Categorias:

A Primeira Visita ao Odontopediatra!

Para um atendimento odontológico especializado e diferenciado para crianças, os Odontopediatras são os mais indicados. Não só pelos conhecimentos técnicos em si, mas especialmente pelo entendimento do universo psicoemocional, cognitivo e lúdico dos pequenos pacientes, incluindo todo amor e carinho envolvido.

O exercício da Odontopediatria é abrangente. O cuidado que se presta à criança não se prende apenas ao diagnóstico e à terapêutica específicos, mas também para o processo de desenvolvimento de sua conduta e assim a psicologia e a odontopediatria se entrelaçam.

Os Odontopediatras estudam e se preparam de maneira minuciosa e os métodos de controle do comportamento infantil desde o bebê ao adolescente,  são propostos métodos individuais para cada faixa etária eficientes e eficazes.

Mas, hoje vamos falar mais sobre a primeira visita ao Dentista, ao Odontopediatra, afinal o primeiro a gente nunca esquece e, portanto, a criança merece ter uma boa e carinhosa lembrança deste profissional.

 

Então quando devemos iniciar?

O ideal é que ela aconteça ainda durante a gestação, no pré-natal odontológico, para que a mamãe e papai já iniciem os devidos cuidados após o nascimento do bebê, os cuidados com a saúde bucal da futura mamãe. Além disso, também um auxílio para um correto aleitamento natural, o qual é um tópico cercado de medos e mitos e que podem causar dificuldades para a futura mãe. Sua discussão prévia com a gestante deve ser realizada para que ela possa realizar a amamentação de forma tranquila e consciente.

Nosso objetivo final é promover o conhecimento para que estes pais estejam preparados para esta nova etapa. Bom, isso já daria um capítulo completo sobre Odontologia para Gestante que fica para uma próxima conversa. Porém, quando isso não aconteceu, NÃO é necessário aguardar a chegada do primeiro dente. SIM bebês sem dentes também vão ao Odontopediatra.

Portanto deve-se levar o bebê ao odontopediatra ainda no primeiro ano de vida, quanto mais cedo a saúde bucal for abordada na criança, maior será a probabilidade de trabalharmos a saúde e não a doença.

Na primeira experiência seria bom que fosse tranquila, calma e agradável e já ir estabelecendo um vínculo de confiança entre pais e profissional, evitando uma emergência dolorosa e traumática, pois caso aconteçam acidentes os pais e a criança já tem o Odontopediatra para “chamar de seu”.

E o que fará o Odontopediatra nesta idade?

Nós odontopediatras, especialistas no atendimento de bebês e crianças, temos a psicologia infantil como uma grande aliada em nossas consultas. Várias são as técnicas que proporcionam aos pequenos pacientes um atendimento lúdico e confortável, onde eles interagem e até se divertem.

Em um bebê de 0-3 anos, o choro é absolutamente esperado durante os procedimentos, embora alguns ficam bem quietinhos e as mamães aproveitam para umas lindas fotos. O choro é uma reação normal, pois simboliza a forma de se expressar, já que ainda não desenvolveu a fala. A capacitação e a experiência nos ajudam a identificar os variados tipos de choro (medo, dor, sono) e saber conduzir cada situação. Nesta idade o vínculo emocional com os pais ainda é muito forte, o ideal é que não se separem durante o atendimento.

O comportamento de bebês frente ao tratamento odontológico é muitas vezes imprevisível, e resulta de várias reações emocionais, positivas ou negativas que se manifestam através de: ansiedade, medo do desconhecido, fobia, choro, etc.

Mas, para termos êxitos, os responsáveis precisam ser parceiros. Ajudando na estabilização protetora da criança caso necessário, evitando chantagens emocionais, comentários inoportunos aumentando a ansiedade. A maneira de interagir é fundamental para tornar a consulta mais agradável e eficiente possível para todos.

Na primeira consulta costumo fazer muitas perguntas e procurar conhecer o núcleo familiar e aquele bebê como um ser completo e não apenas só uma boca, temos o seguinte lema: “atrás de uma boca, há um corpo, uma alma, uma vida.” Ou usamos a hastag #muitoalémdaboca.

Através de fotos, ilustrações , um ótimo material didático sempre baseado em comprovações científicas, uma vasta experiência clínica de muitos anos dedicados à Odontopediatria, temos uma longa conversa, onde serão tirada muitas dúvidas e prevenimos muitas situações indesejadas no futuro, como a cárie, instalação de hábitos como chupeta, dedo e mamadeiras, alimentação errada, traumas etc. Temos por hábito fazer de nossa primeira consulta o nosso vínculo de confiança e carinho que será levado para uma vida toda.

Orientamos sobre bons hábitos: alimentar e higiene, prevenção de más oclusões, uso adequado do flúor, a erupção (nascimento) dos primeiros dentes e suas repercussões, avaliar se o bebê tem risco da doença cárie uma vez que nosso propósito e objetivo é ajudar a construir uma GERAÇÃO CÁRIE ZERO e manter um sorriso bonito e saudável.

O papel do odontopediatra é :

– Educar

– Tratar

– Prevenir

– Motivar

-Integrar junto com os pais e com os outros profissionais da área da saúde e educação sempre buscando a saúde integral da criança.

Gostaria de terminar com esta frase de minha querida amiga, professora e autora de alguns livros que me ajudam a ser melhor a cada dia :

“ A criança é um ser que Deus nos deu o dom de tratar, de cuidar e acima de tudo AMAR.”(Lucia Coutinho)

Referências Bibliográficas:

–  Grupo Odontopediatria Brasil

– Odontopediatria na 1ª Infância – Maria Salete Pires Correa

– Odontopediatria – A Transdisciplinariedade na Saúde Integral da Criança- Luica Coutinho

– Manual de Referência para Procedimentos Clínicos em Odontopediatria

Breve Biografia e manifesto da marca Dra. Laudiane Freire
Formada em Odontologia com especialização em Odontopediatria e capacitação no uso da Sedação consciente com Óxido Nitroso.
“Diálogo aberto, transparência e contato direto fazem parte da minha essência. A confiança é a base da nossa relação, e meu objetivo maior é cuidar da saúde bucal de quem você mais ama.
São anos de experiência, conhecimento e dedicação, cultivando o desenvolvimento de crianças e adultos saudáveis, sem medo de sorrir e ajudar a construir uma geração que é capaz de transformar o mundo .”
Rua Tocantins, 2320 Sala 601
Fone: 46 3225-3424

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.