Categorias:

Capim dos Pampas: Decoração Sustentável!

Assim com na moda, onde vemos tendências irem e voltarem, quando falamos sobre decoração isso não é diferente. Vemos muitas coisas que fizeram sucesso em outras décadas voltarem a decorar nossas casas, personalizando e dando estilo ao nosso lar. E agora, depois desse último ano atípico, muitas coisas precisaram se reinventar. E na matéria de hoje iremos falar um pouco sobre um dos setores que tiveram que recriar para minimizar as perdas e prejuízos: o setor de produção e venda de flores naturais.

Estamos vendo as flores naturais se transformarem em flores desidratadas, virando tendência. Isso ajuda o setor voltar a comercializar seus produtos e em contrapartida também é uma opção de decorar nossa casa de uma forma mais econômica e sustentável, pois essas plantas duram muito mais tempo.

E uma das plantas que vem aparecendo muito desde o ano passado é o “Capim dos Pampas”. A planta vem diretamente da moda dos anos 70 para aparecer em muitas opções de decoração. O Capim dos Pampas é uma planta nativa do Brasil, como o próprio nome já diz, ela vem dos pampas do sul. O capim dos pampas acompanha uma onda de valorização das plantas secas, que, embora não deixem a naturalidade de lado, exigem menos cuidados por parte de seus donos. Essa semana estive na Artenata Decor para conhecer melhor essa planta e conversei com o proprietário, Rodinaldo Dums, mais conhecido como Preto, que me explicou mais sobre suas características.

“A manutenção é bem simples e qualquer um pode realizá-la. É o item de decoração perfeito para quem não tem tempo de cuidar de plantas vivas, mas que busca uma decoração mais naturalista”, explica. Um dos truques para manter ele sempre bem bonito é super fácil e prático. Sabe o spray de cabelo, o famoso laquê? Pois é, basta passar o spray numa distância de 30cm a cada 30 dias que ele estará sempre lindo. O capim dos pampas tem uma variação de cor que vai da tonalidade quase branca ao caramelo. Os mais plumosos tem os tons mais claros, já os mais finos tem um tom amarelo queimado.

E onde podemos usar essa planta como decoração? Nada de se limitar apenas na sala de jantar! Devido as suas cores neutras e aspecto delicado ele pode cair bem em diversos ambientes. Vou deixar aqui algumas sugestões do Pinterest de ambientes onde eles ficarão lindos.

1 – Quarto do Bebê

Deixa o ambiente aconchegante, podemos usá-lo em cômodos como mesinha de apoio. O capim dos pampas dá volume sem pesar.

2 – A lado do Sofá

Ele pode dar um toque neutro em uma sala mais colorida, assim como pode complementar uma sala monocromática com tons neutros. A textura do capim também traz sensação de aconchego e é uma ótima opção para aquecer os espaços agora no inverno.

3 – Na Sala de Jantar

Para mesa de jantar, o ideal é utilizar arranjos mais baixo para não atrapalhar a visão dos convidados. Mas, também pode ser utilizado com arranjos mais altos para preencher espaços entre as cadeiras.

4 – Na cozinha

A cozinha também pode receber um belo arranjo dessa planta linda, um vaso que combine com as cores da sua cozinha e a escolha de um canto especial para receber essa inusitada decoração.

5 – No quarto

Ele pode ser utilizado em um vaso diretamente do chão, do lado de uma cômoda ou espelho ou para preencher um cantinho sem graça. Em vasos menores ele também poder ser nossa companhia nas mesas de cabeceira, com diferentes alturas, texturas e cores ele dá um toque aconchegante para nosso quarto.

6 – Em decoração de casamentos

Antes da pandemia já estávamos vendo em muita decoração de casamento a presença do Capim dos Pampas, e quando tudo voltar ao normal, que tal uma decoração assim?

A Artenata Decor tem várias opções de Capim do Pampas para você conhecer de perto e deixar sua casa linda, moderna e com um toque especial da natureza:

Instagram: http://www.instagram.com/artenata.decor

Rua Tocantins, 2399

Pato Branco – PR

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.