Categorias:

Da Série: Pioneiras/Empreendedoras/Mãezonas!

A história de hoje é linda! Fala da vida de uma pioneira de nossa cidade e, que foi através das suas mãos e das do seu marido, que começaram uma das maiores empresas que Pato Branco tem atualmente. Eu conheço a “Dona Ira” há mais de 20 anos e confesso que quando olho para ela hoje em dia parece que esses 20 e tantos anos não se passaram para ela porque ela sempre mantém uma juventude no seu olhar, talvez seja porque seu maior combustível é a alegria e o amor.

Iraci Bertol Cantu nasceu em Cruz Alta no Rio Grande do Sul em 28/12/1942, filha de Santo e Cesira Bertol vem de uma grande família de 12 irmãos. Em 1948 sua família se mudou para Pato Branco porque seu pai tinha uma serraria onde hoje é a sua casa. Ela lembra que a rua Paraná naquela época era como se fosse o interior da cidade e que muitas vezes a mãe mandava ela lá praça da vila fazer alguma compra.

No dia do seu casamento com Udir Cantu, o Baru.

E em 1959 ela se casou com Udir Cantu (Baru) o grande amor da sua vida. Ela me contou que naquele tempo uma mulher era educada somente para casar e cuidar de uma casa, mas Dona Ira foi além e ajudou o marido no comércio também. Foi casada durante 34 anos antes de ficar viúva. Dona Ira tem 4 filhos: Robson, Jeferson, Gisele e Peterson, tem 9 netos e 6 bisnetos.

Dona Ira com parte da família no último Natal.

Em 1970 ela e o marido Udir começaram o que atualmente é o Grupo Cantu, na época a empresa funcionava na Rua Paraná onde moravam. Ela conta que começaram com uma camionete bem simples e ela ajudava o marido em tudo. Muitas vezes colocava os 4 filhos na camionete junto com o marido e iam por toda a região fazendo entregas. “Eu colocava meus filhos pequenos, levava uma comidinha para eles e seguíamos viagem por cidadezinhas, estradas de chão, mas éramos tão felizes! E graças a Deus nunca nos aconteceu nada, nem um pneu nunca furou! Se fosse para voltar atrás eu faria igual, tudo de novo! E até como mesmo marido eu casaria (risos).”

A Dona Ira me contou que nesse tempo as vendas começaram a crescer e havia um radialista da época, o João Gualberto que anunciava na rádio: “Está chegando o Baru, o Rei da Verdura!” E esse apelido pegou! E aí vinha gente de muitos bairros e várias cidades comprar as verduras que eram vendidas na frente da casa da família Cantu. “O Baru era apaixonado por Pato Branco e passou isso para os filhos que também amam essa cidade. Um dia ele falou que o sonho da vida dele era ter a família sempre unida e trabalhando junto na empresa.”

Sempre feliz!

Hoje, o Grupo Cantu é uma das empresas mais importantes do Paraná e atua em vários estados brasileiros, contou com o empreendedorismo e ousadia dos filhos, mas nada disso seria possível sem o amor e dedicação do casal que iniciou tudo na década de 70. E a Dona Ira teve uma participação muito importante dentro da empresa e também para a comunidade de Pato Branco, pois foi através do olhar caridoso dela que a empresa começou a ajudar famílias carentes, eventos e instituições beneficentes. Há muito tempo ela começou a olhar para o bairro mais carente da cidade, o São João, e a comunidade num gesto de agradecimento deu o nome de Udir Cantu para a escola municipal do bairro.

E o trabalho voluntário dela continua até os dias de hoje, além de ser madrinha da Casa de Apoio Gama ela também faz parte de um projeto da Policlínica Pato Branco que auxilia mães carentes e as ensina como cuidar do bebê, porque geralmente são mães de primeira viagem e que não tem uma estrutura familiar.

Madrinha da Casa de Apoio Gama. Foto Bia Toledo.

“Eu só tenho a agradecer pela mãe que eu tenho. Eu fui muito feliz pelo meu pai e pela minha mãe. Se algum dia ela vê que a gente está triste ela vem dando gargalhadas, sorrindo e ela muda o astral da gente. Ela é uma pessoa que altamente positiva e isso ela ensinou para nós. Ela é uma guerreira!”, declara o filho Robson.

Em um dos seus lugares preferidos: O Alagado de São Jorge!

Ela é uma mulher à frente do seu tempo, é ativa, inteligente, motivadora… Conversar com ela é a certeza de horas muito agradáveis. Ela ama viajar e já conheceu muitos lugares do Brasil e do mundo. Tem muitas amigas e a diversão favorita dela é jogar baralho e passar horas ao lado das pessoas que ama. Ah e ela também ama o Alagado do Iguaçu, onde tem uma casa de veraneio e sempre que pode foge pra lá. Dona Ira é do tipo mãezona que gosta da casa cheia, com a família reunida. Ela se sente realizada por tudo que fez na vida, pelo trabalho, pela família, pelas amizades. “Eu amei e fui amada”!

Com a bisneta Pietra.

Tentar resumir uma história de vida tão rica em experiências, em causos, em dedicação, em trabalho não é nada fácil, mas a intenção era poder agradecer e homenagear de alguma maneira o que ela fez e faz por Pato Branco e pelas pessoas que mais precisam de um olhar cheio de amor. Obrigada Dona Ira!

Dona Ira ama a vida e aproveita intensamente! Na Fogueira em São João em junho desse ano.

 

 

3 comentários em “Da Série: Pioneiras/Empreendedoras/Mãezonas!

  1. Ela é maravilhosa . Dona Iraci é show … parabéns… linda história … querida amiga … sempre muito bom estar com ela !!! Amiga querida da minha mãe !!! Sucesso para você Lu , excelente ideia ❤️

  2. Não tive a oportunidade de conhecer dona Irci, pois a pouco tempo passado recebi uma solicitação de amizade nesta mídia (Facebook,) de dona Irci. Ao ler esse documentário fiquei impressionada e ao mesmo tempo me fez fazer uma reflexão, precisamos de mais “Iracis”, mulheres guerreiras, motivadoras… Pois muitas famílias brasileiras se tivessem uma “Iraci” provavelmente estariam estáveis. Por Eliane Faoro Bertol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.