Remanso da Pedreira, a Esperança de um Futuro Melhor!

Hoje apresento para vocês um pouco sobre uma instituição beneficente que nos enche de orgulho e emoção, um projeto que nasceu através das mãos de um médico que se sensibilizou com a triste realidade de crianças que viviam marginalizadas. Depois de muito trabalho e esforço coletivo entre os responsáveis pela instituição e a comunidade de Pato Branco o Remanso cresceu, melhorou sua estrutura com muitos recursos para atender cada vez mais crianças carentes, de maneira digna e acolhedora sendo um dos fatores principais para a transformação do futuro delas.

“O Remanso da Pedreira foi fundado há 10 anos pelo Médico Radiologista Luciano Yamamoto, que se comoveu ao conhecer a realidade das famílias que moravam às margens da BR 158 em barracos sem infraestrutura de saneamento e energia elétrica. Atualmente as famílias atendidas habitam nos residenciais Santa Fé e Nossa Terra I e II, para os quais foram transferidos em 2011 e 2012 através do programa municipal de desfavelamento.

Mas, apesar de passarem a morar em casas com melhor estrutura, a necessidade de proporcionar atividades que deixassem as crianças fora das ruas no período de contra turno escolar ainda existe. Sobrevivemos de doações de pessoas físicas voluntárias e empresariais, como também da Prefeitura Municipal de Pato Branco, que nos presta auxílio; fornecendo o transporte escolar das crianças e parte da merenda escolar. Temos como principal objetivo dar estrutura e apoio a crianças que vivem em situação de risco e as margens da sociedade, proporcionando condições básicas de higiene, alimentação, vestuário e saúde física, mental e emocional.

Atendemos 56 crianças que se encontram em situação de risco social e psicológico, suas famílias são extremamente humildes e 9 das famílias atendidas não possuem renda fixa. Atendemos crianças em situação de abandono direto e indireto, e também vítimas de violência física e psicológica. As crianças atendidas no Remanso da Pedreira são encaminhadas pela Vara da Infância e da Juventude de Pato Branco, pelo Conselho Tutelar e pela Secretaria de Assistência Social. No ano de 2019, pretendemos atender mais de 200 crianças, que vivem nos bairros Santa Fé e Sudoeste – comunidades que foram construídas após a extinção da favela da pedreira.

Em nossa nova estrutura poderemos atender até 500 crianças em situação de risco na Escola de Tempo Integral, queremos alcançar este número de forma gradativa, pois precisamos constituir mais parcerias nos próximos anos para que possamos arcar com as nossas despesas fixas.  As crianças que atendemos têm entre 2 a 12 anos de idade, as de 2 a 4 anos permanecem no Remanso o dia todo, e as em idade escolar atendemos em contra turno, sendo que todas elas frequentam as Escola Municipais durante meio período e durante o outro período ficam no Remanso, onde recebem 3 refeições diárias, material escolar, roupas, produtos de higiene, reforço escolar, cestas básicas para suas famílias e auxílio psicológico.

Nosso atendimento se dá de segunda a sexta feira das 08:30h  às 16:30, sem intervalo. Quando nossa Escola de Ensino Fundamental I e II estiver pronta, as crianças ficarão no Remanso durante o dia todo.”

E você também pode contribuir!!! Com trabalho voluntário e/ou doações:

Caixa Econômica Federal
AG: 0602
CC: Operação 003 conta 3240-6
Remanso REMAP

 

Claudia Mohr
Coordenadora Remanso da Pedreira -REMAP
Whatsapp: 99981.9983

Uma resposta para “Remanso da Pedreira, a Esperança de um Futuro Melhor!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.