20 e o pouco tempo que conversamos elas me contaram de feitos incríveis que esse Club tem feito pela nossa comunidade. Pato Branco tem vários clubes rotarianos, mas esse em especial é formado exclusivamente por mulheres. Conheça melhor o trabalho dessa equipe linda.

“Rotary Club Guarani: durante a Governadoria 2015/16, o Governador Werner Ildon Gerhardt e esposa Marinês Boff Gerhardt, perceberam que muitas mulheres deixavam de participar de Rotary Clubs, por alguns fatores, e que chamaram muito a atenção. Perceberam que a organização perdia muitas oportunidades de contar com valorosa força de companheirismo e trabalho de mulheres que poderiam contribuir bastante em cada localidade. Elencaram estes fatores e chegaram à conclusão que daria para iniciar um clube de Rotary formado exclusivamente por mulheres, sendo permitido pelo Rotary.  E optaram por iniciar logo após concluir a Governadoria.

Pato Branco a cidade onde residem foi escolhida. O Rotary Club de Pato Branco-Sul aceitou o desafio de ser o Clube padrinho. O Governador 2016/17 sob o lema – ROTARY A SERVIÇO DA HUMANIDADE, Oscar Francisco Monteiro da Silva, autorizou e nomeou o Governador Werner para ser o representante para acompanhar e orientar a criação do novo Clube.

Fundação do Clube – Companheiras 2017/18

No dia 13 de fevereiro de 2017 foi a primeira reunião, que contou com a presença de aproximadamente 40 mulheres. Na sequência várias reuniões foram feitas, sendo que em cada encontro novas interessadas se faziam presentes. Dia 27 de março, foi a última reunião preparatória. E dia 03 de abril foi a reunião final, em que ficou definido a lista das 41 fundadoras, a Diretoria e foi escolhido o nome do Clube. Segunda-feira é o dia das reuniões.

O nome Guarani, é uma alusão, ou homenagem, aos povos indígenas que aqui habitaram e deixaram um legado, especialmente a nome de ruas, e em especial à Rua Guarani, uma das principais da cidade, e porque a tribo Guarani é considerada muita culta, inteligente e pacífica entre as etnias indígenas da região. No dia 08 de abril de 2017 já participaram da Assembleia em Francisco Beltrão. Na reunião do dia 10/04 houve a instalação pré-oficial do Clube, com a aprovação do Regimento Interno, do Estatuto e Eleição da Diretoria.

Conheça mais sobre o Rotary.

Sendo eleita presidente, a companheira Marines Boff Gerhardt, tendo como lema rotário – O ROTARY FAZ A DIFERENÇA. Como o ano rotário estava próximo do seu final, o Clube decidiu que a Diretoria eleita ficaria também para o próximo ano rotário, ou seja, até 30 de junho de 2018. No dia seguinte, todos os documentos necessários foram enviados ao Rotary International para aprovação. E na data de 25 de abril de 2017 foi aprovado pelo Conselho Diretor do RI, sendo este dia considerado oficial de criação do Rotary Club de Pato Branco-Guarani. Na data 25/05 foi a Festiva de Instalação, Posse e entrega da Carta Constitutiva, com a presença do Governador Oscar Francisco Monteiro da Silva. O Rotary Club de Pato Branco-Guarani se destaca pelo trabalho que realiza voltado a educação, saúde e trabalho com mulheres. No ano rotário 2018/19 Neli Ortigara assumiu a presidência do clube, tendo como lema seu ano rotário – SEJA A INSPIRAÇÃO.

Companheiras 2018/19

Já no ano rotário 2019/20 assume a presidência Graciela Olivo Alba, tendo como lema – O ROTARY CONECTA O MUNDO.

Companheiras 2019/20
Comissão 2019/20

Nesse mesmo ano foi fundado o Rotary Kids Guarani. Com o objetivo de promover o desenvolvimento de Liderança e Altruísmo entre as crianças, considerando a filosofia do Servir Brincando.

Rotary Kids Guarani 2019/20

Atividades realizadas pelo clube:

  • Festa das Margaridas
  • Arrecadação para a Poliomielite
  • Festivas e orientações com os Kids Guarani
  • Mala mágica
  • Brechós
  • Panetones
  • Noite da Mulher Maravilha
  • Formação de líderes
  • Projeto com Subsídio Global – O instituto beneficiado foi a ala SUS do Hospital Policlínica, com 14 leitos com colchões e suporte de soro, 3 eletrocardiogramas, 1 ventilador mecânico, 1 monitor cardíaco e 10 suportes de soro. Projeto esse em parceria com o Rotary Clube de Pato Branco – Amizade e com Rotary parceiro da Índia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.