Hoje a minha parceira na coluna sobre viagens é minha amiga Virginia Brem que mora em Londres há mais de 10 anos. Eu pedi para ela separar algumas dicas práticas pra facilitar a vida dos brasileiros que pensam em conhecer Londres. A Virginia também lançou nesse ano um canal no Youtube (link no final da matéria) onde ela fala sobre com é viver em Londres. Então boa leitura e ótima viagem!
“Olá gente eu sou a Virginia Brem, moro aqui em Londres e vou dar umas dicas para quem pretende vir para cá explorar essa cidade maravilhosa que encanta a todos.
Como disse Samuel Johnson:
“When a man is tired of London, he is tired of life”
(Quando um homem está cansado de Londres, ele está cansado da vida!!!)
Adoro essa frase dele. Samuel Johnson era um escritor inglês que fez contribuições duradouras para a literatura inglesa como poeta, ensaísta, moralista, crítica literária, biógrafo, editor e lexicógrafo.
Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido e também uma das capitais financeiras do mundo. É uma cidade global, líder nas áreas de artes, comércio, educação, entretenimento, moda, finanças, saúde, mídia, serviços profissionais, pesquisa e desenvolvimento, turismo e transporte e também uma das cidades mais visitadas do mundo.
Londres é o principal destino de investimento do mundo. As universidades de Londres formam a maior concentração de institutos de ensino superior na Europa.
Londres é uma cidade multicultural, tem gente do mundo inteiro e de qualquer país que você você possa imaginar. E mais de 300 idiomas são falados na região.
A população é de quase 9 milhoes de habitantes.
Malas prontas? Então siga as dicas e aproveite ao máximo.
1 – Visto de Turista
Brasileiros vindo à Londres a passeio, não precisam aplicar para o visto de turista antecipadamente.
O visto sera emitido na imigração do aeroporto (e só um carimbo no passaporte) e é válido por 6 meses.(existe exceções).
2- Documentação
Que documentos apresentar a imigração?
- Apresente a sua passagem de retorno ao Brasil e se você pretende visitar outros países durante essa viagem também apresente as respectivas passagens.
- Seguro de viagem é muito importante e você precisa ter;
- Confirmação de reserva de hotel, ou se for ficar hospedado na casa de amigos ou familiares peça que eles escrevam uma carta falando que você estará hospedado na casa dele com datas, endereço, email e telefone de contato.
- Também e bom ter cartão de crédito e um pouco de dinheiro em espécie.
- Se você está de férias do trabalho também pode trazer uma carta da empresa confirmando.
Tendo todos esses documentos em mãos ao momento de passar pela imigração Britânica você pode ficar tranquilo. Os oficiais da imigração podem não pedir para que você apresente quase nada desses documentos porém é melhor previnir do que remediar! Se você não fala inglês pode solicitar um intérprete.
Passando a imigração, relaxe e se apaixone por Londres!
Transporte Público
Aqui em Londres existem 5 Aeroportos e a maioria dos voos internacionais chegam ao Aeroporto Heathrow que é o maior de todos.
Se você desejar fazer o trajeto do aeroporto ao centro usando o transporte público é super prático e fácil.
- Metrô – Use a linha Piccadilly Line (azul escura) – Leva em média uns 45 minutos para chegar ao centro da cidade e no caminho você já pode ir trocando de linha (se for o caso).
- Se você está com um pouco de pressa ou não tem paciência de ficar 45 minutos dentro do metrô a outra opção é o trem de alta velocidade que chama Heathrow Express – Liga o aeroporto à estação de trem e metrô Paddington em apenas 15 minutos. Custa mais caro que o bilhete de metrô normal.
- Chegando pelo aeroporto Gatwick – LGH] pode pegar o trem Gatwick Express que liga o aeroporto de Gatwick à estação de trem/metrô no centro de Londres, Victoria Station, em apenas 30 minutos de viagem ou se preferir também pode usar o serviço de ônibus até a estação de Victoria.
Aqui usamos o Oyster card (aquele cartãozinho azul famoso).Pode até ser um pouco confuso no momento de comprar o seu bilhete ou de escolher que opção e melhor.
Existe Travelcard de 1 a 7 dias, Oyster Card, Single fare: como saber o que é mais apropriado? Tudo isso vai depender da situação de cada um. Se você estará na cidade por pelo menos 5 dias já vale a pena você comprar o Oyster card de 7 dias porque se torna mais econômico. O metrô e dividido em zonas, de 1 a 9, quanto mais longe for a zona o valor do bilhete é mais caro.
A maioria dos turistas compram o bilhete da zona 1 e 2 que e por onde vão estar a maior parte do tempo. Se preferir pode incluir a zona 3, também não recomendo mais do que isso. Somente para retornar ao aeroporto que você pode fazer um top up somente para uma viagem de ida. Uma vez que você tenha comprado o bilhete, o mesmo também e valido para os ônibus vermelhos.
Moeda
Aqui a moeda oficial é a Libra Esterlina (pounds) eu sugiro trocar reias por euros ao invés de trocar por libras e chegando aqui você troca o Euro por libra e não perde tanto na conversão. Atualmente, a conversão de libra para Real está em uma média de 4 reais para uma libra esterlina.
Hospedagem
Quanto for escolher a localização do seu Hotel, Airbnb, Albergue preste atenção e e considere:
- Se existe alguma estação de metrô perto, com poucos minutos caminhando. Isso já facilitará a sua vida.
- Qual aeroporto você chegará assim já pode se planejar antes e ver qual a melhor forma e meio de transporte para se locomover.
- Em termos de valores isso vai depender da localização, porém quanto mais ao centro mais caro será. Eu não aconselho ficar super longe do centro porque assim você acabará perdendo muito tempo viajando e gastará mais com o transporte.
- Hotéis na Zona 2 e 3 já saem um pouco mais barato que na zona 1 onde estão quase todos os pontos turísticos.
Lugares para visitar:
Deixo aqui algumas dicas de lugares que você não pode deixar de visitar quando estiver em Londres.