Categorias:

29 de Junho – Dia de São Pedro – Padroeiro de Pato Branco

Dia 29 de Junho, para os católicos, é comemorado o dia de São Pedro, o primeiro Papa da Igreja Católica, aquele quem tem as chaves das portas do céu, aquele que “comanda” o tempo, o sol e a chuva. Em nossa cidade ele foi escolhido para ser o nosso padroeiro. Você conhece sua história? E sabe o por que ele foi o escolhido para ser o nosso padroeiro? Hoje eu conto um pouco para vocês!

São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, como está escrito na Bíblia no Novo Testamento. São Pedro foi o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso, considerado o primeiro Papa pela Igreja Católica. Ele era um pescador, tornou-se apóstolo e acompanhou todos os atos da vida de Jesus. O trabalho exercido antes de seguir o messias fez com que fosse considerado o santo dos pescadores. Ele é “O porteiro do céu”.

Segundo uma passagem bíblica, em que Jesus Cristo diz: “Eu te darei a chave do reino dos céus. A quem abrires será aberta. A quem fechares será fechada“. Ele ficou conhecido com o Santo que guarda as chaves do céu. “Se ele abre e fecha as portas e janelas do céu, então é a ele que pediremos para fazer chover ou cessar as inundações”, diz o teólogo Afonso Soares, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

 

Assim como Santo Antônio, o dia em sua homenagem é o mesmo de sua morte, que aconteceu em Roma, em 64 d.C. Acredita-se que tenha sido viúvo, um dos motivos para a devoção das viúvas ao santo. Também é costume acender fogueiras e realizar procissões em sua homenagem no dia 29 de junho.

Em Pato Branco, antes da pandemia, acontecia a tradicional festa de São Pedro, com vários dias de festa. E por que ele se tornou o Padroeiro da nossa cidade?

 Em 1930 foi construída a primeira Capela em Pato Branco na rua Tapir com Avenida Tupi. Na comissão da igreja havia quatro homens que se chamavam de Pedro são eles: Pedro José da Silva, Pedro Aires de Mello, Pedro Antônio Soares e Pedro José Vieira, esses quatro Pedros escolheram São Pedro como Padroeiro da Capela. Buscaram a estátua de São Pedro na cidade de Porto União-SC, esta estátua se encontra e conserva na canônica de Pato Branco.

Fonte: Facebook Memórias de Pato Branco.

Fonte:

https://paroquiasaopedropb.com.br/padroeiro

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.